Por todo o país

Marcas se mobilizam para levar doações ao Rio Grande do Sul

Conheça algumas iniciativas e saiba como ajudar com doações de materiais ou doações em dinheiro

Diante da catástrofe natural no Rio Grande do Sul, empresas e organizações unem esforços para arrecadar doações em todo o país. A mobilização surge como resultado ao impacto sem precedentes dos temporais, que afetaram 401 dos 497 municípios gaúchos — cerca de 80,6% do território estadual. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado na terça-feira (7/5), são 95 mortes confirmadas e 131 pessoas desaparecidas.

Além disso, 48.799 pessoas deixaram suas casas e estão em abrigos. No entanto, o governo contabiliza um total de 159.036 cidadãos na condição de desalojados. O desastre deixou, até o momento, 1,4 milhão de pessoas afetadas pelo desastre.

Alagamento Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução Reuters/ Amanda Perobelli

Por isso, é o momento de todas as pessoas manifestarem a solidariedade como puderem.Diversas marcas se prontificaram para ajudar com ações e doações, com o fim de ajudar as vítimas das devastadoras chuvas que atingiram o estado. A lista abaixo traz algumas opções de como doar, mas sugerimos que, antes de fazer qualquer doação em dinheiro, certifique-se se a conta ou empresa é confiável.

Doe pelo Mercado Pago

Por meio do Botão Doar, disponível no aplicativo do Mercado Pago, os usuários podem contribuir de forma rápida e segura. Dessa forma, os recursos serão destinados a ONG Ação da Cidadania para arrecadar recursos para distribuir alimentos, água potável e outros itens para as famílias afetadas pelas fortes chuvas.

Doe pelo Sicredi

As doações recebidas por meio de chave pix disponibilizada pelo Sicred serão destinadas à compra de recursos e mantimentos. Para contribuir, os interessados podem enviar suas doações voluntárias para a chave Pix [email protected], conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi.

Panvel dobra doações do troco

Por meio da iniciativa “Troco amigo”, os interessados podem doar o valor do troco da compra às vítimas do alagamento. Da mesma forma, é possível escolher essa opção nas compras feitas pelo site. A cada 1 real doado, a rede farmacêutica também doa 1 real, dobrando as arrecadações.

Doe nas lojas CVC

As mais de mil lojas da CVC no Brasil são pontos de coleta de doações. As lojas aceitam doações de roupas, calçados, toalhas, cobertores e lençóis. A ação é uma parceria com a Jamef, empresa que atuará na coleta dos itens, e com as companhias aéreas Latam, Azul, Gol, responsáveis pela entrega das doações. Veja o endereço mais próximo.

Doe nas lojas Riachuelo

Desde terça-feira (7/5), todas as 330 lojas Riachuelo se tornaram pontos de coleta de itens para doação. As arrecadações serão enviadas ao Rio Grande do Sul em parceria com a Cruz Vermelha, garantindo a chegada de todos os produtos nos locais necessários de maneira ágil. Até o momento, a Riachuelo já doou mais de 85 mil peças de vestuário, cama e banho.

Doe nas lojas C&A

Todas as 330 lojas físicas da C&A pelo Brasil são pontos de coleta de doações. Além disso, a marca irá disponibilizar as peças doadas do Movimento ReCiclo para as famílias gaúchas. Com o fim de ampliar o suporte às pessoas afetadas, o Instituto C&A também promove campanha de arrecadação via PIX. Os interessados em contribuir podem doar diretamente para a ONG Cáritas utilizando o CNPJ 33.654.419/0010-07, operado pelo Banco do Brasil.

Opus Entretenimento coleta doações

A Opus Entretenimento recebe, até quinta-feira (09/05), doações de fraldas, remédios, roupas, cobertores, toalhas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas de cama e ração para animais. Os produtos doados seguirão, então, ao Rio Grande do Sul, na sexta-feira (10/05). Veja os endereços:

  • São Paulo: Vibra São Paulo, no Teatro Bradesco, e no Teatro Sabesp Frei Caneca;
  • Porto Alegre: Teatro do Bourbon Country;
  • Florianópolis: Arena Opus.

Alagev reverte valor de curso em doação

Com o fim de ajudar as vítimas das chuvas que devastaram cidades do Rio Grande do Sul, a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) doará toda a renda líquida das vendas do curso online ‘Política de Viagem’. A reversão será válida para inscrições até o dia 10 de maio, para apoiar as vítimas do estado. O público-alvo do curso são pessoas que atuam ou desejam atuar na gestão do Programa de Viagens.

Doe nas lojas Tumelero

As 27 lojas da Tumelero, rede gaúcha de materiais de construção, são pontos de coleta para itens de primeira necessidade. A ação conta com o apoio da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Os interessados podem levar doações de roupas e alimentos a esses endereços.

Correios recebe doações em 9 estados

Desde terça-feira (07/5), todas as agências de correio de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal recebem doações. Algumas agências do Rio Grande do Sul também aceitam doações. Doe: alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário.

Canal oficial de doações

Atualmente, o SOS Rio Grande do Sul é o canal oficial para as doações, promovido pelo governo gaúcho. As doações são via PIX e destinam-se ao apoio humanitário às vítimas das enchentes. A chave Pix para as doações é 92.958.800/0001-38 (CNPJ).