Experiência de Marca

Um ano de verdades e metas alcançadas pela Duplo

Assim como o cliente, a agência não nasceu ontem. Em duas décadas nesse mercado já sem espaço para aventureiros, a ideia defendida pelos funcionários é que comunicação não se faz com máscaras, mas com verdades.

A Duplo acredita que a comunicação não se faz com máscaras, mas com verdades. O consumidor não é um alvo a ser atingido: é um indivíduo a ser envolvido.

Seguir a regra e fazer o próprio marketing, enumerar uma série de qualidades e os tornar mais belos do que realmente são, não é o que a agência procura. Mas, assim como o cliente, a Duplo não nasceu ontem. Em duas décadas nesse mercado já sem espaço para aventureiros, a ideia defendida pelos funcionários é que comunicação não se faz com máscaras, mas com verdades.

O marketing só é a alma do negócio quando o negócio tem uma alma, de nada adianta uma bela ação de marketing promocional se o conteúdo não for tão bonito quanto aparenta ser.

Promessa de atingir um público alvo é conversa de agência que busca clientes, não parceiros. A Duplo trata o consumidor não como um alvo a ser atingido e sim um indivíduo a ser envolvido, e envolvimento só se causa com transparência.

Melhores Ações de 2013

ESPM-Sul e o seu (nosso) VT transformador

Quem estava ligado nos capítulos da novela “Amor à Vida” teve o prazer de conferir mais um dos trabalhos que a Duplo se enche de orgulho. Trabalho que certamente trouxe mais uma boa dose de inspiração para todos que trabalham na agência.

Nascido de uma vontade de desdobrar um dos conceitos da ESPM (“Quem faz transforma”), o VT mostra a importância de olhar o futuro profissional e o mercado de trabalho, principalmente, por várias e novas perspectivas.

Para isso, a agência saiu do óbvio e escolheu uma técnica de arte de rua, ou melhor, arte de garagem que já está sendo difundida em vários países. Batizada de Garage Art, ou Parking Art, as pinturas são tridimensionais e feitas com a intenção de causar ilusão de ótica no público.

Agência inovando em ação de marketing para a ESPM (Foto:From Agência Duplo).

Basta um passo para o lado e já não se enxerga a mesma imagem que viu anteriormente. A proporção das pinturas tem que ser exata, para ter o efeito de “enganar” o olho. Portanto, “moleza” não define este trabalho.

Foi projetado o logo da ESPM em uma das garagens da faculdade e o resultado pode-se ver no vídeo:

Meio a Meio: Duplo e Fundaplub em Santa Maria

Sabem quando tornar um cliente conhecido é melhorar, de fato, a vida de uma penca de gente? Sabem quando uma ação de live marketing cotidiana para promover uma marca não gera apenas centenas de sorrisos, mas transforma o destino das pessoas?

Antes de falarmos da ação Meio a Meio, vamos aos fatos: o ensino é a missão da Fundaplub. Com suas condições de financiamento amistosas, a instituição ajuda milhares de pessoas que desejam “chegar lá” a pagarem por seus estudos.

Já a UnifraCentro Universitário Franciscano – é uma das melhores faculdades privadas do Rio Grande do Sul, mas diversos dos alunos que passam por lá, ou que passam ao menos no vestibular, não conseguem seguir com os cursos escolhidos por problemas financeiros.

Foi com o objetivo de mostrar a eles que a Fundaplub é uma possibilidade que a agência realizou esta ação de marketing promocional.

A palestra ministrada pelos diretores de criação e planejamento, Igor Becker e Marcelo Lubisco, era só o começo da iniciativa que terminou justamente com um teaser do que viria dois dias depois.

Para mostrar que a Fundaplub custeia 50% das mensalidades da faculdade, e o restante o aluno só paga depois de formado, ela simplesmente cortou ao meio o preço de todos os produtos do bar mais badalado do campus. Tudo estava pela metade do preço no bar. “O que? Metade do preço?”, “Até chocolate?” e “Vou comprar o bar inteiro!” foram apenas algumas das frases ouvidas por lá.

