Insights do Mercado

O bem-estar no setor de eventos e conferências. Os exemplos americanos servem para o Brasil?

O que era tendência já se tornou prática nos eventos corporativos e feiras americanas. Veja as mais recentes ativações com foco no bem estar direcionadas aos participantes de convenções

Os Estados Unidos detém a impressionante cifra de $ 480 bilhões de um mercado global de bem-estar avaliado em U$ 1,8 trilhão. É um dado promissor, especialmente porque se projeta, ainda, um crescimento anual entre 5% e 10%.

Estes números, revelados pela pesquisa da McKinsey mostram uma mudança nas prioridades dos consumidores. Isso porque no país com uma esmagadora maioria de 82%, impulsionada principalmente pelos millennials e pela Geração Z, o bem-estar ascende como uma prioridade diária.

O conceito e ideias para ações das marcas em eventos corporativos seguem literalmente os reflexos do cotidiano das pessoas procurando oferecer experiências agradáveis em busca da fidelização. Por isso fui pesquisar para entender o que está sendo feito nos EUA e que logo devem ser executados aqui no Brasil.

Uma delas é a do Carillon Miami Wellness Resort.

Após a pandemia, houve um aumento das tecnologias que promovem o “não contato”.

Assim, o resort emerge como um exemplo destacado. Incorporando, então, vibração, luz, som e aroma em seus serviços à beira-mar e experiências de férias, o resort abraça a tecnologia para proporcionar uma vivência de bem-estar imersiva.

De acordo com Tammy Pahel, VP de operações de spa e bem-estar do empreendimento: “A introdução de cinco a sete tecnologias de bem-estar sem contato em exposições tem se mostrado uma adição refrescante para os participantes, proporcionando um momento de descanso em meio aos dias frequentemente agitados de conferência”.

Isso “bate” com o ensaio “Uma breve reflexão sobre experiência” que produzi para o Anuário Brasileiro de Live Marketing 23/24 reproduzido também em um post na live marketing magazine onde destaquei que a oportunidade de sermos tocados por algo
exige um ato de interrupção, o que é quase impossível nos dias de hoje.

Viver uma experiência requer observar mais atentamente, olhar e ouvir com mais calma, suspender o julgamento, a opinião e a vontade. Implica em cultivar a atenção e a delicadeza, ter paciência e se conceder tempo e espaço. É isso que os caras do Carrilon Resort estão fazendo! Descomprimindo as pessoas para assimilarem as experiências oferecidas lá dentro do evento ao qual vieram participar!

A música para o bem-estar

A música enquanto estratégia também não fica de fora. Trata-se, assim, de um recurso reconhecido como um poderoso aliado para o equilíbrio mente-corpo.

Em outra matéria sobre o assunto publicada na California, li uma fala de Gina Vensel, co- fundadora da agência boutique Plant Media Project onde ela dizia: “A integração da meditação musical em eventos permite que os convidados relaxem da energia muitas vezes superestimulante que ocorre em conferências e exposições. Incluir um espaço para terapia sonora na exposição oferece uma fuga das grandes multidões, permitindo que os convidados relaxem e recarreguem, demonstrando também o poder da terapia sonora em um ambiente intencional.”

Vensel enfatizou na matéria o papel da música na cura e relaxamento que vão além das terapias sonoras tradicionais. Ela já está usando a fusão de paisagens sonoras baseadas em IA, elevando as terapias sonoras a patamares ainda mais elevados.

A coleta de dados

As empresas estão cada vez mais investindo em tecnologias que proporcionam métricas reais sobre o bem-estar dos participantes e e a coleta de dados emerge como uma peça chave nesse quebra-cabeça de bem-estar.

Em um post em seu LinkedIn, Jewel Zimmer, treinadora certificada de saúde cerebral e co-fundadora da Juna defende o desenvolvimento de mais testes e personalização, desde exames cerebrais até exames corporais e monitoramento de níveis de sono, padrões de sono e níveis de glicose.

O bem-estar dos participantes de um evento

É claro que, para uma convenção, é necessário que todos os participantes, especialmente os que irão compartilhar algo com um público, precisam estar bem.

Assim, a atenção ao bem-estar dos palestrantes torna-se um ponto crucial. Dessa forma, as estratégias vão desde transporte de luxo até serviços inovadores de bem-estar. A integração desses mecanismos visam uma elevação do desempenho do palestrante.

Atento a isso, Lou Rod, CEO e fundador da agência de talentos e experiências go MLR observa que profissionais de eventos em diversas indústrias estão percebendo a importância do bem-estar abrangente do palestrante: “Sejam conferências corporativas, reuniões globais de vendas ou festivais, a demanda por palestrantes e líderes de pensamento que não apenas entreguem conteúdo cativante, mas também irradiem confiança e autenticidade, está em ascensão”, compartilha Rod.

“Nossa estratégia de intensificar todos os sentidos garante que os palestrantes estejam preparados para o sucesso em qualquer cenário de evento”, explica Rod. É sobre criar uma experiência que vá além do palco.”

A agência de talentos e experiências go MLR está trabalhando arduamente para garantir o bem-estar do palestrante de conferências antes de uma grande palestra ou painel.

A equipe de Rod vai além de oferecer apenas cabelo e maquiagem profissionais. Ele colabora, assim, com provedores inovadores de serviços de bem-estar. Neste mesmo post eu li que a BreathNote, por exemplo, fornece respiração sincronizada com música como componente de relaxamento. O objetivo é a redução do estresse do participante antes de uma grande plateia ou um painel de discussão.

A alimentação em centros de convenção

A culminação desse compromisso com o bem-estar se reflete até na alimentação oferecida em centros de convenções.

O site BizBash destaca em sua matéria que o Miami Beach Convention Center, através do projeto Herb & Garden, lidera o caminho ao proporcionar refeições limpas e saudáveis.

O impacto dessas práticas vai além do presente, influenciando a cena de eventos em Miami e, potencialmente, em todo o país. O chef executivo Ismael LaSalle destaca a filosofia do “Ciclo da Vida” e explica o processo:

“Minha paixão está em proporcionar aos nossos convidados não apenas refeições, mas uma experiência de jantar holística centrada na saúde e no bem-estar. Nesta temporada, nosso projeto Herb & Garden é a pedra angular dessa filosofia, incorporando nossa abordagem ‘Ciclo da Vida’ — desde a compostagem de sobras de alimentos de eventos em larga escala até alimentar o jardim com o composto, e depois fornecer produtos frescos, orgânicos e saudáveis que nossos convidados podem desfrutar”, explica o chef.

O jardim, plantado há quase um ano, agora está florescendo com uma abundância de produtos. Assim, é algo que eleva os pratos internos do MBCC a um novo patamar de alimentação saudável.

“Focamos no processo de crescimento natural, garantindo que cada erva e vegetal seja nutrido ao máximo de seu potencial. Isso significa que nossos clientes desfrutam de refeições que não são apenas deliciosas, mas repletas de nutrientes e da bondade da natureza”, diz ele.

“Cada prato que servimos é um testemunho de nosso compromisso com a saúde e o bem-estar, oferecendo aos nossos convidados uma experiência genuína de da horta para a mesa que é tão benéfica para o corpo quanto para o paladar”, conclui.

Em última análise, a jornada pelo bem-estar nos eventos e conferências nos Estados Unidos não é apenas uma evolução momentânea; é um compromisso duradouro com a saúde, a autenticidade e a experiência completa do participante.