Começou!

Prêmio Live 2024 divulga categorias e inicia fase de indicações

Em sua 5ª edição, a premiação mais desejada do brand experience traz 54 categorias e indicações gratuitas até 5 de abril.

Prêmio Live 2024 divulga categorias e inicia fase de indicações

A organização do Prêmio Live 2024 divulgou no site oficial as primeiras informações sobre a competição pelo prestigiado Megafone de Ouro, o troféu que simboliza a conquista e o reconhecimento de projetos, agências, profissionais e empresas que atuam em nosso mercado.

Esta será a quinta edição do prêmio, trazendo algumas novidades em termos de categorias e no processo de validação das indicações feitas pelos usuários. Na última edição foram mais de 20 mil profissionais engajados no processo de indicação e votação dos melhores do brand experience.

A fase de Indicações começa hoje, 15 de fevereiro, e vai até dia 5 de abril, totalizando 50 dias de recebimento e reforço de indicações nas 54 categorias em disputa nesta edição.

Cronograma 2024

O cronograma do Prêmio Live 2024 é dividido em três fases distintas: Indicação, Votação e Premiação. Mais uma vez, as categorias agrupadas em Cases, Enterprise e Pro.

As 54 categorias da edição foram reveladas através do regulamento oficial do Prêmio Live 2024, disponível no site. As datas das fases já haviam sido divulgadas:

  • Fase de Indicações: Esta etapa ocorre entre 15 de fevereiro e 5 de abril de 2024.
  • Fase de Votação: O período de votação será de 2 a 31 de maio de 2024.
  • Premiação: A data da cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio Live será anunciada em 2 de maio de 2024.

Grupos, Classes e Categorias do Prêmio Live 2024

O Prêmio Live é meticulosamente organizado para determinar os Grand Prix, a mais alta honraria representada pela estatueta do Megafone de ouro com base de mármore. Tudo começa com a organização das categorias, seguindo a estrutura das edições anteriores, que são divididas em Grupos e Classes.

Os Grupos são o primeiro nível de organização e são divididos entre CASES, ENTERPRISE e PRO. Dentro de cada grupo estão as Classes e, dentro delas, as CATEGORIAS. Os Grand Prix são concedidos aos vencedores das categorias de cada uma das classes.

Grupo CASES

Este grupo engloba categorias focadas em projetos entregues para clientes, realizados por empresas de Live Marketing e Brand Experience no Brasil e no Exterior entre 01/01/2023 e 31/03/2024.

Grupo CASES – Classes

  • Ativações
  • Brand experience
  • Live Marketing
  • Incentivo
  • Promoções
  • Cenografia
  • Feiras e Congressos
  • Gifts e Brindes
  • Live Streaming

