Experiência de Marca

Starbucks inaugura pagamento com smartphones

A rede de cafeterias Starbucks lançou um sistema, em mais de 7.800 lojas nos Estados Unidos, que permite o pagamento de compras por intermédio de smartphones. A utilização de smartphones para compras fora do ambiente virtual pela Starbucks marca uma das primeiras implementações da tecnologia com este intuito.

A rede de cafeterias Starbucks lançou um sistema, em mais de 7.800 lojas nos Estados Unidos, que permite o pagamento de compras por intermédio de smartphones. A utilização de smartphones para compras fora do ambiente virtual pela Starbucks marca uma das primeiras implementações da tecnologia com este intuito.

O sistema é destinado a membros do cartão de fidelização Starbucks, que podem usar o Blackberry ou iPhone para fazer pagamentos por intermédio da apresentação de um código de barras disponível na tela do dispositivo a um scanner, ao invés de utilizar o cartão de fidelidade.

Brady Brewer, chefe do programa de fidelidade da Starbucks, afirmou ao jornal Financial Times que uma em cada cinco transações na Starbucks no último ano foram pagas por intermédio do cartão de fidelidade, que está ligado a um programa de recompensa. O responsável acredita que esta aposta “ampliará a forma como os clientes Starbucks experienciam e utilizam o cartão”.

A empresa revelou que em 2010 os clientes consumiram utilizando os cartões de fidelidade Starbucks mais de 1,5 bilhões de dólares, um aumento de 21% em relação a 2009, depois de ter sido lançado o primeiro programa de recompensa. Mais de um terço dos clientes norte-americanos utiliza smartphones, dos quais cerca de três quartos usam Blackberries ou iPhones.

Gostou da forma utilizada pela Starbucks para fidelizar clientes? Comente.