Mídia

5 campanhas para rever o melhor da publicidade social de 2018

Esta lista é composta de campanhas mundiais que irradiaram coragem, e nos inspiraram durante o ano em que as marcas se obrigaram a defender um propósito.

2018 foi, sem dúvida, o ano das marcas com propósito. O impacto social positivo passou, de fazer parte de uma empresa, a estar no centro da atividade.

Os produtos e serviços de uma marca deixaram de ser os protagonistas para se tornar a alavanca que aumenta a contribuição do valor social.

E é que, num mundo convulsivo e dividido e com grandes crises políticas sociais e abertas, as marcas, como agentes sociais que são, não podem e nem devem ficar à margem.

É isso que os consumidores exigem e muitas empresas responderam que este 2018 se destacou por suas apostas sociais. Mostramos 5 ideias criativas que não devem ser esquecidas este ano.

1. Comitê Internacional da Cruz Vermelha – "Esperança"

A agência espanhola Ms. Rushmore filma este prazer local criado para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que ganhou o maior reconhecimento no setor de publicidade, o Grande Prêmio na categoria Artesanato de Cinema no Cannes Lions.

A sua excelente fotografia e, acima de tudo, a sua poderosa mensagem de consciencialização levaram profissionais e consumidores que, até hoje, continuam a aplaudir este excelente trabalho.

2. The Hidden Flag

Uma parceria entre LOLA MullenLowe e a produtora Primo deu vida a esta grande iniciativa para a Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans (FELGTB), executando esta ideia brilhante para defender a liberdade sexual na Rússia.

Uma campanha com forte componente ativista que tem tudo o que é necessário para ser coroado como um dos grandes vencedores deste ano: surpresa, coragem, foco social e muita criatividade.

3. Coca-Cola – "Essa Coca é Fanta"

Aqui no Brasil existe o ditado popular, utilizado em tom de brincadeira, para quando se suspeita da homossexualidade de um homem, "essa coca é fanta".

Atualmente, continuar usando este tipo de expressão é completamente antigo, é desnecessário e absolutamente desrespeitoso.

Portanto, a Coca-Cola com a agência DAVID São Paulo, queria realizar a frase ao lançar um número limitado de latas de edição de Coca-Cola Fanta no interior do Dia do Orgulho e acompanhada pela frase: "Essa Coca é Fanta. E daí?''

4. Stayfree – "Project Free Period"

Stayfree, marca Johnson & Johnson, ousou não apenas para tratar um tabu tão importante na sociedade indiana como a menstruação, mas para transformá-la em uma finalidade social.

A marca transformou a menstruação em uma oportunidade para as escravas sexuais do país aproveitarem os 3 dias que não são obrigados a se prostituírem por terem a regra em dias de treinamento de aprendizes com a ajuda de voluntários.

5. Nike – "Dream Crazy"

Talvez a campanha mais famosa deste 2018, mas por mais famosa que tenha sido, não poderia deixar de entrar na lista de marcas corajosas.

O posicionamento claro da marca esportiva em defesa dos direitos raciais em apoio ao gesto do atleta da NFL Colin Kaepernick de não se levantar enquanto o hino americano soava, relatou críticas e elogios igualmente.

Os boicotes de muitos consumidores não impediram que Nike, longe de se esconder, redobrasse sua aposta saindo gloriosamente de sua ação mais arriscada.