Grupo CASES – Categorias

Classe Ativações
  • Ativação em Eventos: Reconhecimento para a melhor ativação promocional realizada durante eventos, exceto festivais de música.
  • Ativação em Festivais: Destaque para ativações promocionais em festivais de música ou eventos similares.
  • Ativação para Datas Especiais: Premiação para ações promocionais realizadas em datas comemorativas ou eventos especiais.
  • Ativação em Feiras de Negócios: Reconhecimento para ativações realizadas durante feiras de negócios.
  • Ativação em Eventos Agro: Destaque para ativações promocionais em eventos agropecuários.
  • Ativação de Patrocínio: Reconhecimento para ações de ativação de patrocínio em eventos.
  • Ativação para Marketing Esportivo: Destaque para ativações promocionais no contexto do marketing esportivo.
  • Ativação em Eventos no Exterior: Premiação para ativações promocionais em eventos realizados fora do Brasil.
  • Ativação no PDV: Reconhecimento para ativações promocionais no ponto de venda.
  • Ativação em Espaço Extra no PDV (Store in Store): Destaque para ativações promocionais em espaços adicionais no ponto de venda.
Classe Brand Experience
  • Ação de Brand Experience (Clássica): Premiação para ações de grande impacto que geram conexão emocional com a marca.
  • Ação de Brand Experience com foco em igualdade e diversidade: Reconhecimento para ações que valorizam a diversidade.
  • Ação de Brand Experience com foco em ESG: Destaque para ações alinhadas com os princípios de ESG (ambiental, social e governança).
Classe Live Marketing
  • Evento aberto ao Público com ingresso pago: Reconhecimento para eventos promocionais com ingresso pago.
  • Evento aberto ao público – Gratuito: Destaque para eventos promocionais gratuitos.
  • Evento B2B Sustentável: Premiação para eventos de negócios com foco na sustentabilidade.
  • Evento de Engajamento para Stakeholders B2B: Reconhecimento para eventos corporativos de engajamento.
  • Evento de Lançamento: Destaque para eventos de lançamento de marca, produto ou serviço.
  • Evento – Coletiva de Imprensa: Premiação para eventos de coletiva de imprensa.
  • Evento – Convenção Nacional e Internacional: Reconhecimento para eventos corporativos de convenção.
Classe Incentivos
  • Programa de Incentivo para Força de Vendas: Premiação para programas de incentivo para equipes de vendas.
  • Programa de Incentivo ao Trade: Destaque para programas de incentivo para estabelecimentos comerciais.
  • Viagem de Incentivo: Reconhecimento para viagens de premiação.
Classe Cenografia
  • Cenografia – Estandes: Premiação para projetos de estandes em feiras de negócios.
  • Cenografia para Feira de Negócios B2B: Destaque para projetos de cenografia em feiras de negócios.
  • Cenografia para Espaços em Festivais: Reconhecimento para projetos de cenografia em festivais de música.
Classe Feiras e Congressos
  • Feira de Negócios ou Exposição B2B: Premiação para eventos de negócios e exposições.
  • Congresso Técnico: Destaque para congressos técnicos de grande porte.
Classe Gifts e Brindes
  • Gifts e Brindes Promocional para eventos ou ativações: Premiação para brindes promocionais.
  • Gifts e Brindes Promocional mediante aquisição de produtos ou serviços: Destaque para brindes promocionais oferecidos mediante compra.
  • Gifts e Brindes – Seeding – Kit para Ação PR – Imprensa e Influencers: Reconhecimento para brindes promocionais direcionados a imprensa e influencers.
Classe Live Streaming
  • Live Streaming para Convenção, lançamento de produtos e outros: Premiação para apresentações corporativas por streaming.
Classe Promoções
  • Ação Promocional com sorteio, Junte Troque, Compre Ganhe e outros: Destaque para ações promocionais ao consumidor.

Grupo ENTERPRISE

Este grupo reconhece os principais players do mercado, como agências e fornecedores de produtos e serviços que atuam no setor de live marketing, brand experience, organização de eventos, programas de incentivo e ativações de marca por meio de promoções, sorteios, e outros projetos.

Grupo ENTERPRISE – Classes

  • Agências
  • Fornecedores
  • M.I.C.E (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions)

Grupo ENTERPRISE – Categorias

Classe Agências
  • Agência Especializada Full Service: Reconhecimento para agências especializadas na criação e execução de ativações, com foco na conexão com públicos e na liderança eficaz.
  • Agência de Live Marketing São Paulo: Categoria exclusiva para empresas estabelecidas em diversas cidades do estado de São Paulo, com exigência de CNPJ para comprovação de sede.
  • Agência de Live Marketing SPI: Destaque para agências localizadas no estado de São Paulo, exceto em áreas específicas da região metropolitana.
  • Agências Regionais de Live Marketing: Reconhecimento para agências especializadas em determinadas regiões geográficas, com sede comprovada e foco na conexão com os stakeholders.
  • Agência Shopper/Retail Marketing: Premiação para agências especializadas em estratégias de varejo e shopper insights.
  • Agência Trade Marketing: Destaque para agências que impulsionam o volume de vendas através de ações de exposição e abordagem nos canais de distribuição.
  • Agência/Empresa Incentivo: Reconhecimento para agências especializadas em campanhas de incentivo.
  • Agência Operadores MICE: Premiação para agências que organizam viagens e receptivos para programas de incentivo corporativos.
Classe Fornecedores
  • Fornecedor do Ano: Reconhecimento para empresas de serviços em diversas áreas do live marketing e ativações, incluindo áudio, design, logística promocional e mais.
Classe MICE (Meetings, Incentives, Congress and Exhibition)
  • Venue/Centro de Convenções: Premiação para empreendimentos brasileiros que oferecem infraestrutura para eventos de grande porte.
  • Resort ou Hotel com estrutura para eventos: Destaque para resorts e hotéis, tanto no Brasil quanto no exterior, que oferecem espaço e serviços para eventos corporativos.
  • Cidade ou Destino para eventos: Reconhecimento para cidades ou regiões que se destacam pela infraestrutura e profissionais capacitados para receber eventos de todos os portes.

