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4 benefícios da TV Corporativa para empresas

Especialistas da Progic, empresa líder no segmento de comunicação interna, debatem importância de possuir canais digitais que potencializam a comunicação dentro das organizações.


A mensuração do impacto da comunicação com os colaboradores de uma empresa ainda é um processo difícil, uma vez que várias organizações ainda estão retornando ao modelo presencial.

Mas, se bem planejadas e executadas, as ações de Comunicação Interna passam a ser essenciais e estratégicas no ambiente corporativo.

A partir delas é possível manter os colaboradores informados e também engajados com o trabalho, além de alinhados com os projetos da instituição e integrados entre si.

De-acordo com uma pesquisa do Project Management Institute, publicada em novembro de 2020, empresas que investem em comunicação com colaboradores têm 54% mais assertividade nos projetos, em comparação com outras que pouco investem no setor.

De acordo com Igor Vazzoler, CEO da Progic, empresa líder no segmento de Comunicação Interna com foco em TV corporativa, para uma boa estratégia é crucial contar com canais que potencializam a prática, disseminem de maneira democrática a informação e sejam escaláveis para os profissionais encarregados pela sua execução.

Para falar mais sobre o processo da implementação de TV Corporativa em instituições, o CEO reuniu alguns elementos fundamentais para colocar em prática um projeto neste tipo de ferramenta. Confira:

1. Engajamento: assuntos de interesse, linguagem e acesso

A comunicação interna só vai conseguir conquistar realmente os funcionários se estiver falando a respeito de algo que eles tenham interesse em saber.

Além disso, se tratando de engajamento com canais, outros fatores precisam ser levados em conta, incluindo linguagem, público-alvo, facilidade de acesso e assuntos de interesse.

Além de ser um canal moderno e atrativo, a TV Corporativa lembra bastante aparelho que o colaborador possui em casa e usa para assistir seus programas favoritos.

A partir de uma instalação em um lugar apropriado, que tenha uma grande circulação de pessoas e seja visível, e uma programação com abordagens de interesse em comum e atualizadas, a curiosidade do funcionário será despertada, ele vai olhar para a TV e consumir o conteúdo exibido nela.

Dessa maneira, é preciso montar um plano humanizado, com editorias voltadas para pessoas, e constantemente atualizado. Com isso, as pessoas sempre terão curiosidade em saber o que está sendo veiculado no canal.

2. Alcance: tornar a informação mais acessível

Levar notícias da empresa para todos que trabalham nela com certeza é outro grande desafio dos comunicadores. Ao instalar a TV Corporativa em locais estratégicos na empresa, é possível tornar a informação mais acessível, sem barreiras de acesso, como a necessidade de acesso à internet ou intranet da empresa, ou um e-mail corporativo.

Porém, independentemente do canal usado, é importante lembrar que quando todos da empresa são devidamente informados, problemas maiores como rádio corredor, fake news, anseios, etc, são evitados.

3. Aproximação: integrar lideranças e equipes

Uma das premissas para a boa performance se baseia nos relacionamentos. Isso quer dizer que equipes trabalham melhor quando estão integradas e guiadas por um único objetivo.

Ainda, é necessário levar em consideração que ao serem lideradas por pessoas que, apesar de estarem em um nível hierárquico acima, são vistas como uma figura ao lado de seu time para solucionar problemas e comemorar vitórias.

A solução se encontra na adesão de um canal de comunicação democrático, como a TV Corporativa, que informa a todos, direciona a comunicação da alta cúpula aos outros funcionários da empresa e funciona como um espaço para que qualquer funcionário possa participar da construção de conteúdo.

4. Fortalecimento da cultura corporativa

A cultura corporativa tem como uma de suas principais funções guiar as atitudes, alinhar os colaboradores aos objetivos, promover valores em comum e oferecer experiências únicas para eles. Só que de nada adianta uma cultura estruturada se ela não é passada aos demais. A partir do momento que a comunicação interna trabalha baseada na cultura, o verdadeiro “vestir a camisa” é experimentado pelos colaboradores, e a sensação de pertencimento com a empresa cresce.

Desse modo, a TV Corporativa, nesse momento, entra como um canal disseminador das informações e instrumento de ações que possam traduzir os valores da empresa, como reconhecimento, transparência, bem-estar, desenvolvimento profissional e pessoal.