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Association Engagement Index mede o engajamento de associações brasileiras

A pesquisa global conduzida pela MCI incluiu 118 países e 51 associações sendo que, no Brasil, 1021 participantes de 15 setores distintos foram ouvidos.


A MCI, empresa global com mais de 30 anos de atuação na área de marketing e eventos, em mais de 30 países, inclusive no Brasil, apresentou a Association Engagement Index Brazil 2023, um estudo exclusivo e único no Brasil que mede a força do relacionamento e o resultado de táticas de engajamento de associações de classe através da visão de seus membros, apontando onde as instituições deveriam melhorar parar atender as expectativas dos seus associados.

A pesquisa em nível nacional aconteceu entre março e julho deste ano, com 1021 entrevistados entre membros e clientes de 15 associações diferentes dos setores de agronegócio, contabilidade, energia, indústria, marketing, medicina, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Varejo. 

Igor-Tobias, Managing Director MCI Brasil.

A pesquisa teve como base uma metodologia 100% online e anônima. No âmbito global, o estudo semelhante realizado em 2022 envolveu 118 países e 51 associações, tendo ouvido 12.700 pessoas.

Da amostra consultada, 29% têm até 2 anos de relacionamento com a associação; 30% de 3 a 10 anos; 36% mais de 11 anos. Em âmbito geral, o nível de engajamento com as associações é considerado moderado no Brasil. Uma vez que a reputação e a especialização no assunto são consideradas altas, mas requer melhorias no que se refere a acesso, inovação e representação das necessidades individuais quando a análise e volta para associações empresariais. 

“Para melhorar a performance das Associações e Sociedades de Classe, é essencial personalizar as jornadas dos associados e empresas, permitindo que eles escolham os canais de preferência para eventos e demais iniciativas da entidade. Os produtos e serviços devem oferecer essa flexibilidade, abrangendo todas as preferências. Não é mais viável esperar que os associados se adaptem às nossas escolhas, é nossa responsabilidade adaptar nossas ofertas para cada perfil, impulsionando o progresso e a excelência da experiência”, disse Renata Pozza, diretora de Soluções para Associações da MCI Brasil.

Renata destaca que, o que fica evidente com a pesquisa ao se comparar o Brasil com o restante do mundo é que os desafios são semelhantes, mas que há também outro desafio: ações presenciais x ações virtuais.

O Brasil chamou a atenção para o resultado do levantamento referente à preferência por eventos online. Enquanto no restante do mundo, 16% preferem essa opção, o Brasil ficou com 23%; ao analisar os eventos presenciais, o Brasil ficou com 19% e o restante do mundo 27%. No entanto, quando a análise é sobre ações híbridas (online e presencial), o Brasil se equipara ao restante do mundo, com 58% e 56%, respectivamente. 

E quando o assunto canaliza para os formatos dos eventos o cenário é o seguinte: conferências e congressos têm 48% da preferência pelo presencial; eventos de networking dividem 37% presencial e 39% híbridos; comitês e grupos de interesse têm o seguinte cenário: 18% presencial, 30% online e 45% híbridos. 

Renata-Pozza, Diretora de soluções para Associações MCI Brasil.

Estamos em uma País que precisa do contato, da presença. É natural que esses indicadores tendam a privilegiar as ações presenciais”, acrescenta Renata.

“Essa bússola para as associações é uma oportunidade para repensarem suas estratégias para 2024. Não basta fazer, é preciso entender anseios do seu público para entregar aquilo que a fará ser ainda mais forte”, ressalta a executiva que destaca dica para associações: “concentre suas ações nos 3C´s do Engajamento: Choice (Escolha); Channel (Multicanal) e Customization (Customização), isso certamente vai gerar mais engajamento e consequentemente maior representatividade”, reforça ela.

“Foi muito bom, pois os dados nos ajudam a entender melhor nossos membros e associados, nos permitindo atuar de forma cada vez mais eficaz. Uma entidade representativa deve sempre estar atenta a seus pontos fortes e áreas de otimização. Certamente esse trabalho contribui para a tomada de decisões estratégicas na condução das nossas atividades.”, completou o executivo Daniel Sakamoto, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que aceitou participar do levantamento.

A análise e aprofundamento dos resultados da pesquisa serão apresentados no evento “Highlights Conecta A Weekend. Além dos números: como os resultados da pesquisa nacional do mercado associativo podem impulsionar a performance da sua associação“. A realização é da comunidade Conecta Associações by MCI Brasil, exclusivo para líderes e gestores de associações e sociedades de classe convidados.

O relatório completo pode ser acessado aqui.