Grupo PRO – Categorias

Empresário do Ano e Empresária do Ano

Estas premiações serão concedidas a figuras-chave no mundo dos negócios, incluindo fundadores, presidentes ou sócios de agências ou empresas especializadas em criação, planejamento e realização de eventos, programas de incentivo e atividades relacionadas à jornada do shopper. Além da posição na empresa, serão avaliadas as contribuições do indicado para o desenvolvimento do mercado. A comprovação dessas contribuições será exigida para os indicados na fase final de votação.

Cliente do Ano

Nesta categoria, considera-se a indicação de um executivo de empresa ou marca de serviços e produtos que prioriza a realização de ações de brand experience em sua estratégia para conquista de mercado. Além disso, serão avaliadas suas práticas sustentáveis e éticas, bem como sua relação com agências e fornecedores. Os critérios para a realização de um BID (Briefing para Identificação de Desafios) também serão considerados.

Profissional do Ano

O Prêmio Live 2024 destaca não apenas as empresas, mas também os talentos individuais que impulsionam a indústria do live marketing e experiências de marca para novos patamares de sucesso e inovação.

A premiação será concedida para Profissional com atuação comprovada em uma das áreas profissionais voltadas para as atividades de live marketing e ativações:

CEO, Atendimento, Diretor (a) Artístico (a), Diretor (a) de Arte, Diretor (a) de Criação, Diretor (a) de Conteúdo, Diretor (a) Técnico (a) Master, Diretor (a) Técnico (a) Áudio, Diretor (a) lighting designer, Diretor de Marketing de Agências e Empresas Especializadas, Mestre de Cerimônias, Fotógrafo, Diretor de cena, Planner, Produtor (a) Executivo (a) Master, Projetista para Cenografia, Roteirista, Redator(a), Profissional de Business Intelligence, Developer, Gestor de Mídias Sociais.

Entenda o Funcionamento do Prêmio Live

Desde 2020, o Prêmio Live tem sido um ponto de destaque no mercado devido à sua dinâmica única e proposta inovadora.

Em cada categoria do Prêmio Live, apenas um dos finalistas é premiado com o troféu de vencedor. O processo de seleção ocorre por meio de um sistema aberto, permitindo que todos os profissionais do setor indiquem e votem em seus favoritos.

O processo é dividido em fases, seguindo a mesma fórmula das edições anteriores. Abaixo, fornecemos informações antecipadas para que você, profissional do segmento, possa se preparar para fazer suas indicações na primeira fase que se aproxima. Veja:

1. Fase de Indicações

As indicações para o Prêmio Live são gratuitas, seguindo o padrão das edições anteriores.

Profissionais do segmento de comunicação podem acessar o sistema do Prêmio Live e fazer suas indicações preenchendo o formulário fornecido. O acesso é permitido após a verificação do CPF e do LinkedIn para confirmar que o usuário está ativo no setor. Cada CPF pode fazer apenas uma indicação.

Ao acessar a área de indicações no site do Prêmio Live, o usuário concorda automaticamente com os termos e condições.

Os usuários que foram liberados em anos anteriores do Prêmio Live têm acesso contínuo ao sistema. Caso tenham esquecido suas senhas, podem solicitar recuperação.

Uma vez logado, o usuário pode indicar novos candidatos ou reforçar indicações já feitas.

As indicações são confirmadas pelos organizadores, que entram em contato com os indicados para verificar sua aceitação e obter mais detalhes.

Os indicados podem compartilhar um link para receber reforços em suas indicações por meio das redes sociais.

Os candidatos com mais reforços se tornam parte do shortlist da categoria, avançando para a segunda fase do Prêmio Live: a votação.

Apenas as categorias que atendem aos requisitos mínimos do regulamento avançam para a fase final.

2. Fase de Votação

Os candidatos com mais indicações são convidados para a fase final de votação.

Eles devem preencher as autorizações necessárias com seus clientes, fornecedores e profissionais, além de pagar a taxa de inscrição conforme o regulamento.

Uma vez confirmados os outros concorrentes na categoria, os inscritos se tornam oficialmente finalistas, prontos para receber votos na fase final.

3. Fase de Premiação

Os vencedores de cada categoria são revelados durante a cerimônia de premiação.

Auditoria e Ranking

Todas as fases do processo são auditadas pela Dynnamik Auditores Independentes, coordenada pelo especialista Eduardo Abdo, com mais de 30 anos de experiência no mercado.

Além disso, todos os participantes do Prêmio Live recebem pontos para o único Ranking sobre o setor publicado no Brasil.