Fãs de todo o Brasil foram surpreendidos na quarta-feira (15) pela manhã, quando Ivete Sangalo anunciou o cancelamento de shows em mais de 30 cidades do país. A turnê “A Festa” celebraria os 30 anos de carreira da cantora, e teria o primeiro show no dia 1 de junho, em Manaus.
Em seguida, outra surpresa. Foi a vez da cantora Ludmilla anunciar o cancelamento da turnê “Ludmilla In The House”, com 19 datas marcadas. O primeiro show seria logo na semana que vem, dia 25 de maio, no Rio de Janeiro.
Os anúncios chamaram a atenção do público e da mídia, uma vez que a Produtora 30e era responsável pelas duas turnês. O impacto desses cancelamentos afeta mais de 3 milhões de pessoas.
Em nota, Ivete Sangalo diz que a decisão, embora dolorosa, “revelou-se necessária a partir da constatação de que a produtora responsável não conseguiria garantir as condições necessárias para que as apresentações da artista acontecessem com a excelência e segurança”.
Analogamente, Ludmilla escreveu, nas redes sociais, que a decisão “foi tomada mediante o não cumprimento por parte da produtora responsável pela turnê das condições previstas no pré-contrato para a viabilidade dos shows planejados”.
Em contrapartida da decepção dos fãs, Ivete Sangalo sobe ao palco do Rock in Rio 2024, em setembro, e do Folianópolis, em novembro. Ludmilla também fará parte dos 40 anos do Rock in Rio, cantando no Dia Brasil.
Patrocinadores envolvidos
Com o cancelamento de mais de 50 shows em um único dia, muitos patrocinadores se ferem também. A principal marca envolvida na turnê da Ivete Sangalo era o PicPay, que tinha espaços próprios dentro dos eventos, além de ter oferecido 50% de desconto na compra do ingresso aos clientes. Os patrocinadores oficiais eram Engov, Hellmann’s e 99. Além disso, a cerveja oficial era a Itaipava, da qual a cantora é embaixadora.
Produtora nega irregularidades
A Produtora 3e lamentou, em nota, a decisão das cantoras, que alegou ser unilateral, e diz jamais avaliou cancelar as duas turnês. “Em relação à turnê “Festa”, por questões de demanda, a empresa propôs à artista e sua equipe uma readequação da estrutura e produção e foi surpreendida com o comunicado publicado”, diz a nota. A respeito da turnê da Ludmilla, a nota diz que “não houve nenhuma negociação anterior à decisão exclusiva da artista”.
Na sequência, a produtora se compromete de trazer informações sobre reembolso dos ingressos assim que possível. Por fim, afirma sua “integral capacidade para cumprir seus compromissos com seus clientes, parceiros e patrocinadores”, garantindo que outros shows acontecerão normalmente.