Mídia

O Instagram a serviço de um evento corporativo

A expectativa no pré, ações de live marketing unindo o real com o digital durante o evento e a memória afetiva no pós, certamente contribuirão para oferecer uma experiência única nos participantes.

Não se pode imaginar nos dias de hoje realizar um evento sem contar com o apoio das redes sociais. Elas fazem parte do dia a dia de todo mundo, e, por esse motivo, quando bem utilizadas, são extremamente benéficas.

No que diz respeito à interatividade, uma rede social tem se destacado mais do que as outras. Trata-se do Instagram, que tem atingido públicos das mais variadas idades.

Somente no Brasil, que está em segundo lugar no ranking mundial em utilização dessa rede social, são mais de 50 milhões de usuários ativos. Sendo assim, quando se pensa na organização de um evento corporativo, o Instagram torna-se um grande aliado em todas as suas fases: o pré, o durante e o pós-evento.

O principal benefício dele é a geração de engajamento, e, quando bem utilizada, a ferramenta pode trazer resultados superpositivos.

Instagram no Pré-evento

Por intermédio de campanhas com fotos temáticas, uso de hashtags e alguns anúncios pagos, é possível atingir o público-alvo com antecedência, gerando expectativa e aumentando a quantidade de convidados que comparecerão no dia do evento.

Também é possível já gerar um buzz em cima de algum tema que será discutido durante o evento, assim como criar um canal de comunicação entre os organizadores e os que estarão presentes para adquirir ideias de preferências e dicas de temas que podem fazer parte da programação do dia.

Durante o Evento

A partir do momento em que no pré-evento se fez uso do Instagram para a divulgação, é imprescindível que durante a realização seja ofertada rede de Wi-Fi a todos os participantes.

Seria totalmente de mal tom querer que os convidados utilizem seu próprio 3G ou 4G. Se isso acontecer, corre-se o risco de reduzir o interesse pelo evento, como também causar problemas caso a rede não pegue bem dentro do local escolhido.

É importante ressaltar que se deve evitar o uso de redes abertas que exigem cadastro e login dos participantes, afinal, a ideia é que todos fiquem o mais à vontade possível.

Uma dica é espalhar o nome da rede e a senha pelo ambiente por intermédio de placas e sinalizações claras, e, principalmente, ter certeza que a internet comporte o acesso de todos os participantes do evento sem quedas na qualidade.

Depois de tudo certo com o acesso à internet, durante o evento é possível realizar diversas ativações fazendo uso do Instagram. Confira:

Hashtag personalizada: A mesma utilizada durante a divulgação do evento pode ser usada no dia da sua realização como forma de criar uma comunidade em tempo real dentro da rede. Divulgue-a bem pelo espaço e pense em algo criativo que tenha a ver com o tema do evento, a marca que está sendo divulgada ou até mesmo algum patrocinador.

Cenários para fotos: Por ser uma rede social baseada em compartilhamento de fotos, tudo que estimule seus convidados a usarem o Instagram é bem-vindo. Mais do que um espaço convidativo para fotos, um backdrop bem planejado pode divulgar sua marca, um patrocinador ou até mesmo gravar ainda mais a experiência do evento na memória do participante.

Montar cenários atrativos é uma ótima oportunidade de aumentar ainda mais o engajamento do público com a organização, além de permitir uma integração maior ainda entre a equipe que pode acabar se divertindo com uma sessão de fotos improvisada.

Telão em tempo real: Com a utilização da hashtag personalizada, é possível transmitir todas as fotos tiradas no evento em tempo real nos diferentes telões expostos no espaço. Certifique-se de que ele esteja posicionado em um local que não atrapalhe o objetivo central do evento e nem tire o foco da atenção da programação principal.

Sorteios para as melhores fotos: Outro jeito criativo e divertido de utilizar o Instagram é promover uma competição saudável entre os participantes. Tanto é possível criar uma disputa em que as fotos mais curtidas ganhem um prêmio, como oferecer prêmios às consideradas mais criativas, por exemplo. Uma ação desse tipo gera engajamento e descontração.

Brindes personalizados: Ao fim do evento, pode-se usar a estratégia de uso do Instagram para oferecer uma lembrancinha personalizada. Por meio das hashtags, os interessados em levar uma foto para casa podem ir a um totem que imprimirá instantaneamente o retrato tirado e compartilhado.

Além de criativa, essa ação de live marketing também promove uma integração entre o universo real e digital.

Instagram no pós-evento

Quem é do ramo sabe a importância de uma avaliação pós-evento, só com isso é que se pode ter a certeza de que ele foi realizado com sucesso.

Nesse ponto, mais uma vez o Instagram entra em ação. Com ele é possível criar um site ou uma landing page reunindo todas as fotos que foram tiradas e compartilhadas com a hashtag personalizada.

Além de ter um motivo a mais para divulgar a pesquisa, a lembrança afetiva do evento pode ser refrescada na memória de quem participou dele.

Dessa forma, o uso do Instagram em eventos é um item que deve fazer parte do planejamento como uma ferramenta capaz de gerar engajamento e atrair o público organicamente.

A expectativa no pré, ações de live marketing unindo o real com o digital durante o evento e a memória afetiva no pós, certamente contribuirão para oferecer uma experiência única nos participantes.