Entrevista

Quem Disse, Berenice? demonstra o poder da escuta ativa e da autenticidade em nova campanha

Carolina Carrasco, Diretora de Comunicação, e Mirele Martinez, Diretora da Categorias Make, explicam o movimento de olhar para o passado da marca

Quem Disse, Berenice? celebra os best-sellers da marca em seu novo movimento QDB HITS, que coloca a voz de sua comunidade, as Berês, como centro da narrativa. Com o conceito “Quem disse? Você disse!”, a campanha não é sobre realizar um relançamento de produto, mas sim em trazer a autenticidade e a experiência da consumidora para o centro.

Em entrevista recente ao Promoview, Carolina Impelizieri Carrasco, Diretora de Comunicação Boticário e QDB e Mirele Agustinho Martinez, Diretora da Categorias Make, falaram sobre o movimento de olhar para o passado como forma de inovar e a importância da estratégia para o branding da marca.

Folder da campanha HITS da marca quem disse berenice
Foto: Divulgação

 “Aqui na Quem Disse, Berenice? entendemos que inovar não é, necessariamente, inventar algo novo — mas, muitas vezes, olhar para dentro de casa e revisitar nosso portfólio com um olhar atual, aprimorando a performance dos produtos e adaptando-os ao comportamento atual do consumidor. O movimento de QDB HITS nasce justamente dessa preocupação e da nossa relação com o público. São produtos que atravessaram fases, tendências, mudanças de comportamento, e continuam na rotina dos nossos consumidores”, explica Mirele Agustinho Martinez, Diretora da Categorias Make.

Campanha “QDB Hits”

Na ação HITS, a Quem Disse, Berenice? transforma avaliações autênticas de consumidoras em novos claims de seus produtos, valorizando a qualidade percebida e reforçando o vínculo emocional do público com itens que marcaram sua memória afetiva.

Mirele Agustinho Martinez, Diretora da Categorias Make. Foto: Divulgação

Vivemos um momento em que a beleza está profundamente conectada à emoção, à identificação e principalmente às tendências, que mudam rapidamente com as redes sociais. Trazer esses HITS para o centro da narrativa, reconhecendo sua história e o papel que ocupam na rotina de milhares de pessoas, é uma forma potente de olhar para trás como um caminho para seguir inovando e respondendo às necessidades da consumidora de beleza. É reconhecer que o passado, quando bem compreendido, é um grande guia para o futuro

Mirele Agustinho Martinez, Diretora da Categorias Make.

Estampar as falas das consumidoras nos próprios produtos transformou a experiência de compra em um gesto de pertencimento, criando uma comunidade em torno de vivências compartilhadas e destacando o compromisso da marca com a escuta ativa:

“Transformar comentários verdadeiros em conteúdo criativo não é só uma escolha estética, é uma decisão estratégica que reforça nossa essência democrática e próxima. Isso demonstra, concretamente, nosso compromisso com a transparência e a escuta ativa do consumidor. A consumidora quer verdade, quer se ver representada, quer se sentir ouvida — e essa campanha responde exatamente a isso”, diz Carolina Impelizieri Carrasco Diretora de Comunicação Boticário e QDB.

E complementa: “isso gera uma conexão mais genuína e confiável, pois a recomendação não vem da marca, mas daqueles que realmente usam e amam os produtos. A consumidora se identifica com as experiências compartilhadas, sentindo que sua própria opinião e feedback são valorizados e fazem parte da narrativa da marca”.

Como parte da ação, e para amplificar a mensagem principal, a QDB também entrou na trend viral das maxisacolas, transformando-as em out-of-home com os reviews sinceros da comunidade. A campanha também adota uma estratégia TikTok First com grandes influenciadores da plataforma.

Da esquerda para a direita estão as influenciadoras Malu Camargo, Jessie Shen, Sofia Santino e Luiza Parente. Foto: Divulgação

O branding por trás de “quem disse? você disse”

Indo em um caminho contrario à promessas institucionais e discursos aspiracionais, a assinatura “Quem disse? Você disse” representa o reposicionamento da estratégia a longo prazo de branding da marca, que busca o compromisso com a autenticidade e com manter o consumidor no centro das narrativas, como dito anteriormente.

Carolina Impelizieri Carrasco Diretora de Comunicação Boticário e QDB. Foto: Divulgação

Nosso objetivo a longo prazo é construir uma marca profundamente conectada à sua comunidade, baseada na confiança mútua e na co-criação. Queremos continuar trazendo cada vez mais escuta. Trazer a consumidora para o centro da narrativa, reconhecendo o poder da opinião dela, é a nossa forma de fortalecer vínculos, nos aproximar ainda mais da nossa comunidade e construir branding com verdade.

Carolina Impelizieri Carrasco Diretora de Comunicação Boticário e QDB

Produtos HITS

Os produtos eleitos como os “HITS” da campanha também apresentam insights sobre o comportamento das consumidoras, principalmente quando o assunto é a relação com a maquiagem no dia a dia.

“Eles revelam um padrão claro de escolhas: itens de alta performance, fáceis de aplicar, que funcionam em diferentes rotinas e estilos. É a consumidora que quer praticidade, mas não abre de fórmulas inteligentes para a sua rotina e de produtos que garantam um look conectado ao que há de mais novo no universo da maquiagem”, conta Mirele.

Da mesma forma, também foi possível enxergar a preferência por fórmulas inteligentes e que entregam longa duração. “Isso mostra que, mais do que modismos, a nossa comunidade valoriza aquilo que entrega de verdade. Não à toa, são produtos que conquistaram espaço nos nécessaires e resistiram à volatilidade das tendências. E esse comportamento reafirma algo que sempre acreditamos: o vínculo com a marca se constrói quando entregamos consistência e escutamos com atenção”, finaliza a Diretora da Categoria Makes.

Beatriz Maxima

Repórter

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.