Novo ranking traz as 10 marcas que mais engajaram no Brasil nos primeiros quatro meses de 2024. Entre elas, destacam-se o Burger King® e o Duolingo, única marca de educação a integrar o top 10. Ambas adotam um tom irônico em suas campanhas de Marketing e apostaram em ações ousadas. De acordo com a plataforma de performance e repercussão Zeeng, o BK® somou em média 27 mil engajamentos por publicação, enquanto Duolingo fechou o quadrimestre com 23 mil.
A plataforma de streaming Netflix lidera o ranking com 204 mil engajamentos por publicação. Red Bull (6º) emplaca 54 mil, Adidas (7º) tem 34 mil e Puma 26 mil. As demais posições são ocupadas pelo podcast Podpah, pelo Big Brother Brasil, pelo Flow Podcast e pelo Rock in Rio.
Com o fim de se aproximar dos consumidores finais, as marcas têm apostado numa comunicação “gente como a gente”. Dessa forma, elas se mantêm em conversas e aproveitam para surfar no hype de trends, gerando resultados de engajamento.
Para além da tela, muitas dessas marcas fazem ações de live marketing que geram repercussão orgânica para as redes sociais. Red Bull, por exemplo, ativou nos três dias do Lollapalooza Brasil 2024, em março. A Netflix, por sua vez, fez ações como a “Stranger Things: The Experience”, em São Paulo. Além disso, promove ativações para divulgar lançamentos de filmes e séries, no Brasil e por todo o mundo.
Burger King®: calvície drive-thru e parcerias
De janeiro à abril, o Burger King® anunciou campanhas e ações icônicas como Calvo Drive-thru. A ação polêmica distribuiu 500 mil Whoppers para calvos de todo o país e gerou mais de 47 mil menções. Outra ação de destaque foi a parceria com Carmed. O gloss hidratante com aroma de grelhado no fogo resultou em mais de 27% de aumento em vendas em três dias.
“Buscamos sempre falar a língua do nosso público-alvo, que é disruptivo e ousado. Desde que assumimos esse lugar, conseguimos atingir em cheio o nosso alvo, por isso, seguimos esse padrão em todas as nossas comunicações, campanhas e ações. Isso reforça o nosso posicionamento e contribui para a construção da consistência da marca”, explica Mayra Dietzold, diretora de marketing do Burger King®.
Duolingo e a coruja carismática
Falando em ações polêmicas, o Duo — coruja mascote do Duolingo — é uma figura. Ora bonzinho e hora apelando para medidas mais extremas para convencer os alunos a estudar, o Duo cativou milhares fãs. Chegou ao ponto em que pessoas que nem usam o aplicativo de ensino de idiomas seguem as redes sociais do Duolingo — tudo pelos memes.
Ao participar ativamente de conversas e interagir com seus seguidores, a marca tem como retorno o engajamento do público. O Duolingo desenvolve uma conexão autêntica com os usuários não apenas monitorando o que os alunos falam, mas criando espaços para diálogos reais e divertidos.
Além disso, o Duo é por ir atrás dos alunos em todos os lugares e momentos inusitados para motivá-los a fazerem as lições no app de maneira divertida. Com campanha #VerãoCombinaComLição, por exemplo, o Duo foi ao Rio de Janeiro e invadiu um dos principais destinos de férias dos brasileiros com o fim de não ser esquecido. Além disso, o mascote também participou do Carnaval de rua de São Paulo, interagindo com os alunos em alguns bloquinhos da cidade com fantasias icônicas, como a de copo Duonley.
“O humor está no DNA dos brasileiros e também na essência da marca Duolingo, nos ajudando muito a criar uma conexão autêntica, mas sempre com o intuito de trazer mais alunos para o app. Além disso, posicionamos a corujinha mais amada do Brasil em lugares estratégicos e se integrando à cultura local para não passar despercebida, para motivar e ajudar ainda mais os brasileiros a continuarem se empenhando e não perderem o ritmo de estudos”, completa Analigia Martins, Diretora de Marketing do Duolingo no Brasil.