Juntos contra o mosquito

Com ações contra a dengue, SBP é a marca mais lembrada no combate à doença nas periferias, aponta pesquisa

Estudo realizado pelo Data Favela mostrou que 91% dos moradores que viram ações relacionadas ao combate à dengue nas comunidades associaram à marca de inseticidas e repelentes

Campanha SBP contra a dengue é a mais lembrada no combate a doença
Mulher segurando produtos da marca SBP durante campanha

Uma pesquisa realizada nas favelas de Heliópolis, Paraisópolis, Parque Santo Antônio e Rocinha pelo Data Favela mostrou que SBP é a marca mais associada ao combate à dengue pelos moradores.

O estudo foi encomendado pela marca em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) como parte do movimento “Juntos Contra o Mosquito”, projeto de impacto social de SBP, que vem atuando com apoio da ONG dentro dessas comunidades.

Foram realizadas 836 entrevistas com moradores acima de 18 anos e dentre eles, 95% afirmaram terem sido impactados por ações contra a dengue realizadas nas comunidades em que residem – destes, 91% associaram as ações a SBP. 54% ainda relacionaram essas campanhas à CUFA.

Por meio do programa Juntos Contra o Mosquito, SBP realizou desde o início do verão, em parceria com a CUFA, mutirões de limpeza, ações culturais e distribuição de produtos nas quatro favelas em que a pesquisa foi realizada, além de comunicação sobre prevenção em mídia local, como panfletos e rádio comunitária.

A distribuição de inseticidas e repelentes foi a ação que mais agradou os moradores, com 90% das menções, mas a distribuição de folhetos de conscientização foi a mais lembrada, mencionada por 91% dos entrevistados.

As atividades presenciais foram as consideradas mais eficientes no combate a doenças transmitidas por mosquitos. Em primeiro lugar, a distribuição de produtos foi mencionada por 69% dos entrevistados, seguida por visitas de agentes de saúde ou líderes locais, com 60%, e eventos na comunidade, como mutirões, em terceiro lugar, com 55%.

“Os resultados nos deixam muito satisfeitos e motivados para continuar com esse trabalho de combate ao Aedes aegypti e doenças causadas por mosquitos, principalmente no momento de epidemia em que estamos vivendo. A luta contra a dengue é e tem que ser coletiva, e saber que conseguimos engajar tantas pessoas nas comunidades em que atuamos é nossa maior validação”, declara Ana Beatriz Guerra, Head de Marketing da categoria de pesticidas da Reckitt Hygiene Comercial, detentora da marca SBP.