Mídia

Mercado Livre promove "Feira Preta Online"

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Feira Preta, responsável por mapear e acelerar o afroempreendedorismo no Brasil.<br />  

Um mês antes da Feira Preta 2018, o maior evento de empreendedorismo e cultura negra da América Latina, o Mercado Livre promoverá a venda dos produtos da Feira em seu site.

A ação visa aumentar a visibilidade dos afroempreendedores na plataforma e reunirá 150 produtos de marcas como Boutique de Krioula, Candaces, 16 Toneladas e Nó da Nega. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Feira Preta, responsável por mapear e acelerar o afroempreendedorismo no Brasil.

Para destacar a novidade ao consumidor, o Mercado Livre terá, até 28 de outubro, uma sessão especial no site dedicada ao tema.

“Pesquisas indicam que os negócios digitalizados lucram até 20% mais que os negócios não digitalizados. A parceria com o Mercado Livre ofereceu aos empreendedores negros que participaram do Afrolab em São Paulo, programa da Feira para capacitação técnica e criativa de empreendedores, a oportunidade de se apropriarem de ferramentas para estarem inseridos no ambiente online vendendo seus produtos de forma competitiva. Destacar produtos feitos por pessoas negras é também reconhecer a potência criativa desta população, que hoje representa mais da metade dos brasileiros. Estamos muito animados com este projeto.”, afirma Adriana Barbosa, fundadora do Instituto Feira Preta que, desde setembro deste ano, recebe apoio do Mercado Livre como Fellow Ashoka.

Workshop de capacitação

Para contribuir com o desenvolvimento das vendedoras, o Mercado Livre reuniu no dia 11 de outubro, cerca de 50 empreendedores na sede da companhia, em São Paulo, para um worskshop de capacitação.

Além de conhecer mais sobre a plataforma, os participantes discutiram as principais tendências de moda e consumo para 2019, aprenderam sobre técnicas de venda e meios de pagamento, com orientações sobre como aumentar a exposição dos seus produto a partir da descrição dos anúncios, e sobre como potencializar seu negócio nas redes sociais, em oficina ministrada pelo Facebook.

“Com a missão de democratizar o comércio eletrônico, o Mercado Livre está impulsionando os empreendedores da Feira Preta, além de outros milhares na América Latina, por meio de capacitações e campanhas que visam dar visibilidade para produtos que geram impactos positivos para a nossa sociedade.”, afirma Laura Motta, Especialista em Sustentabilidade do Mercado Livre.

Após o mega sucesso do ano passado, com mais de 20 mil pessoas lotando o evento, a Feira Preta 2018 volta ao centro de São Paulo com entrada livre e gratuita nos dias 18, 19 e 20, na Praça das Artes, que fica na Av. São João, 281, perto das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.

Além da feira de produtos e serviços de empreendedores negros, a programação traz atrações nacionais e internacionais. Shows de Elza Soares, Luedji Luna, Rincon Sapiência, RAP Party, Preta Rara, Baile Black Bom, as festas Jah!Spora e Batekoo SP já estão confirmados.

A programação completa pode ser conferida no site.