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10 tendências de marketing digital em 2024

Inteligência artificial, ferramentas de conversas, personalização de conteúdo e investimento em branding são alguns dos temas em destaque para este ano.

A Inteligência Artificial, que segue em uma evolução contínua, além da relevância crescente de recursos como conversas automatizadas, personalização de conteúdo e branding são apontadas como tendências dominantes no marketing digital para 2024, de acordo com a RD Station.

A empresa destaca a importância de acompanhar as mudanças e inovações no mercado. Bernardo Brandão, CMO da RD Station, enfatiza a necessidade de as equipes de marketing se concentrarem na automação de tarefas repetitivas para enfrentar os desafios relacionados à IA generativa, proporcionando maior produtividade e insights sobre o comportamento dos clientes.

10 tendências para o marketing digital em 2024

Inteligência Artificial

A I.A. permanecerá liderando o crescimento tecnológico, impactando a produtividade e sendo identificada por 73% dos especialistas como uma forte tendência.

Canais de mensagem direta

Com o Marketing Conversacional, plataformas como as da Meta registram 600 milhões de chats diários, o que reforça a importância do conteúdo personalizado via mensagem direta, principalmente no WhatsApp.

Criação de comunidades

Desde grupos no WhatsApp até hashtags no TikTok, a criação de comunidades serve como um instrumento para empresas se aproximarem do público, aproveitando plataformas como o TikTok, já a quinta mais acessada no Brasil.

Branding em foco

A estratégia de construção de marcas torna-se cada vez mais relevante para gerar diferenciação no mercado e entre o público, especialmente diante da complexidade dos canais de mídia.

Collabs e ecossistema de parcerias

A união entre marcas, empresas e criadores de conteúdo é usada para impulsionar visibilidade, vendas, inovação e aprendizado com novos parceiros, criando verdadeiros ecossistemas.

Hipersegmentação e personalização

Cerca de 69% das empresas globais estão ampliando investimentos em personalização, usando a IA para entregar experiências sob medida e aumentar a probabilidade de conversão.

Narrativa original e descontraída

Narrativas de marca mais leves e originais seguem em alta, com o humor na publicidade marcando tendência para 2024.

Inteligência de dados

Mesmo com as dificuldades enfrentadas por 53% dos profissionais na análise de dados, a disponibilidade crescente de ferramentas facilitará a extração de insights, otimizando resultados.

Influência no mundo real

A autenticidade se torna essencial, com experiências reais compartilhadas pelos clientes ganhando destaque.

Uso de dados First-Party

Com o fim dos cookies de terceiros, a utilização de dados primários recolhidos diretamente dos clientes ganha importância, proporcionando mais segurança ao público e maior precisão na segmentação da audiência.

Foto: Depositphotos