Google fecha parceria com Renault, Nissan e Mitsubishi

24/09/2018


Em mais um capítulo da saga “O Google ainda vai dominar o planeta”, a empresa do Vale do Silício anunciou hoje ao Wall Street Journal uma parceria com a Renault, a Nissan e a Mitsubishi que vai tornar o Android o principal sistema operacional dos veículos das três fabricantes.

Considerando que o trio de companhias forma a maior aliança automobilística do mundo no campo de vendas com vendas semestrais superiores a 5,5 milhões de carros, o acordo é um grande passo do Google dentro do mundo do transporte.

Previsto para começar a acontecer de fato à partir do ano de 2021, o negócio inclui a construção do sistema de infotenimento dos carros das marcas à partir da programação do Android, o que inclui o acesso ao Google Maps, o assistente de voz do Google e à Play Store pelo menu de navegação dos veículos.

Ao Wall Street Journal, o trio de fabricantes afirma que o que levou a aliança a formar a parceria com o Google foi a questão da comodidade, já que seus consumidores estão acostumados a usar diariamente os múltiplos produtos da empresa. Ao mesmo tempo, o acordo fortalece a tendência das marcas de veículos em fechar parceria com empresas de tecnologia para construir seus sistemas operacionais, uma medida que não só terceiriza diversos segmentos da fabricação dos novos modelos como também permite que outras companhias tenham acesso a novas montanhas de dados dos usuários.

Ainda que esta seja a parceria mais importante até o momento no meio para a empresa, a parceria simultânea com a Renault, a Nissan e a Mitsubishi não é o primeiro negócio que o Google faz no campo automobilístico. No ano passado, a companhia fechou negócio parecido com a Volkswagen e a Volvo, prevendo o mesmo uso do Android como sistema operacional dos carros destas marcas.

Fonte: Redação Promoview.