SPFW DAY visita as regiões Sul, Sudeste e Nordeste

14/11/2018


Depois do sucesso da edição número 46 da SPFW, Sebrae e In-Mod - Instituto de Moda e Design - levam o SPFW Day para diferentes regiões do país.

O evento itinerante, uma iniciativa do Contextualizar na Moda III, tem o objetivo de apresentar para microempresários de moda regionais um compacto do que ocorreu de mais interessante durante a semana de moda em São Paulo.

Realizada entre os dias 21 e 26 de outubro, a SPFWN46 ocupou dois espaços criativos em São Paulo: o Farol Santander – no centro –, e o novo Espaço Arca, localizado na região Oeste da cidade.

Com o tema TRAN[SP]OSIÇÃO, o ponto alto do evento foi a revelação de novos talentos apresentados na segunda edição do Projeto Estufa, além do desfile Top 5, que trouxe grifes de diferentes estados do país para participar de um programa de aceleramento com objetivo de proporcionar o lançamento de suas coleções em uma passarela de moda de um grande evento.

Os pequenos negócios também se destacaram em parcerias com a marca Cartel 011, que - pela segunda vez - instalou uma pop up store no evento com uma exclusiva seleção de produtos de moda e design. Algumas destas parcerias foram incentivadas por projetos do Sebrae e idealizadas por iniciativas para aproximar estes microempreendedores fashions dos grandes nomes da moda no Brasil. Todas estas iniciativas que visam o crescimento de micro e pequenas marcas regionais fazem parte do projeto Contextualizar na Moda III.

“Estas oportunidades respondem à vontade permanente do SPFW de expandir fronteiras e ir além, ressignificar espaços a partir da criatividade alinhada à  vocação para as novas economias, integrando e conectando os elos da extensa cadeia produtiva da moda.”, destaca Paulo Borges, idealizador e diretor criativo da SPFW.  

Com este mesmo objetivo, o SPFW Day visa valorizar micro e pequenos negócios da moda em diferentes cidades, permitindo que empreendedores possam ampliar seu networking, fazer benchmarking, estabelecer novas parcerias e participar de bate-papos com estilistas e especialistas de tendências.

O evento itinerante é uma maneira de compartilhar conhecimento, permitindo que pequenas marcas possam acessar novos conteúdos e com isso ganhar novas perspectivas e mais visibilidade no cenário da moda.

Iza Dezon, que está à frente do bureau de tendências Peclers Paris, participa do SPFW Day desde o início e acredita que esta é uma importante iniciativa, a qual ajuda a desenvolver talentos em outros estados. Até então, os participantes não tinham a oportunidade de entrar em contato com um material de tendência e um conteúdo de moda tão atuais.

“Apresentar previsões de tendências até 2020 traz inspiração e insights estratégicos para estes microempreendedores da moda. Oferece ideias para eles trabalharem suas criações de forma mais assertiva, seguindo tendências mundiais que se espalham tão rapidamente nos dias de hoje. O SPFW Day é uma ótima ferramenta para que estes pequenos designers, por meio destas iniciativas do Sebrae e do In-Mod, tenham oportunidades de ampliar e acelerar seus projetos com um cunho inovador.”, comenta Iza.

O primeiro SPFW Day desta edição ocorre no dia 22 de novembro em Vitória, depois é a vez de Salvador, no dia 28, e Caxias do Sul, no dia 05 de dezembro.  

Em todas as cidades, a programação segue o mesmo modelo: bate-papo com Paulo Borges, fundador e idealizador da SPFW e um estilista convidado em cada local: André Boffano em Vitoria, Patrícia Vieira em Salvador e Lilly Sarti em Caxias do Sul; todos desfilaram suas coleções nas passarelas na 46° edição e foram sucesso entre imprensa especializada e convidados.

Para falar sobre tendências, Iza Dezon apresenta a palestra Futuro do Varejo: Um Estudo de Mercado, que traz pesquisas e inovações que podem impactar o mercado até 2020. Além disso, estão previstas exposições de moda e reconhecimento de marcas locais previamente selecionadas por curadores do projeto.

O ponto alto destes eventos é a seleção dos produtos que terão o selo SPFW AMA, uma chancela de qualidade que premia itens selecionados de marcas locais como algo para ficar de olho por ser diferente, tendência ou ter grande diferencial no seu material de fabricação. “Ter um produto com o selo SPFW AMA é um grande reconhecimento para as marcas locais; além de ganhar maior visibilidade na imprensa e com formadores de opinião, estas grifes passam a ser reconhecidas como um nome a ser acompanhado no cenário de moda brasileiro.”, comenta Graça Cabral, consultora do Instituto Nacional de Moda e Design – In-Mod.

“Os pequenos negócios, que são 98,5% das empresas do país e respondem por 54% dos empregos formais, estão conquistando espaço também na cadeia produtiva da moda de alto valor agregado.  Quanto mais competitivas as micro e pequenas empresas forem, mais empregos serão gerados para o setor.”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingues.

O SPFW Day é mais uma iniciativa que visa oferecer aos micro e pequenos empresários do setor a oportunidade de aprofundar conhecimento no universo do alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros.

Os eventos são destinados a microempresários associados ao Sebrae e os ingressos podem ser adquiridos por intermédio do site.

Fonte: Redação Promoview.