Experiência de Marca

A mídia tradicional está apostando no live marketing

Promoview quis saber um pouco mais sobre o porquê isso aconteceu, e bateu um papo com Michelle Reffo, gerente de Marketing do Grupo RIC Paraná, que se destacou esse ano na realização de ações de marketing promocional.

Já há algum tempo, a mídia tradicional tem feito uso das ferramentas de live marketing para apresentar sua grade de programação, ou, simplesmente para estar mais próxima de seu público. Em 2013, houve um aumento dessas ações.

Promoview quis saber um pouco mais sobre o porquê isso aconteceu, e bateu um papo com Michelle Reffo, gerente de Marketing do Grupo RIC Paraná, que se destacou esse ano na realização de ações de marketing promocional.

Graduada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Marketing e Comércio Exterior, Michelle possui ampla experiência na área de comunicação, nos segmentos de entretenimento, educacional, alimentício, hoteleiro, automobilístico e varejo.

Michelle Reffo.

Atuou em agências de publicidade como Elétrica, G/PAC Comunicação Integrada, CCZ e Bronx. Em sua vivência fora do Brasil, trabalhou na Euro RSCG em Nova Iorque, atuando junto à conta da Coca-Cola. Confira o que ela tem a declarar:

Promoview: A Record foi uma das primeiras emissoras de TV a fazer uso do live marketing para ativar uma programação, quando do lançamento do programa A Fazenda. Como você analisa essa questão?

Michelle Reffo: Todas as ferramentas são eficazes para gerar experiências com a marca. Trabalhando de forma off-line, junto ao público, temos uma resposta imediata do nível de engajamento. Já programas como a Fazenda, nos auxiliam a entender melhor o comportamento e tendências do nosso público.

Promoview: A RICTV Paraná também tem feito uso das ferramentas do marketing promocional para se aproximar do seu público. Por quê?

Michelle Reffo: A RICTV quer estar cada vez mais próxima da população, de todas as classes, e por isso busca estar presente no dia a dia das pessoas nas diversas formas possíveis.

O uso das ferramentas de marketing promocional tem nos auxiliado nessa questão e cumprido seu papel. É diretriz do Grupo RIC focar os trabalhos com enfoque regional, e o feedback só se tem quando se conversa direto com quem recebe as informações direto das plataformas. A RICTV e o Portal RIC Mais mantém ações específicas com a comunidade, e a aceitação do público tem sido positiva.

Promoview: No que o live marketing auxilia a mídia tradicional?

Michelle Reffo: O live marketing é uma ferramenta que tem um contato pessoal e direto com o consumidor, gera experiência, consolida a percepção positiva da marca. Ela auxilia a mídia tradicional a reforçar as mensagens que estão sendo divulgadas nos canais tradicionais de mídia.

Promoview: A Arena Mundo RIC é um exemplo clássico de live marketing. Qual o retorno desse tipo de ação a curto prazo?

Michelle Reffo: Hoje a Arena Mundo RIC é o principal evento do verão e conquistou seu espaço de interação com os veranistas no Paraná. É uma ação de referência que reforça a marca e busca conquistar a preferência com o público por meio de ações interativas em um momento de descontração.

PromoviewComo o público vê as ações de marketing promocional sendo feitas por uma emissora de televisão?

Michelle Reffo: Toda campanha de marketing tem que primar pela qualidade e o segmento de live marketing evoluiu muito, a ponto desses fornecedores serem grandes especialistas no contato pessoal com o consumidor. A marca de uma emissora de TV prima por essa qualidade e tem um feedback positivo das ações, por elas serem criativas, inovadoras e trazerem o telespectador para próximo da TV.

Promoview: Qual a maior dificuldade encontrada no momento da execução de uma ação de live marketing?

Michelle Reffo: A grande equação do segmento é achar o equilíbrio para o telespectador – ser agradável e não invasivo para que a experiência seja positiva e gere buzz.

Promoview: A Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil significam a possibilidade de expansão do setor promocional? Qual é a sua previsão para estes importantes eventos?

Michelle Reffo: Como as atenções estarão voltadas quase que exclusivamente para a TV em função desses grandes eventos esportivos, vamos nos movimentar e inovar muito para atrair esses telespectadores com a nossa programação local e nacional.

Iremos promover ações, promoções e entretenimento diversificados para impactar o maior número possível de pessoas. Teremos um mote muito amplo para criar ações e impactar o público de diversas formas e faremos isso com inteligência e ousadia.

Promoview: A comunicação integrada é uma saída para conquistar novos públicos?

Michelle Reffo: Sim. Cada vez mais o Grupo RIC tem utilizado suas multiplataformas para levar informações a todos os públicos, assim como as diversas ferramentas do marketing, assessoria de imprensa, a publicidade tradicional, e projetos específicos, como o Impar, um projeto realizado em parceria com o Ibope Inteligência, que avalia as marcas preferidas dos paranaenses em cerca de 50 categorias de produtos e serviços em diferentes regiões do Estado, finalizando com eventos presenciais de premiação e integração entre os principais executivos do mercado.