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Primeiro dia do Rio2C teve Felipe Neto e Angélique Kidjo como destaques

O que era para ser um 'soft opening' se mostrou uma largada a todo vapor, com painéis plenos de discussões informativas sobre temas relevantes.


O que era para ser um “soft opening” se mostrou uma largada a todo vapor, com painéis plenos de discussões informativas sobre temas relevantes, acompanhados por um público ávido. Assim foi o primeiro dia do Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina, que teve destaques como as apresentações de Felipe Neto e Angélique Kidjo, no Global Stage, palco principal do evento (confira ao fim do texto uma seleção dos principais assuntos do segundo dia).

“O primeiro dia historicamente é nosso soft opening, mas parece que a gente voltou mais forte da pandemia, então essa abertura foi como um dia normal de programação”, disse Rafael Lazarini, fundador e CEO do Rio2C. “Tivemos quatro summits incríveis: o de inovação nos esportes, com a NWB, o de crypto e carbono, com a Forbes, o da economia dos criadores, com a Play 9, e o de conteúdo e marcas, com o Meio&Mensagem. É uma felicidade para todos nós ver nosso setor voltando, o mercado está muito potente, estamos muito otimistas com o que vem por aí.”

Presente no primeiro dia, o vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, classificou o Rio2C como um “patrimônio cultural do Estado” e destacou a importância do evento para reposicionar o Rio como capital da criatividade e da inovação.

A multipremiada cantora Angélique Kidjo foi responsável por encerrar a terça-feira na Cidade das Artes. No painel intitulado Vozes da Transformação, a artista e ativista beninense falou sobre a música como ferramenta de transformação social e a potência da cultura afrobrasileira.

“Cresci numa família em que meu pai foi o primeiro homem feminista que eu conheci. A filosofia dele era de que o ser humano não é uma cor e que a educação era importante para criarmos um mundo de paz. A educação, para mim, é central para deixarmos de sermos estúpidos”, afirmou Angélique.

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Celebridades e Influenciadores

O painel mais concorrido do primeiro dia — que encheu o Global Stage — foi estrelado por Felipe Neto, cujo canal no YouTube atingiu 45 milhões de seguidores nesta terça-feira — três vezes mais do que a audiência de qualquer canal a cabo no Brasil, como pontuou João Pedro Paes Leme, sócio de Felipe na Play 9 e mediador da conversa.

“O YouTube está se posicionando no ambiente digital como a TV aberta sempre se posicionou: é hoje onde você encontra conteúdo gratuito, com potencial para atingir todas as camadas da população”, disse o influenciador e empresário. “Hoje, os jovens não têm mais o hábito de ligar a TV na Globo. Eles conectam algum aparelho no YouTube. Essa janela de oportunidade que eles estão explorando está causando uma mudança profunda.”

Felipe também afirmou que o maior desafio da internet não é como explodir, mas o que fazer depois. “Milhões explodem com um meme ou algo pontual, mas a partir daí há pouquíssimo tempo para conseguir convencer as pessoas a continuarem te acompanhando.”

A criação de memes e de conteúdo viral de humor foi tema também do painel que abriu a programação do Global Stage e reuniu influenciadores responsáveis por engajar milhões de seguidores.

Alan Pereira, do perfil Saquinho de Lixo, Gabriel Felix, idealizador do Meme Awards, e Matheus Diniz, do @greengodictonary, debateram com o empresário Flávio Santos sobre o atual momento de uma profissão que foi inventada muito recentemente e agora enfrenta os desafios da profissionalização.

Entre os questionamentos lançados, eles falaram sobre a ausência de uma ciência ou método que possa guiar a função: “Meme é feeling, é momento, é identificar o assunto e pensar em algo novo para a sua comunidade”, resumiu Gabriel, que, assim como os outros participantes, teve a sua vida transformada por conta da nova profissão.

Um outro universo de criadores e espectadores — o que mora nas 6 mil favelas do Brasil, responsável por movimentar R$ 120 bilhões por ano na economia — foi tema do painel C de Criatividades: os ‘crias’ que criam na periferia, mediado por Ricardo Silvestre, criador da principal agência brasileira focada em influenciadores negros, a Black Influence.

