Mídia

iStock revela principais tendências de marketing para 2024

Preparando-se para o próximo ano, a plataforma oferece insights baseados em dados para orientar empresas em suas estratégias.

A iStock, com a proximidade de um novo ano, compartilha suas previsões e tendências baseadas em dados para orientar pequenas e médias empresas em suas estratégias de 2024. A pesquisa VisualGPS, realizada pela iStock, oferece insights cruciais sobre as preocupações dos consumidores, sua relação com a tecnologia, e como as empresas podem construir confiança através de uma narrativa visual autêntica.

No decorrer de 2023, as crescentes preocupações dos consumidores em relação ao futuro e à dependência global da tecnologia foram evidentes, com 52% expressando ansiedade e 47% preocupados com a crescente dependência da tecnologia. Por outro lado, uma surpreendente maioria de 75% demonstrou entusiasmo em relação ao potencial da inteligência artificial (IA).

A Dra. Rebecca Swift, Vice-Presidente Sênior de Criação da iStock, ressalta a importância do storytelling visual autêntico como uma ferramenta crucial para estabelecer confiança entre empresas e consumidores em 2024. A pesquisa VisualGPS destaca que 98% dos consumidores concordam que imagens e vídeos autênticos são fundamentais para construir essa confiança.

Principais Tendências para 2024

Confiança através da Autenticidade

É essencial o uso de imagens que transmitam autenticidade, incorporando toques de humor e expressões faciais genuínas, enquanto o foco deve estar em representações acessíveis que inspirem empatia, evitando a ostentação de luxo e glamour.

Humanização no Storytelling Visual

Diante da evolução da IA. é importante o realce da presença humana e o controle sobre a tecnologia, além do uso de cores terciárias brilhantes para enfatizar a atratividade visual em direção ao futuro.

Evolução da Pesquisa e Social Commerce

Os vídeos se tornaram fundamentais para lidar com as preocupações dos consumidores, com 62% recorrendo às redes sociais para aprendizado. Dessa maneira, SEO de vídeo é uma prioridade, mesmo que apenas 11% das empresas atualmente usem conteúdo em vídeo.

IA de Texto para Imagem

42% das empresas já estão tirando proveito do conteúdo gerado por IA. A incorporação da IA no processo criativo emerge como uma tendência a ser explorada em 2024.

Para obter mais informações e inspiração para 2024, acesse o iStock.

Foto: Divulgação