Com a ação, a agência percebeu a sua popularidade crescer em tempo real, visto a situação disputada em que ficaram os monitores e o consultor comercial da Fundaplub.

Ação realizada com sucesso no meio dos vestibulandos (Foto:From Agência Duplo).

Repleta de vestibulandos, a Feira das Profissões da instituição, três dias depois, também já mostrava que o nome da marca tinha ido além dos muros da faculdade. Na primeira hora de evento, quinze interessados já haviam requisitado o consultor para falar sobre o assunto e explicar como o crédito funciona.

Fica a sensação de que, em um futuro próximo, a Fundaplub não será lembrada por lá pelo dia em que deixou o cafezinho a 25 centavos, mas porque deu a diversos estudantes a chance de se formar.

Veja o vídeo:

Duplo e Bontempo em Milão: O Case

O “iSaloni”, Salão Internacional do Móvel de Milão, é tão importante para a Bontempo que também acabou se tornando importante para a Duplo.

A história da marca está intimamente ligada à Itália, não apenas porque foi fundada por alguns dos primeiros imigrantes italianos a chegarem no Brasil, mas porque em diversos momentos-chave de sua trajetória, buscaram inspiração em sua terra natal.

Os móveis italianos são incomparáveis, ditam tendências e inovações tecnológicas. E é também por isso que a Bontempo se mantém sempre tão à frente no mercado: parte de sua busca obsessiva por inovação está nas viagens anuais à Semana de Design de Milão acompanhada por um grupo de arquitetos e profissionais da fábrica.

Mais do que um excelente programa de relacionamento com os parceiros da marca, e de uma estratégia para atualizar-se constantemente, a Duplo viu nas visitas anuais da Bontempo a Milão uma oportunidade de gerar conteúdo relevante para o público final. Encontrou uma chance de tornar os canais próprios da marca uma referência quando se fala em Milan Design Week.

Depois de dois anos cobrindo o principal evento do setor moveleiro no mundo por aqui, era hora de produzir um conteúdo em tempo real durante a feira. Tudo porque a agência acredita que sair da frente do computador faz toda a diferença quando se fala em produção de conteúdo.

O resultado foi a transformação de um infinito de informação em material relevante para o público da marca, não apenas registrando os destaques, mas fazendo um conteúdo sob medida: estudado, filtrado, analisado em texto, fotos e vídeos. Deu certo. E um pouco do resultado de tudo isso está apresentado abaixo.

Reciclar e Poupar Dinheiro, É Só Começar!

Este é mais um dos projetos dos nossos clientes que nos enche de orgulho. Há pouco mais de quatro meses, a AES Sul deu início ao Recicle Mais, Pague Menos, que é um projeto sustentável que visa educar e incentivar a população a manter atitudes corretas em relação à destinação de resíduos. E mais ainda, busca amenizar os gastos do cliente no final do mês.

Só no primeiro dia de funcionamento do Projeto foram recolhidos quase 80 quilos de material. E nessa lista, inclui-se vidro, papel, metal, plástico, entre outros. Aquele monte de coisas que aparentemente não tem mais utilidade em casa e que ficam ocupando espaço, agora tem um lugar só pra estas coisas.

Para participar do Recicle Mais, Pague Menos era preciso levar os resíduos de metal, papel, vidro e plástico, sem limite de quantidade, até um dos postos de coleta com a conta de energia elétrica da AES Sul e fazer a adesão ao projeto.

Os resíduos são pesados e o cliente recebe um tíquete informando o valor a ser creditado na próxima fatura de energia elétrica. Tivemos clientes que zeraram a conta de luz.

Para dar mais força e facilitar o entendimento do projeto, um trabalho gráfico estava na fan page da AES no Facebook.