Experiência de Marca

Pesquisa: Diversidade na publicidade das marcas

O resultado revelou que 47% dos entrevistados não têm lembrança de fatos ou conteúdos relevantes capazes de conectar marcas a causas ou questões humanas.

A primeira edição da pesquisa Oldiversity, realizada pela Croma, investigou como as marcas estão lidando com os temas longevidade e diversidade de orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência.

O resultado da pesquisa revelou que 47% dos entrevistados não têm lembrança de fatos ou conteúdos relevantes capazes de conectar marcas a causas ou questões humanas.

O estudo ouviu mais de 1,874 pessoas em todo o Brasil, e também mapeou as dez marcas que estão na contramão deste dado e são as mais lembradas pelo tema diversidade.

De acordo com o levantamento, no topo da lista aparece O Boticário com (25%), seguida pela Samsung e Natura (ambas com 10%). As marcas relacionadas aos segmentos de Beleza e Cosméticos são as que trafegam melhor com a diversidade, seguido do setor de Alimentos e Bebidas.

O ranking completo ficou assim:

O Boticário (25%);
Samsung (10%);
Natura (10%);
Avon (8%);
Globo (4%);
Coca-Cola (4%);
Dove (2%);
Itaú (2%);
Renner (1%);
Skol (1%).

Segundo Edmar Bulla, CEO da Croma Solutions, “No Brasil, o uso do tema da diversidade como estratégia para propaganda ainda é novo, mas em outros países, a publicidade friendly já é uma realidade e nos últimos anos marcas mais tradicionais, como Tiffany’s e Hallmark Cards, usaram em sua comunicação a celebração da diversidade sexual.”, explica.

No estudo, 53% do público afirmaram não consumir marcas com comportamentos preconceituosos. Percebe-se que, mesmo com muitas marcas já discutindo o tema e até mesmo implantando políticas internas nesse sentido, o número ainda é baixo nas comunicações.

A falta de identificação e baixa associação de marcas somadas ao despreparo de grandes setores ao lidar com a diversidade, também contribuem para um sentimento geral de descrença, uma vez que 72% não acreditam na autenticidade das marcas quando falam sobre o tema.