Experiência de Marca

Vôlei na neve é sucesso em vários países

Na Europa há muitos adeptos, mesmo que o clima nem sempre ajude. Em lugares de neve, como a Áustria, é preciso usar a criatividade.

O vôlei de praia é um esporte bastante popular no Brasil, seja profissional ou de modo amador. Basta uma rede, uma bola, uma demarcação no chão e alguns praticantes para que um jogo aconteça.

Essa paixão não é exclusividade brasileira, na Europa, por exemplo, há muitos adeptos, mesmo que o clima nem sempre ajude. Em lugares de neve, como a Áustria, é preciso usar a criatividade.

Divulgação
A Itália é um dos lugares que recebe o torneio de vôlei na neve.
A Itália é um dos lugares que recebe o torneio de vôlei na neve.

Foi assim que Martin Kaswurm e seus amigos adaptaram a modalidade para sua realidade. Apenas o cenário mudou, e o vôlei de praia virou vôlei na neve. O que era uma brincadeira se transformou em um esporte oficial no país e que pode, no futuro, entrar no programa das Olimpíadas de Inverno. É a pretensão de seus idealizadores.

Tudo começou quando Kaswurm e alguns amigos decidiram levar praticantes de vôlei de praia para jogar no topo de uma montanha em Wagrain, distrito de Salzburgo, em 2009. O torneio informal foi um sucesso, e eles perceberam que daria para levar a ideia adiante. O evento passou a ser organizado anualmente e, cinco anos depois, há competições em países como a própria Áustria, a Suíça, a Itália e a Alemanha, com paradas para etapas em diversas cidades.

Divulgação
Mesmo com o frio, jogadora atua de top como na praia.
Mesmo com o frio, jogadora atua de top como na praia.

“Já fomos convidados por mais dez destinos para fazer nossos torneios por lá. No momento, somos um esporte oficial na Áustria, mas tentamos negociar associações com outras federações de vôlei, da Itália, Suíça e Alemanha, por exemplo. É um caminho muito longo a percorrer, mas queremos que o vôlei na neve seja o primeiro esporte dos Jogos Olímpicos de Inverno a serem jogados com uma bola.”, comentou Kaswurm, um dos idealizadores da modalidade.

Atualmente, os torneios de vôlei na neve recebem milhares de espectadores em suas etapas nas montanhas e têm atrações como cheerleaders, pistas de esqui, shows, festas e até mesmo banheiras hidromassagem aquecidas.

O primeiro torneio oficial, teve um público de mil pessoas, composto, em grande parte, por jovens. Agora, é normal que 15 mil espectadores compareçam. Há até mesmo um ranking com os melhores jogadores da modalidade, liderado por Michal Matyja, da Polônia, Benni Jankovski, da Suíça, e Florian Schweikart, da Alemanha, e transmissões televisivas.

“Todo esporte tem patrocinadores e, como passamos na TV, temos os nossos também. Ainda há mais deles se interessando em financiar a nossa modalidade, que é nova e fascinante. Em termos de popularidade, o esporte tem, com certeza, a chance de chegar ao nível do esqui ou mesmo do snowboard. A diferença é que é bem barato. Se as federações nacionais começarem a investir nisso, o esporte terá um futuro brilhante.”, completou o austríaco.