Conteúdo Especial

Pulso revela que 61% se sentem enganados na Black Friday

Para grande parte da população, a data é um oportunismo do mercado, com empresas que enganam os consumidores subindo o preço antes do dia, na famosa 'Black Fraude'.


O Pulso, que mede as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, entrevistou mais de 1500 consumidores para o levantamento da Black Friday 2023.  

A Black Friday se transformou em um dia tradicional de liquidações que atrai a atenção e também é considerado como início das vendas de Natal, funcionando como uma grande estratégia do varejo. O Pulso mediu, dessa forma, a opinião dos consumidores com questões que vão desde racionais e emocionais. De quem pretende comprar na Black Friday, 93% vêem a data como uma oportunidade para adquirir produtos ou serviços para si mesmos. 

A expectativa para a Black Friday deste ano revela que mais de um terço dos brasileiros (36%) acredita que as ofertas estão melhores do que em 2022, ao passo que, mais da maioria da população (58%) pensa que tudo vai continua igual ao último ano. Somente 6% não está otimista e concorda que será pior que o período anterior.

Entre os 6% que responderam ‘pior do que ano passado’, os motivos apontados foram menos dinheiro no bolso:, para 55%; descrença nas ofertas da Black Friday, para 27%; pretende economizar, com 3%; não viu produtos de interesse, com 3%.

Outros 11% relataram outro motivo, 11%, sendo a economia do país, para 6%; e aumentos dos impostos, mercado inseguro e promoção menos forte, com 2%, cada. 

Brasileiro ama promoção

63% das pessoas indicam os grandes descontos como benefícios da ocasião; 36% vêem vantagem em poder comparar muitos produtos com valores reduzidos; e 28% gostam do frete grátis oferecido pelas lojas durante o período. Também foram citados o acesso às marcas caras, para 15%; combos ou pacotes oferecidos pelas marcas que o consumidor gosta, com 12% e o cashback, com 6%.

Mas não gosta de ser enganado

Grande parte da população considera a data um oportunismo do mercado. 61% pensam que as marcas enganam os consumidores ao subirem o preço antes da data, na chamada “Black Fraude”; 37% concordam que os preços estão altos e a data não muda essa realidade; e 14% afirmam que nunca encontraram boas promoções na Black Friday. O recebimento do décimo terceiro salário influencia a compra de 13% que não vão comprar porque não receberam o valor no dia das ofertas.

Os consumidores informam também outras prioridades, com o olhar social e o meio ambiente ganhando pontos nesse movimento. 58% preferem comprar de marcas que possuem iniciativas sociais e ambientais; e 39% priorizam comprar de pequenos comércios para ajudar. 

Expectativa dos gastos

Mesmo com 55% declararando que estão com menor poder aquisitivo este ano, o consumidor se prepara para guardar dinheiro e buscar ofertas relevantes. Com isso, 58% do total pretende gastar mais de R$500 nessa edição da Black Friday.

Até R$50 – 1%

De R$50 até R$150 – 5%

De R$150 até R$250 – 9%

De R$250 até R$500 – 21%

De R$500 até R$1.000 – 25%

De R$1.000 até R$3.000 – 24%

De R$3.000 até R$6.000 – 7%

Mais de R$6.000 – 2%

Não sabem – 6%

Compras on-line

O e-commerce permanece como uma opção na hora de fazer as compras e lidera as opções on-line seguido dos marketplaces. Dos 5 primeiros colocados, sites de marca foram a última opção.

Mercado Livre – 52%

Marketplace de varejo – 43%

Amazon – 43%

Shoppe – 38%

Site de marca – 35%

PDV

Porém, experiências memoráveis, apenas o ponto de venda é capaz de proporcionar. Por isso, ao pensarem em nas compras nas lojas físicas para essa data, os brasileiros têm suas preferências por lojas de rua já conhecidas, com 41%; lojas em shopping já frequentadas, para 37%; passeio no shopping para ver as oportunidades, com 31%; decisão após ter conhecimento das promoções recebidas, 25%; lojas em que os vendedores informam sobre as promoções, para 16%; novas lojas para conhecer por um bom preço, com 7%; e não vão comprar em loja física este ano, com 15%.

O que está na cabeça do consumidor 

Na lista de compras para a Black Friday 2023, no TOP5 constam, principalmente, produtos do dia a dia como eletrodomésticos (35%); vestuário e utilidades domésticas (32%, cada); eletrônicos (26%) e calçados (27%). 

A lista completa contém 26 opções, com destaque para:

Metodologia

O-Pulso Black Friday 2023 foi feito em Outubro de 2023. A abordagem digital aconteceu com 1562 pessoas nos Estados SAO/POA/BHZ/RIO/SSA/CWB/BSB/REC/MAO/ ABS. Os respondentes se declararam como 52% feminino, e 48% masculino. Na pesquisa também são levantadas informações básicas sobre renda familiar, que resultaram no seguinte cenário: A++ 2%; A+ 5%; B1 16%, B2 27%; C1 20%; C2 12%; DE 3% e N/A 15%. O resultado apresenta 2,5% de margem de erro a 95% intervalo de confiança.

Foto: Depositphotos