A conversa reuniu Thamirys Borsan, influenciadora digital, atriz e cria do Complexo do Alemão, Nathaly Dias, conhecida como a “Blogueira da Baixa Renda”, e Andreza Delgado, baiana, e diretora criativa da “Irmãos Delgado”.

Elas debateram sobre a dificuldade de as marcas enxergarem o potencial de consumo na periferia. “Já ouvi falar de algumas marcas que favelado desvaloriza o produto. A gente acaba não conseguindo acessar alguns lugares de consumo e por conta disso precisamos criar os nossos próprios eventos”, contou Nathaly, criadora da PerifaCon, a primeira convenção nerd das favelas, que chegará à terceira edição após reunir 10 mil pessoas no último ano.

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Esportes e Tecnologia

A bilionária indústria do esporte, que representa uma porcentagem significativa do PIB do Brasil e segue crescendo exponencialmente, foi o foco do Summit Sports Innovation by NWB, que abriu o dia reunindo esportistas célebres e grandes players do setor para apresentar as tendências e os desafios do empreendedorismo esportivo para os próximos anos.

No painel Empreendedorismo Esportivo: Estratégias para o Sucesso Empresarial, Eduardo Tega, fundador da Sportheca — uma das principais fábricas de startups do esporte e do entretenimento na América Latina — apresentou o cenário atual das sportechs, as startups que unem tecnologia e esportes.

“O investimento global em sportstech triplicou em 2021 e seguiu aumentando em 2022 — estima-se que chegará a US$ 45 bilhões nos próximos cinco anos. O Brasil é um mercado em ascensão neste cenário — está em 8o lugar em termos de investimentos em sportstech e também está no top 10 em games.”

No mesmo encontro, Fabiana Murer — campeã mundial e Panamericana de salto com vara — falou de sua transição de atleta para empresária. “Me formei em 2004 como fisioterapeuta e, em 2016, quando deixei o esporte, fundei a Insport, clínica de fisioterapia esportiva. Eu queria colocar a mão na massa, e atender não apenas atletas de alto nível, mas qualquer pessoa.”

Outro painel a reunir atletas de destaque foi Vencendo o Jogo: A Relação entre Foco e Performance, no qual estiveram a campeã olímpica e mundial de vôlei Fernanda Garay, o piloto Rubens Barrichello e o surfista de ondas grandes Carlos Burle. Para um auditório lotado, eles falaram sobre as dificuldades que enfrentaram e como elas serviram de motivação para não desistir.

“A dificuldade e o fracasso são aquilo que você transforma em força. Não há como ter sucesso sem ter fracasso”, disse Barrichello. Fê Garay afirmou que os sacrifícios “vão criando uma casca para a gente conseguir alcançar os objetivos”. Já Burle lembrou da importância do autoconhecimento: “As milhões de quedas que eu tive, as derrotas, a falta de patrocínio podiam ter me parado. Mas não pararam porque eu fazia algo que vinha do coração, da minha própria essência.”

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Destaques do segundo dia

O segundo dia do Rio2C, nesta quarta-feira (12/4), será marcado por algumas das principais discussões políticas e mercadológicas do setor cultural na atualidade, além da presença de personalidades — como o cantor Gilberto Gil e o best-seller e futurista Brett King — e de executivos de plataformas como o YouTube, o TikTok e a Netflix.

Já na abertura, às 9h30, o Global Stage, palco principal do evento, recebe três dos novos secretários do Ministério da Cultura: Márcio Tavares dos Santos (Secretário-Executivo), Joelma Gonzaga (Secretária do Audiovisual) e Marcos Souza (Secretário de Direitos Autorais e Intelectuais). Eles falarão sobre a volta do MinC, as ações prioritárias da pasta e a retomada do investimento no setor cultural.

Joelma Gonzaga participará ainda de um dos debates mais esperados desta edição, Regulação do VoD – Como Ampliar a Presença do Conteúdo Brasileiro (12h), que discutirá as melhores políticas para garantir e ampliar a participação de conteúdo brasileiro, proteger os direitos autorais e equilibrar a concorrência no mercado de streaming, incluindo a coleta e disponibilização de dados para fins regulatórios. Também participará deste painel o diretor da Ancine Tiago Mafra, além de advogadas e executivos do audiovisual.

