Marketing de Influência

18% das marcas evitam trabalhar com influenciadores devido a experiências negativas

O levantamento ouviu mais de 200 marcas e indicou outras barreiras para a não contratação de influenciadores, como falta de emissão de nota fiscal, posicionamento político e baixa qualidade

O marketing de influência tem visto seu uso crescer de forma considerável nos últimos anos e a tendência é que continue a crescer exponencialmente no futuro, com mais marcas optando por colaborações com influenciadores para promoverem seus produtos.

Entretanto, um recente estudo conduzido pela Influency.me revelou que ainda há certa resistência por parte das empresas em relação a essa estratégia.

Resultados abaixo do esperado e falta de conexão do influencer com a marca são os principais problemas, aponta estudo da Influency.me

Falta de orçamento e experiência dominam as justificativas para a não adesão ao marketing de influência, segundo a pesquisa que ouviu 200 marcas de diferentes portes. Aproximadamente 18% das empresas não investem nessa estratégia por terem tido experiências ruins no passado.

A preferência por outras formas de mídia, como Google Ads e mídias sociais tradicionais, também é um fator relevante, respondendo por cerca de 30% das respostas.

Além disso, o estudo destaca que 80% das marcas desistiram de fechar parcerias com influenciadores devido ao estouro do budget. A demora na resposta dos influenciadores também é um problema significativo, relatado por 44% das empresas.

Outros motivos frequentes para desistência foram falta de emissão de nota fiscal (35%); indisponibilidade de dados para contato (35%); posicionamento político do influenciador não condiz com a marca (25%); baixa qualidade do conteúdo (20%); número de seguidores não condiz com o engajamento (15%); e nicho do influenciador não se encaixa com o público-alvo (10%).

A pesquisa também revelou uma maior frequência de contratação de influenciadores micro e meso, que são aqueles com entre 10k e 500k de seguidores.

Isso ocorre porque influenciadores maiores cobram valores mais altos, além da taxa de engajamento de perfis menores costumar ser maior em diversas situações.

Por fim, mesmo que a maioria das marcas (68%) pretenda aumentar o investimento anual em marketing de influência em 2024, uma grande parte (29%) está mantendo os investimentos nos mesmos valores, enquanto uma minoria (3%) pretende diminuir os investimentos.

Apesar dos desafios, o levantamento destaca que o marketing de influência ainda é uma ferramenta poderosa para as marcas. A pesquisa aponta que as empresas que investem nessa estratégia relatam um aumento significativo no engajamento do público, na awareness da marca e nas vendas.

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