Experiência de Marca

Museu do Futebol promove feira com relíquias

O objetivo da feira é fomentar a indústria dos colecionadores de itens de futebol, encurtando o espaço entre a oferta e a procura por itens colecionáveis raros.<br />  

Em mais uma ação para aumentar a visitação no período da Copa do Mundo, o Museu do Futebol vai abrigar a "Foot", primeira feira colaborativa de produtos e colecionismo do futebol, no próximo sábado (23/06).

O objetivo da feira é fomentar a indústria dos colecionadores de itens de futebol, encurtando o espaço entre a oferta e a procura por itens colecionáveis raros.

A organização espera mais de 30 expositores, que irão vender, expor e trocar itens de coleção, objetos raros e produtos sobre a memória do futebol. As atrações vão desde o ingresso para a última partida disputada por Pelé pela Seleção Brasileira a camisetas com design exclusivo e autoral como uma que estampa o clássico gol de Carlos Alberto Torres que fechou a goleada por 4 a 1 do Brasil sobre a Itália na final da Copa de 1970.

“Nos últimos anos, vimos o surgimento de marcas de produtos ligados à memória do futebol, e, paralelamente, cresceu exponencialmente o número de colecionadores de diversos artigos do esporte. Mas esses grupos ainda não estão completamente integrados. A Foot surge, portanto, com o papel de fortalecer e articular esse mercado de memorabilia brasileira do futebol.”, explicou Antoine Morel, curador da feira.

Atualmente, de acordo com a revista Forbes, existem mais de 67 milhões de pessoas impactadas mundialmente pelo mercado de memorabilia esportiva. Além disso, a Câmara Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o varejo brasileiro tenha faturamento de R$ 1,51 bilhão neste ano, apenas com itens relacionados à Copa da Rússia.

A feira ainda contará com uma série de bate-papos paralelos, com temas como o conhecimento das mulheres em relação ao futebol, o racismo na Copa do Mundo e o futuro das publicações sobre futebol.

Há ainda, dentro do prédio, a exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”, mostra temporária que usa o primeiro título mundial conquistado pela Seleção Brasileira para falar sobre o contexto econômico, social e cultural do planeta e tenta mapear, 60 anos depois, os principais efeitos da Seleção que apresentou ao mundo a dupla Pelé e Garrincha.

A Foot será realizada no próximo sábado (23/06), das 10h às 17h, na área externa do Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A entrada será gratuita.