Eventos

Curitiba lança Campeonato de Coquetelaria Criativa com cachaça

O evento é organizado pelo Templo da Cachaça, ponto turístico de Curitiba inaugurado em março deste ano.


Já pensou na árdua missão de escolher às cegas um entre 20 rótulos de cachaça para ser o ingrediente principal do seu drink? É o desafio que um grupo de 20 bartenders irá enfrentar  em 09 de outubro no 1º Campeonato Paranaense de Coquetelaria Criativa com Cachaça.

O evento ocorre em Curitiba e é organizado pelo Templo da Cachaça, ponto turístico de Curitiba inaugurado em março deste ano. Em meio ao seu acervo com mais de 8 mil rótulos, o local receberá competidores de todo o estado para o campeonato.

Serão três etapas, sendo que a primeira envolve escolher apenas pelo olfato e por uma breve degustação (sem identificar visualmente o rótulo) com qual cachaça querem construir seu coquetel. Entre as opções estão versões artesanais, brancas, envelhecidas ou armazenadas em barris de madeira. Na sequência, os participantes serão direcionados a uma pequena mercearia montada no ambiente contendo frutas, sucos, bitters, vermutes, xaropes, entre outros. E, por fim, a última etapa é a apresentação final com os avaliadores. Serão duas horas para experimentar as cachaças disponíveis, pensar no coquetel a ser produzido, fazer testes e apresentar o resultado.

É-quase um Master Chef das cachaças que vai certamente mexer com nossos paladares. A ideia é ousar, inovar, mas também dar liberdade aos competidores para que escolham os produtos que quiserem. Queremos valorizar o paladar e o bom gosto. Um plano diferenciado pra movimentar Curitiba e o mercado de coquetelaria”, explica o proprietário da Rede Cachaçaria Regui Brasil, Orlando Régis, que adiantou que, pelos mesmos motivos, também não irá inserir suas próprias produções de cachaça no concurso.

O corpo de jurados composto por dez especialistas é que vai determinar os três primeiros classificados que serão premiados com o total de dois mil reais. Ao final da competição as cachaças escolhidas serão reveladas aos próprios competidores e ao público espectador, assim como todos os 20 rótulos disponibilizados para a prova. A surpresa também será para os patrocinadores: O competidor que vencer receberá o prêmio em dinheiro da própria marca que ganhou junto com ele. Ou seja: somente as três marcas que vencerem vão arcar com a premiação do campeonato.

Toda a ambientação do Templo (da Cachaça) foi preparada para essa competição. É algo que queremos há muito tempo e estamos tratando com carinho para que o público participante se sinta acolhido, conheça mais desse universo e o quanto a cachaça é versátil na mão de tantos profissionais bartenders reunidos”, finaliza Regis.

Foto: Divulgação