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Participar do Cannes Lions continua caro

O Festival de Cannes de 2018 apresenta algumas mudanças, porém, as agências participantes ainda precisam desembolsar muito para participar do evento.

Além da duração mais curta – o evento acontece entre 18 e 22 de junho, somando cinco dias em vez de oito –, haverá descontos em restaurantes e Wi-Fi gratuitos pela cidade, como forma de diminuir os custos que as agências, redes e empresas tinham de desembolsar para acompanhar a maratona de palestras, premiações e meetings. Os altos custos envolvendo o Festival de Cannes geraram muitas reclamações, sobretudo de Martin Sorrell, CEO do WPP Group.

Quanto essas medidas poderão aumentar a participação de delegados, é difícil prever agora. De todo modo, o passe completo, para todos os dias do Festival, incluindo o Lions Health, e acesso pleno à estrutura, sai por € 3.249, valor mais "básico', sem a adição de taxas (com benefícios VIP, esse passe vai para € 4.689; e se for a modalidade Platinum, a agência tem de desembolsar € 8.349).

Já o ingresso para o Lions Health (dois dias) custa € 1.675 – no ano passado, a credencial mais em conta (também pelos dois dias) saía por € 1595. Ou seja, este ano está mais caro.

Conclusão: o investimento em Cannes continua alto. Talvez por isso, fora as premiações, o Festival tente apostar no conteúdo. E, neste caso, o importante é apresentar conteúdo legítimo, e não vendido. Afinal, espaço para conteúdo que é vendido é quase sempre sinônimo de blá-blá-blá vendedor e de salas que se esvaziam rapidamente.

A organização divulgou no dia 5 de fevereiro, uma relação dos primeiros palestrantes desta edição do Cannes Lions, a 65ª.

O Cannes Lions fez um planejamento temático para agrupar os interesses dos delegados. Susan Wojcicki (CEO do YouTube), Jason Levine (CMO da Mondelez) e Sarah Hofstetter (CEO da 360i) irão dividir com os delegados suas experiências de engajamento e crescimento de audiência, entre outros assuntos, na área batizada de "Reach".

Na parte chamada de “Impact” (que discute criatividade e efetividade), alguns dos confirmados são Jason Heller, sócio e global lead de operação de marketing digital e tecnologia da McKinsey, e Marc Pritchard, Chief Brand Officer da P&G (que há anos tem um espaço cativo em Cannes).

Em “experiência”, os primeiros nomes de participantes são Tor Myhren (vice-presidente de marketing e comunicação) e Angela Ahrendts (vice-presidente sênior de varejo), ambos da Apple, e Claudia Willvonseder, CMO da Ikea. Vale lembrar que Tor Myhren é também presidente do júri de Innovation. E, por falar nisso, para essa área, a organização convocou Katie Finnegan, diretora da Store No 8, incubadora do Walmart, e Beau Lotto, neurocientista, fundador e CEO do Lab of Misfits, um espaço de pesquisas que procura investigar como o ser humano percebe certas experiências, gerando insights para companhias.

“Craft” é mais uma divisão criada pelo Festival, que visa discutir técnicas tradicionais e tecnologia de ponta no processo de criação. Já foram confirmados Christian Mix-Linzer, CEO da Tracks & Fields (empresa alemã focada em música para publicidade, filmes e interatividade), David Droga, fundador e chairman da Droga 5, e Prasoon Pandey, fundador da Corcoise Films, o homenageado deste ano com o Lion of St Mark, junto com seu irmão, Piyush.

Outra área é “Entertainment”, que conta com o apresentador Conan O'Brien, a atriz Samira Wiley, de Orange is The New Black, e dois nomes do Hulu: Warren Littlefield (produtor executivo) e Craig Erwich (vice-presidente sênior de conteúdo).

Em “Communication”, a proposta é mostrar como nascem algumas campanhas, em especial usando dados e times estratégicos, define a organização. Para isso, estão na lista de palestrantes executivos como Bozoma Saint John, Chief Brand Officer da Uber; Keith Weed, CMO da Unilever (uma das lideranças do mercado global, que sempre se apresenta em Cannes); Nick Law, que trocou a R/GA pelo Publicis Groupe recentemente; Silla Levin, diretora de arte e CEO da Forsman & Bodenfors; e a brasileira Fernanda Romano (sócia do baiano Grupo Malagueta), entre outros.

Na divisão “Good” (que debaterá como transformar a sociedade), estão confirmados Alex Weller, diretor de marketing da Patagonia Europa; a escritora e atriz Issa Era, embaixadora da marca CoverGirl e indicada neste ano ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em uma série de comédia ou musical; e Tiffany Warren, vice-presidente sênior e Chief Diversity Officer do Omnicom Group.

E, finalmente, na área “Health”, estão na relação de palestrantes Alison Lewis, CMO da Johnson & Johnson Consumer Companies; Amy Meadows, sênior advisor de consumer marketing do laboratório Eli Lilly; e Tyler Dickinson, vice-presidente sênior da Area 23, da FCB Health.