Prêmio Comunique-se será dedicado a Ricardo Boechat

22/02/2019


“Oscar da Comunicação” vai reconhecer legado, trajetória e contribuição do profissional ao jornalismo e ao País.

A 17ª edição do Prêmio Comunique-se vai homenagear o jornalista e apresentador Ricardo Boechat, falecido na manhã do último dia 11, em acidente de helicóptero na rodovia Anhanguera, na Grande São Paulo, ao lado do piloto Ronaldo Quattrucci.

As principais premiações do mercado você confere aqui.

Maior vencedor da história da premiação, com 18 troféus conquistados entre 2006 e 2018, Boechat foi o único jornalista do País a figurar como “Mestre do Jornalismo” em quatro categorias do “Oscar da Comunicação”: “Âncora de Rádio”, “Âncora de TV”, “Colunista de Notícia” e “Nacional - Mídia Falada”.

A homenagem vai reconhecer o legado, a trajetória e a contribuição do profissional ao jornalismo e ao País. O Prêmio Comunique-se 2019 será realizado no dia 05 de novembro, em São Paulo, e vai agraciar os 27 maiores nomes da comunicação brasileira em 12 categorias.

“Perdemos um dos maiores comunicadores da nossa história. Ricardo Boechat praticava um jornalismo sério e era muito querido pelos pares e pelas massas. Foi o maior vencedor de todos os tempos do Prêmio Comunique-se. Nada mais natural e justo que prestarmos essa homenagem na edição deste ano.”, reconhece Rodrigo Azevedo, CEO do Grupo Comunique-se. “Faremos uma linda homenagem ao seu legado, à sua trajetória e à sua imensa contribuição ao exercício do bom jornalismo.”, adianta.  

Apresentador do Jornal da Band, da rádio BandNews FM e colunista da revista IstoÉ, Ricardo Boechat atuou em alguns dos principais veículos do País.

Nativo da mídia escrita, escreveu para jornais como O Globo, O Dia e O Estado de São Paulo. Ao longo da trajetória também conquistou evidência no rádio e na televisão.

Nos últimos anos, o jornalista ainda chamou a atenção nas mídias sociais: somente no Facebook, Boechat era seguido por 1,4 milhão de pessoas na fan-page que leva o seu nome. Modesto, em entrevista ao Comunique-se em 2013, Ricardo Boechat admitiu que não se via não um mestre, mas como um eterno aprendiz no jornalismo.

“Comandando os microfones da BandNews FM, ele não parou de ganhar títulos. No Prêmio Comunique-se, Boechat arrematou cinco troféus somente na categoria ‘Âncora de Rádio’. Uma quina de vitórias que ajudou a transformá-lo no maior ganhador da história do nosso ‘Oscar da Comunicação’.”, conclui Rodrigo Azevedo.

Novidades e temática

Com a proposta de valorizar as maiores estrelas nacionais da comunicação, o Prêmio Comunique-se 2019 aposta em inovações. A primeira delas é a mudança do mês de realização da cerimônia, que deixará de ser em setembro, como acontecia desde 2003.

A partir deste ano, o “Oscar da Comunicação” será realizado sempre nos meses de novembro. “Queremos premiar o trabalho dos profissionais durante o ano inteiro, não apenas até a metade dele. Para alcançar esse objetivo, alteramos por completo o cronograma de atividades: do lançamento oficial, às etapas de votação, apuração e divulgação dos indicados, finalistas e vencedores de cada categoria, todas as datas foram remanejadas.”, explica Rodrigo Azevedo.  

A segunda mudança é na categoria de “Âncora/Apresentador”, que neste ano passa a contemplar também apresentadores de talk shows, conteúdos opinativos, atrações de auditório e variedades, tanto de alcance nacional como regional, em emissoras de TV aberta ou em veículos pagos.

Outra novidade é na categoria “Digital” (antiga Blog/Tecnologia), que, agora, inclui a subcategoria “Jornalista Influenciador Digital”, voltada a sites de notícias ou de análises de fatos criados por jornalistas. Por fim, a última inovação será em “Correspondente Internacional”, que neste ano passa a fazer parte da categoria “Repórter”.

“As mudanças no Prêmio Comunique-se têm relação com este momento de transformações no jornalismo, em específico, e na própria indústria da comunicação como um todo. Estamos atentos e consideramos fundamental aprimorar constantemente a nossa premiação. O objetivo? Torná-la ainda mais democrática, ágil e inclusiva, prestigiando o profissional, o mercado e a indústria como um todo.”, finaliza Rodrigo Azevedo.

“Viajantes do tempo” será o mote do Prêmio Comunique-se 2019, inspirado na  icônica franquia de filmes “De volta para o futuro”, dirigida por Robert Zemeckis e estrelada pelos atores Michael J. Fox e Christopher Lloyd.

Votação

Como ocorre todos os anos, o início da temporada de votação do Prêmio Comunique-se 2019 vai acontecer em almoço de lançamento em 16 de julho.

Desse dia até o fim da noite de 04 de agosto, internautas do Brasil e do mundo assumem os postos de jurados.

Os votos do público fecharão as listas dos 10 indicados de cada uma das categorias e subcategorias.

A votação do Prêmio Comunique-se 2018 será reservada a usuários cadastrados no Portal Comunique-se. A participação poderá ser feita por meio de login com base nos dados registrados no site ou por meio do botão de integração com o Facebook.

Confira o regulamento.

Fonte: Redação.