Entrevista

Head de Marketing da APAS Show revela bastidores da operação

Fabiano Benedetti compartilhou dicas para participantes e iniciativas de apoio ao Rio Grande do Sul em entrevista exclusiva ao Promoview

Falta pouco para APAS Show 2024, o principal evento do ramo de alimentos e bebidas nas Américas e a maior feira de supermercados do mundo! Na segunda-feira (13), as portas do Expo Center Norte, em São Paulo, se abrem para mais de 850 expositores. Este ano, mais de 200 empresas são internacionais, de 22 países diferentes.

Em conversa exclusiva ao Promoview, Fabiano Benedetti, Head de Marketing da APAS Show, conta um pouco dos bastidores da edição deste ano e o que as pessoas podem esperar do evento. Além disso, compartilha dicas para aproveitar a APAS ao máximo, e iniciativas de apoio às vítimas dos alagamentos no Rio Grande do Sul.

Fabiano Benedetti, diretor de marketing e negócios da APAS
Fabiano Benedetti, diretor de marketing e negócios da APAS Show

Como vocês se preparam para um evento dessa magnitude?

Fabiano: Às vezes todo mundo pensa que é rápido né? Mas, na verdade, a gente leva em torno de 15 meses para organizar esse evento. Então, a nossa preparação para 2025 já começou em fevereiro desse ano. São dois caminhos, em um a gente já se estrutura para o próximo ano e no outro a gente executa o ano.

A nossa organização é muito bacana. A gente tem um escritório de projetos e a gente tem toda uma metodologia do que a gente vai fazer para o ano que vem. E temos também o escritório de acompanhamento de cada uma das atividades com o fim de cobrir todas as demandas que um evento tão grande exige.

Então, a gente usa todas as ferramentas que hoje as grandes indústrias e empresas dispõe para garantir a melhor organização possível. Estamos falando de muitas empresas, de conexões internacionais, então a gente precisa ter antecedência.

Por que vocês optaram por quatro dias de evento?

Fabiano: Hoje, uma pessoa na APAS Show fica aproximadamente dois dias e meio, quase três, para poder fazer tudo o que ela precisa aqui. Então, como tem muita gente e muita oportunidade, ela precisa de mais de um dia para aproveitar ao máximo. Nós deixamos quatro dias justamente para poder ter essa possibilidade de visitar todos os expositores e fazer seus negócios.

O “show” no nome significa que vocês se inspiram em eventos de entretenimento?

Fabiano: Sim! Além de ter uma conexão forte com o mercado internacional, a gente também mostra que aqui cada um dos expositores faz o seu próprio espetáculo. Eles promovem ativações, experiências, criam uma ambientação, cenografia. Então, por isso que a gente chama de um show.

Eu sempre brinco assim, se você não foi na Disney, você vai chegar lá e falar “é ainda melhor do que falavam”. A gente brinca que a APAS Show é a mesma coisa. Eu posso te contar um milhão de coisas, mas quando você vem, você fala assim “poxa, é muito mais do que isso”. Então, isso que é o bacana do show aqui, porque realmente é um show gastronômico, um show de luzes, de cor, de cheiros, de aromas, de temperos, de visuais.

O que as pessoas podem esperar de novo na edição 2024?

Fabiano: No ano passado, estávamos ainda em processo de retomada da pandemia. Então temos mudanças importantes, inclusive na própria organização, pois este ano a organização está por conta da MCI. Toda a parte de produção, organização, está sendo pela MCI. E também, a nossa comunicação, que é pela WMcCann.

Dessa forma, mudamos inclusive o posicionamento da feira, juntamente com o trabalho da WMcCann. Atualmente, nosso posicionamento é ser o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios. A gente está nessa linha de festival, de ter várias ações simultâneas, várias ativações. Queremos viver esse live marketing aqui com todo mundo.

Cada vez mais, queremos provar que as empresas podem gerar ativações importantes e, ainda mais, gerar negócios. Esse é o nosso DNA. Então, essas mudanças são muito importantes, do ponto de vista do marketing e de estrutura. Além disso, esse ano teremos um sexto pavilhão. No ano passado eram cinco pavilhões, então, estamos trazendo ainda mais expositores e dando oportunidade para pequenas empresas.