O astro Gilberto Gil repassará sua carreira no cinema e TV — incluindo documentários e realities — com o diretor Andrucha Waddington, em mesa que inclui também sua mulher e empresária, Flora Gil (no Global Stage, às 11h). A manhã terá ainda a conversa de Hugh Forrest, copresidente e diretor de programação do festival americano SWSW, no qual o Rio2C se inspirou, com a jornalista Sônia Bridi (StoryVillage, 11h30).

Um tema crucial – o aumento da diversidade e da inclusão tanto nas telas quanto por trás das câmeras – será debatido no painel Lições e Novos Caminhos para a Diversidade no Audiovisual (Change Makers, 11h45), que traz lideranças envolvidas de perto com o tema, como Viviane Ferreira, Presidente da Spcine, e Janaina Oliveira, Vice-Presidente da Apan (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro), para falar dos obstáculos enfrentados e das oportunidades para avançar em direção a um ambiente mais inclusivo em todas as áreas do setor.

Duas gigantes do audiovisual, a Netflix e a Globo terão painéis exclusivos no Global Stage para apresentar seus projetos — às 15h30 e às 17h30, respectivamente. A RioFilmes, empresa pública municipal de audiovisual, organizará o painel Filmar no Rio É um Bom Negócio: Experiências de Investimento em Filmagens na Cidade (Business Hall, Sala Riofilme, 10h30), com Veronica Stumpf, produtora da Paris Entretenimento, Joana Almeida e Sousa, Gerente Sênior da Amazon Studios, Daniel Celli, coordenador da Rio Film Commission, e Juliana Capelini, Diretora Executiva do Núcleo Kids & Family e de Longas na Conspiração.

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Música

A quarta-feira contará ainda com a apresentação de Lyor Cohen, CEO de música no YouTube e no Google (Global Stage, 14h). O executivo – ex-presidente da Def Jam, uma das maiores gravadoras de rap da história, e ex-CEO do Warner Music Group – falará sobre sua trajetória, sua visão sobre o futuro da indústria musical e como o YouTube se encaixa nele.

Outro representante de uma gigante dos vídeos online — Gabriel Simas, líder de Marketing de Música do TikTok na América Latina — discutirá as Redes Sociais e o Lançamento de Novos Artistas (Soundbeats, 12h), acompanhado de Thiago Pantaleão, cantor e compositor,

Rayane Brum, Especialista em Plataformas Digitais na distribuidora Altafonte, e Luci Moret, programadora musical da Rádio Mix Rio e embaixadora do Women in Music.

O colombiano Jorge Mejia, Presidente e CEO da América Latina da Sony Music Publishing e pianista clássico indicado ao Grammy Latino, conversa com Susan Butler (Music Confidential) sobre o incrível crescimento do número de fãs de música latina em todo o mundo e as tendências que o gênero musical pode seguir local e globalmente (Soundbeats, 16h).

Outros Temas

Em linha com sua proposta de unir todas as indústrias criativas, o Rio2C traz ainda na quarta painéis com temas diversos como Interseccionalidades: Arquitetura, Moda, Arte e Construção do Imaginário (Arts & Crafts, 12h), DNA, Ancestralidade e Saúde: Descobertas e Aplicações Práticas no Campo da Genética (New Frontier, 14h45) e Educação 5.0: Habilidades Humanas para a Era Digital (Future.U, 10h).

O australiano Brett King, pioneiro nas discussões sobre o futuro da indústria bancária digital e best-seller internacional, com obras como “Bank 2.0”, falará sobre A Ascensão Do Tecnossocialismo – Como a Desigualdade, a Inteligência Artificial e o Clima Irão Mudar o Mundo (StoryVillage, 17h15), tema de seu livro mais recente.

Maior encontro de criatividade da América Latina, o Rio2C acontece até domingo (16/4), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A programação completa e os ingressos estão disponíveis no site.

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