Na Escuta

“É muito legal ouvir o participante dizer ‘eu fiz o S do Senna’”, diz co-founder do Festival Interlagos

Edu Bernasconi e Tiago Lara, CEO da Agência Itzon, revelam experiências e bastidores do Festival em novo episódio do podcast

O maior evento de experiência motor do mundo chega ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em junho. Com duas edições — a de moto, que acontece em junho, e a de carros, que será em agosto — o Festival Interlagos conta com 13 montadoras. Além das marcas já confirmadas, como Toyota, Volvo, Jeep e Fiat, o Festival terá mais de 40 expositores do setor.

Eduardo Bernasconi, sócio e co-founder, e Tiago Lara, CEO da Agência Itzon, co-realizadora do Festival, trazem os detalhes da mega operação em novo episódio do Na Escuta. “Esse é um evento que acontece no templo do automobilismo brasileiro. É muito legal ver as pessoas descerem do carro e falarem ‘nossa, eu fiz o S do Senna’. Não interessa se a pessoa está num carro popular ou num carro esportivo, a experiência de dirigir no Autódromo de Interlagos é única”, diz Eduardo Bernasconi

“O processo de seleção de um veículo hoje não acontece necessariamente com a visitação física à concessionária. No entanto, essas visitas acontecem no ambiente digital. O consumidor chega ao ponto de venda praticamente decidido sobre o que quer comprar. Então as montadoras tem um desafio e o Festival auxilia nesse contato com os consumidores”, complementa Tiago Lara.

Episódio do podcast Na Escuta sobre o Festival Interlagos

Em conversa conduzida por Cindy Feijó, COO do Promoview, a dupla revelou novidades em primeira mão. Uma dessas novidades é que, no próximo ano, o Festival Interlagos se tornará internacional. O evento chega ao Autódromo do Estoril, em Portugal, local da primeira vitória do Ayrton Senna, com toda a organização das edições brasileiras. Para o futuro, os sócios também planejam montar o Festival no formato itinerante.

A experiência é a melhor estratégica

Para os entrevistados, o processo de anúncio e de compra dos veículos mudou muito a partir da disrupção digital. “Como você explica o funcionamento de um sistema híbrido de veículo em uma página dupla de revista?”, questiona Tiago Lara. Novas tecnologias como vídeos 360º, reviews na internet e testes com realidade aumentada trouxeram mais informações aos consumidores.

Tiago Lara fala sobre o Festival Interlagos no podcast Na Escuta
Tiago Lara, CEO da Agência Itzon, já foi Gestor de Marketing em empresas como Volkswagen, Audi e Kia.

“Se antes as pessoas dependiam dos funcionários da concessionária, hoje o consumidor chega na loja de igual para igual com o vendedor”, diz o CEO da Agência Itzon. “Às vezes sabe até mais que o vendedor”, brinca Eduardo Bernasconi.

Mesmo com os avanços, o ambiente digital ainda tem limitações enquanto estratégia de divulgação dos produtos e serviços automobilísticos. “Em um filme de 30 segundos, por exemplo, não dá nem para começar a explicar o funcionamento de um multimídia como um HUB de controle tecnológico”, diz Tiago Lara.

Dessa forma, a experiência de entrar e testar o carro ainda é uma fase importante da decisão de compra do veículo. Para contornar essa situação, as marcas oferecem eventos proprietários de experimentação. Mas o Festival Interlagos é diferente, pois dá ao consumidor o poder de comparação.

“Se você está com dúvida entre três SUVs ou três picapes, você experimenta todos em um só lugar. Consegue finalizar a compra e sair de lá de carro novo com condições especiais. Além disso, você pode dirigir off-road, asfalto, pistas de experiências”, explica o sócio e co-fundador do Festival.

Business, educação e entretenimento

Como uma grande reunião de agentes do mercado — marcas, montadores e clientes — o Festival Interlagos também se propõe a ser um espaço de debate. “Nós estamos conversando com algumas universidades para trazer os estudantes ao evento. Vamos falar sobre cidades inteligentes e sobre mobilidade”, conta Tiago Lara.

“Nós temos, na edição de motos e de carros, veículos elétricos como carrinhos de golfe, patinete e bicicletas. Tem áreas específicas do Festival para testar esse tipo de mobilidade para as pessoas poderem conhecer”, complementa Eduardo Bernasconi.

Eduardo Bernasconi - Sócio e Co-founder do Festival Interlagos

Nas noites de festival, quando as pistas não podem mais ser utilizadas, a festa continua com ativações noturnas e atrações musicais. Os entrevistados anteciparam a atração do sábado da edição de carros: a churrascada do Fernando & Sorocaba.

Das 14h às 18h, os visitantes podem se deliciar com vários tipos de carne. E a partir das 18h começa o show, que não é um show convencional. Eles são embaixadores da Ford, então eles entram no palco de Ranger, de picape ou de F 150. “Serão vários shows, teremos brinquedos de parque de diversão também, a ideia é passar o dia lá com a família inteira, complementa o co-fundador.

Logística do Festival Interlagos

Este ano, para a 6ª edição de moto, a expectativa de público é de 120 mil pessoas e acontece entre os dias 05 a 09 de junho. A edição de carros é um projeto mais recente e, em sua 3ª edição, deve atrair um público superior a 100 mil pessoas nos dias 08 e 11 de agosto.

Mapa do Festival de Interlagos, no Autódromo de Interlagos

Garantir o funcionamento de um evento desta proporção não é fácil. Na pista principal, por exemplo, há uma limitação de quantos carros podem circular ao mesmo tempo de forma segura. Por isso, há um ingresso específico para essa modalidade, com o qual as pessoas conseguem, pelo site, agendar previamente os veículos e horários dos testes.

Outros tipos de agendamento, como dos espaços proprietários, ficam a cargo de cada marca. Nas outras pistas, da mesma forma que as ativações, o funcionamento é por filas. Os entrevistados antecipam que carros icônicos e modelos novos são mais concorridos.

Outra novidade deste ano na parte logística é a sustentabilidade. Os organizadores estão oferecendo às marcas participantes estruturas metálicas padrões para os estandes, que podem ser personalizados livremente, de forma a evitar desperdícios. Essas estruturas serão desmontadas ao final do evento e guardadas para as edições do ano que vem. Isso evita que cada expositor leve uma estrutura imensa para poucos dias de evento e, consequentemente, o descarte desses materiais. 

Sobre os entrevistados

Com quase 30 anos de experiência, Eduardo Bernasconi é uma personalidade conhecida no meio do automobilismo, passando por grandes empresas até fundar a sua própria, a FULLPOWER, uma das revistas mais relevantes do segmento. Atualmente, é Sócio e Co-founder do Festival Interlagos, maior evento de experiência motor do mundo.

Tiago Lara - CEO da Agência Itzon, que é Co-realizadora do Festival Interlagos

Tiago Lara é CEO da Agência Itzon, co-realizadora do Festival. Graduado em Comunicação Social, possui MBA em Marketing pela ESPM, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Mestrado em Tecnologia da Informação pela FGV e Doutorando em TI pelo Mackenzie. Com mais de 20 anos de experiência na área, passou por grandes agências como Africa, Neogama, Havas e AlmapBBDO. Em 2012, passou a atuar como Gestor de Marketing em empresas como Volkswagen, Audi e Kia. É professor na Universidade Mackenzie e no IBMEC.