Experiência de Marca

O vídeo mapping

Hoje, à frente das operações da Vagalumen Lab, Tadeu Garcia vem criando conteúdo para vídeo mapping há quase dez anos e destaca algumas percepções.

A partir de hoje contarei periodicamente aqui no Promoview as minhas percepções sobre o mercado e técnicas de video mapping, atividade na qual estou envovlvido há mais de dez anos, sendo que nos últimos anos a frente da Vagalumen Lab.

Depois de atender a clientes como Google, Natura, Facebook, Volkswagen, dentre outros, com grandes oportunidades de inovar por meio da técnica do vídeo mapping, o que fica claro é que a técnica não envelhece. Ela em si, é um universo de possibilidades com diferentes aplicações, onde sempre, a cada entrega, um efeito e impacto diferentes são gerados.

Não importa a escala. Desde um produto que seguramos nas mãos, até um edifício de 20 andares, mapear a superfície de um objeto inanimado, e dar vida em volumetria, cores e texturas, sempre impressiona.

O vídeo mapping já evoluiu muito ao longo dos anos, tanto no quesito conteúdo, quanto de equipamentos – e somente se tornou acessível de fato ao mercado, por volta de 2005. Ou seja, num curto período de tempo, de pouco mais de dez anos, um mundo de possibilidades já foi explorado pelo mercado publicitário, de live marketing e de entretenimento por meio do uso das projeções mapeadas.

As marcas ainda vislumbram seus produtos, plenárias e cenários mapeados com conteúdos. Ainda há muito para se criar, muita superfície para explorar e muita inovação para escancarar por meio do vídeo mapping.

Na v_lab, o que nos guia é o propósito, que sempre vem antes da tecnologia. O mapping é encantador, mas é preciso que o uso da ferramenta esteja alinhado com o que precisa ser dito, que é o principal – é o que move o um bom desenvolvimento de conteúdo.

Aqui buscamos manter este espaço aberto, para ser sempre repensado, aplicado em novos caminhos e possibilitar diferentes releituras.

Somos um coletivo, com espaço para que os artistas criem, para que as marcas discutam e entendam o que pode ser feito e quais os novos caminhos que podem ser percorridos no ofício de comunicar – e o vídeo mapping está sempre em pauta. Com a experiência de uma década atendendo a demandas diferentes, que possibilitaram as mais variadas vertentes de criação para propostas sempre únicas, estamos preparados para desenvolvermos todo tipo de conteúdo neste ambiente.