Como está a expectativa para o evento deste ano?

Fabiano: Nós temos uma expectativa de superar em torno de 15% o número de visitações do ano passado, que já foi muito alto. As feiras estão ganhando uma conotação extremamente importante, principalmente nesta linha de geração de negócios. O nosso congresso de gestão também já está com quase a capacidade total. Acredito que até hoje a gente consiga ter 100% do congresso fechado. Estamos falando de 4 mil lugares.

A expectativa é essa, mas todos os anos eu erro (risos). Então, eu prefiro nem falar em números. Mas é maravilhoso, quando chega o momento de viver algo que você idealizou por tanto tempo. Conseguir ver isso estruturado, montado, é uma satisfação enorme.

E para o Prêmio Stand APAS Show POPAI 2024?

Fabiano: A premiação conjunta com o Popai é um momento muito legal do evento. O Popeye organiza um grupo de jurados técnicos, são quase 50 pessoas. Esses jurados visitam as empresas que, previamente, já se cadastraram e se credenciaram para participar nas suas respectivas categorias. Os jurados avaliam na segunda-feira, na sequência, na terça, nós sinalizamos com flâmulas as empresas que são as finalistas. Por fim, na quarta-feira, a gente entrega os prêmios para que, na quinta-feira, eles possam levar para os seus estandes e mostrar para os seus clientes também.

É bem legal porque valoriza o trabalho de quem faz uma excelente vitrine, ação promocional, exposição dos produtos ou até uma interação daquilo que está sendo promovido. Assim, a gente acaba valorizando os profissionais de marketing e todos os que estão em torno deles.

E qual é o seu momento favorito da APAS Show?

Fabiano: Acho que o Congresso da APAS, ele é muito completo. Ele gera informações muito ricas para o setor do supermercado e do varejo. A gente tem um trabalho de estabelecer trilhas de conhecimento que não sejam apenas trilhas futuristas, nas quais as pessoas vão falar “ah, isso aqui não é para mim”. A nossa preocupação é mostrar onde que está o horizonte, mas colocando também o que pode ser aplicado hoje.

Além disso, demonstrando esse conhecimento na prática, para que seja aplicado no dia a dia. Com o fim que o participante tenha a visão do futuro, conheça as tendências, e consiga também aterrissar isso, levar para a sua empresa. Seja ela uma empresa pequenininha ou uma mega empresa. Eu acho que isso é um grande legado que a gente deixa aqui para o nosso setor.

Você tem dicas para o pessoal aproveitar o evento ao máximo?

Fabiano: Claro! É um evento muito grande, então a gente pede, primeiramente, para as pessoas entrarem no site da APAS Show ou baixar nosso aplicativo. Por lá, dá para estudar o mapa do evento, escolher as empresas que você quer visitar.

A gente recomenda que, realmente, os visitantes procurem no que vão focar, entrem em contato previamente com esses expositores e organizem uma agenda. Por vezes, esses expositores oferecem algum tipo de promoção ou benefício para quem visitar, então é legal procurar antes e ver o que interessa.

Após cumprir a missão de procura, veja os estandes das empresas que você tem curiosidade, que possam agregar à sua empresa também. Então, se planejar é muito importante, porque senão você chega aqui e é tanta coisa para ser vista, que você pode sair com aquela sensação de “não consegui ver tudo”.

Considerando o cenário das últimas semanas, a APAS irá arrecadar insumos para o Rio Grande do Sul?

Fabiano: Certamente! Nossa primeira medida foi entrar em contato com os nossos expositores que são do Rio Grande do Sul. Demos toda a assistência, oferecendo a devolução dos recursos para quem não pode comparecer ou então a remarcação para o próximo ano.

Estamos analisando como podemos aproveitar o movimento da APAS Show para arrecadar doações de forma organizada. Isso está sendo tratado pela própria APAS institucional, e, em breve, devemos divulgar como vai funcionar.