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Pulso revela tendências dos consumidores brasileiros para o Dia das Mães

Nesta nova edição, a pesquisa destaca que a data está cada vez mais diferente, com novos hábitos como o churrasco ganhando preferência no domingo, mas com tradições como a lasanha da mamãe seguindo fortes.

A Score Retail, empresa de data retail da B&Partners, em colaboração com a Hibou, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, e com o Promoview, medindo as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, entrevistou 1.123 pessoas durante o mês de março de 2023, para a edição do Pulso de Dia das Mães.

Em sua sétima edição sobre o Dia das Mães, o Pulso começa destacando que, apesar de ser senso comum que “mãe é tudo igual”, o dia delas está cada vez mais diferente.

Os entrevistados desta edição foram perguntados sobre questões como renda familiar, lugar preferido para ir na data, o sentido desse dia, o que não pode faltar, entre outras.

Entre os 1.123 entrevistados, 69% eram mulheres e 31% eram homens. Essa quantidade total de entrevistados se distribuiu entre as seguintes faixas etárias: 6% com até 25 anos, 22% de 26 a 35 anos, 30% de 36 a 45 anos, 26% com 46 a 55 e 16% com 56 anos ou mais.

Já em relação à renda familiar, 2% dos entrevistados eram da classe A++, 4% da A+, 16% da B1, 23% da B2, 21% da C1, 11% da C2 e 18% não souberam ou não quiseram informar.

Neste Dia das Mães 2023, 33% afirmaram que vão para a casa da mãe ou da sogra; 18% vão ficar em casa, sem receber visitas; 11% vão receber a família em casa; 6% vão para a casa de outros parentes comemorar em família; 5% vão a um restaurante com a família; 20% ainda não decidiram; e 6% não pretendem comemorar a data.

Em relação ao sentido do Dia das Mães, 38% disseram que o Dia das Mães é mais uma data para reconhecer o valor das mães e agradecer; 23% responderam que é um dia para encontrar e almoçar com a família; 22% responderam que é apenas mais uma data comercial; e 13% disseram que é uma saudade imensa.

Com a família toda reunida, para 54% dos entrevistados o que não pode faltar na data é o almoço em família em casa. Por outro lado, 30% disseram que não pode faltar união; 29% destacaram o respeito e os mesmos 29% a saúde; para 24% não pode faltar harmonia; 19% preferem comidas especiais diferentes do dia-a-dia; 14% destacam as histórias de família; 13% os presentes; 8% o almoço em família em restaurante; 5% música; e para 9% não se aplica ou não comemora a ocasião. 

Sobre-a lista de presentes para o Dia das Mães, as donas do dia são grande destaque, no topo da lista de presentes para 66% dos entrevistados. Enquanto isso, para 19% a sogra está na preferência da lista; 14% vão presentear a si próprios; 10% os avós; 8% a irmã; 7% a tia; 4% vão presentear a filha que já é mãe; 4% presentearão a cunhada; 3% a madrinha; 2% outros parentes; e 19% ninguém, pois não compram presentes no Dia das Mães. 

A comida que não pode faltar no Dia das Mães, tem uma disputa acirrada de preferência entre o churrasco, com 26%, e a tradicional lasanha da mamãe, com 25%. 11% responderam que não pode faltar massa; 8% lembraram da carne; e para 4% não importa a comida.

A pesquisa foi realizada por abordagem digital com 1.123 respostas, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília, Recife, Manaus. 

O Pulso foi realizado no mês de março de 2023 e o resultado traz 2,9% de margem de erro.

Fotos: Divulgação/Depositphotos