Experiência de Marca

The Globes no Brasil na visão de Michael Andrade

Promoview inicia a jornada que vai cobrir a entrega do The Globes, organizado pela MAA - Marketing Agencies Association. Representantes de vários países estarão no Rio de Janeiro de 19 a 21/10 para, ao lado dos brasileiros, participarem de uma conferência e da entrega dos prêmios.

Promoview vai cobrir a entrega da maior premiação de marketing promocional do planeta, o The Globes, organizado pela MAA Marketing Agencies Association em tempo real. Representantes de agências de marketing de vários países estão no Rio de Janeiro para, ao lado dos brasileiros, participarem de uma conferência e da entrega dos prêmios.

Pagina especial marca mais uma cobertura internacional do Promoview

Chamar Michael Andrade de embaixador do marketing promocional brasileiro no Exterior não é nenhum exagero. O publicitário, que aos 26 anos de idade fundou a agência Marketing Vision, tem experiência na realização de eventos nos principais países do mundo. Já levou brasileiros da sua equipe para ações na Ásia, EUA, Europa e América Latina.

Foi por intermédio da Ampro que conheceu o evento The Globes, principal premiação da disciplina, com mais de 20 anos de existência. Não sossegou enquanto não trouxe o board para premiar os melhores do mundo do meio promo no Brasil. O sonho se concretizou, graças a muito esforço, e o The Globes aterrissa no Rio de Janeiro, no mês de outubro, junto com grandes nomes do marketing global.

Michael Andrade, da Marketing Vision, boarder da MAA no Brasil (foto: Usina da Comunicação)

Promoview: Como foi este trajeto de aproximação com a MAAW até a realização do The Globes no Brasil?

Michael Andrade: A conexão com o marketing promocional existe desde o início da minha carreira. Com o crescimento da Marketing Vision, fui convidado para fazer parte do board do MAAW, numa época em que não haviam brasileiros na associação. Os representantes dos 24 países-membro reúnem-se duas vezes por ano, uma para treinamentos e outra para a entrega da premiação. Numa destas oportunidades, eu apresentei o Brasil como destino potencial para receber o evento e, a onda positiva em função da Copa e dos Jogos Olímpicos, fez com que a possibilidade fosse muito bem aceita. Esta será a primeira vez que a premiação do The Globes acontece fora dos EUA.

Promoview: Este é um importante passo para mostrar às empresas estrangeiras, “in loco”, o potencial do mercado promo brasileiro para a realização de atividades durante os eventos que vem por aí. Quem já está confirmado para o evento?

Michael Andrade: Sem dúvida. Teremos aqui CEOs, presidentes, executivos de grandes empresas e agências, e é uma oportunidade importante para demonstrar o potencial empreendedor do marketing promocional brasileiro. É um passo para a nossa integração no cenário global e os players do mercado têm muito o que se beneficiar com ele. Contaremos com executivos de empresas como Google, Digitas, Colmeia Digital e Hybris. Esperamos cerca de 150 participantes e, destes, 75% serão estrangeiros.

Promoview: O que você já pode adiantar sobre os cases internacionais que concorrem ao The Globes? Que tendências são percebidas na forma de fazer marketing promocional?

Michael Andrade: Os cases concorrentes mostram a necessidade de se fazer investimentos criativos para ter soluções com custos menores e de grande impacto, usando, fundamentalmente, o marketing digital. Isso já aparece refletido nos cases brasileiros.

Ter uma estratégia promo com abordagem digital, além de atingir o target com muito mais precisão, permite mensurar melhor os resultados. Lembro de uma ação de PDV realizada na Austrália para uma cerveja local que foi distribuída de graça. Para definir quem ia receber o “grátis”, foi criado um app no Facebook e um grupo de consumidores, selecionados pelo perfil estabelecido pela empresa, recebia um voucher para trocar no supermercado.

A ação foi um sucesso, a solução foi simples, o resultado foi perfeitamente controlado e a economia foi grande – além, claro, da relação estabelecida com quem efetivamente fez a troca.

Promoview: A MAAW tem uma iniciativa chamada Global Academic Challenge, cujo principal objetivo é qualificar os futuros CEOs e dirigentes de marcas e agências com os princípios do marketing promocional. Como você enxerga a mão- de-obra no Brasil nesta disciplina?

Michael Andrade: É fato que há dificuldades para recrutar mão-de-obra qualificada no Brasil para projetos de marketing promocional, e este foi um dos motivos porquê trouxemos o Global Academic Challenge para cá em 2010.

O desafio global do ano passado foi a criação de uma organização que auxiliasse jovens a arrumar empregos. A ação vencedora foi brasileira, de estudandes da ESPM do Rio de Janeiro, que propuseram a criação de uma ONG para qualificar jovens que estão em casas de detenção por meio de cursos profissionalizantes. Os estudantes foram à Washington receber o prêmio e o projeto está sendo ampliado para outras universidades.

O objetivo é fazer a perfeita conexão entre teoria e prática: utilizar o conhecimento adquirido na universidade para desenvolver um projeto de marketing e oferecer aos participantes oportunidades de estágio e visibilidade em agências de marketing promocional. É a forma como o MAAW enxerga ser possível qualificar os profissionais e, consequentemente, o mercado.

O The Globes acontece no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, de 19 a 22/10. Para mais informações e inscrições, clique aqui.