Premiações

1º Prêmio Viva valoriza iniciativas de combate a violência contra a mulher

Iniciativa em prol do enfrentamento das violências contra as mulheres, evento vai premiar, em sete categorias, lideranças que promovem ações de mudança pela causa.

Iniciativa em prol do enfrentamento das violências contra as mulheres, evento vai premiar, em sete categorias, lideranças que promovem ações de mudança pela causa.

A cada dia três mulheres são vítimas de feminicídio. Atentos à realidade em torno das diversas violências contra as mulheres, a revista Marie Claire e o Instituto Avon anunciam para o próximo dia 22 de novembro, no Palácio Tangará, em São Paulo, o Prêmio Viva, que vai reconhecer e premiar lideranças que atuam para mudar essa realidade.

“O Prêmio Viva foi criado para dar voz às mulheres. Queremos mostrar que violência não é só física. Um relacionamento abusivo e a não equidade salarial entre mulheres e homens que exercem a mesma função, por exemplo, também são formas de violência. Com esse prêmio queremos levantar a discussão e alertar a população.”, explica Laura Ancona Lopez, diretora de redação da Marie Claire.

Serão sete categorias de premiação: Saúde; Sociedade Civil; Revendedoras Avon; Segurança; Justiça; Autonomia Econômica e Empreendedorismo; e Eles por Elas. A escolha dos vencedores será por meio de votação popular, por meio do site.

“Há 10 anos atuamos no fortalecimento e integração da rede de proteção à mulher em situação de violência. Este ano, a parceria com a Marie Claire chega para que possamos ampliar as vozes das mulheres e promover mudanças. Queremos reconhecer lideranças que trabalham, diariamente, para promover proteção e prevenção e convidar a sociedade a somar forças para que possamos continuar construindo ambientes em que as mulheres sejam capazes de viver relacionamentos saudáveis.”, destaca Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon.

A premiação promete um roteiro cheio de atrações impactantes a fim de despertar o público para a importância do tema. Entre as atrações confirmadas estão Elza Soares, Paula Lima e Karol Conka, além do discurso de grandes mulheres atuantes na causa, entre elas a farmacêutica Maria da Penha, símbolo máximo do enfrentamento às violências contra as mulheres, que dá nome à lei que prevê mais rigor nas punições às agressões contra a mulher, sancionada em 2006.  

“Mais do que apenas entregar estatuetas, queremos impactar as pessoas de uma forma positiva, para que elas saiam da cerimônia com consciência e querendo fazer a diferença.”, destaca Laura.

Confira abaixo a lista de indicados por categoria

Saúde

Mariana Hasse, Fabiola Sucasas e Melania Amorim.

Sociedade Civil

Amalia Fisher, Amelinha Teles e Sonia Nascimento.

Revendedoras

Graziane de Andrade Souza Silva, Josy Viana e Josefa de Oliveira Silva.

Segurança

Eugênia Villa, Coronel Augusta e Lucia Helena Salgueiro.

Justiça

Patrícia de Amorim Rêgo, Maria Aparecida Cury e Ana Rita Prata.

Autonomia Econômica e Empreendedorismo

Lilian do Prado, Ilana Trombka e Aline Cardoso junto com Gabriela Mansur.

Eles por Elas

Sirley Vieira, Alfredo de Moraes Neto e Elisandro Lotin de Souza.