Experiência de Marca

Pesquisa: Quais são as tendências e expectativas do mercado de Brand Experience para 2024?

Inteligência Artificial e a importância da criatividade: profissionais revelam o que deve fazer a diferença nas experiências de marca em 2024. Conheça as tecnologias e recursos que prometem impactar a conexão emocional com o público.

Para fechar 2023 com chave de ouro preparamos essa matéria especial em conjunto com mais de 40 profissionais de brand experience que fazem parte da comunidade Promoview.

Respondendo uma pesquisa relacionada às expectativas e tendências para o mercado em 2024, esses colaboradores são pessoas que vivem o dia a dia do segmento, profissionais de cargos como Gerente de Projetos, Head de Planejamento, Sócio-Diretor, Coordenador de Marketing, Diretor Comercial, CEO, entre outros. 

Eles e elas atuam em agências espalhadas pelo Brasil, garantindo assim o fator pluralidade tão importante para a construção de perspectivas que condizem com a realidade brasileira. 

Confira abaixo algumas respostas e insights: 

1 – Quais são as tendências que você acredita que aparecerão com mais frequência nas experiências das marcas em 2024?

A grande maioria dos entrevistados responderam IA (Inteligência Artificial) e ESG (Sustentabilidade).

O que podemos notar entre as afirmações dos profissionais é que a Inteligência Artificial evoluiu de um patamar de “hype” para uma realidade que já faz parte do planejamento de muitas agências. 

Leia também: Conheça a IA que está otimizando o desenvolvimento de projetos da agência Seven Thinkers

Se em 2023 as empresas estavam se familiarizando, aprendendo a usar essa nova tecnologia, em 2024 a ideia é aprimorar aquilo que já sabem fazer, buscando recursos e soluções que aceleram os resultados e contribuem para criarem experiências cada vez mais personalizadas e criativas. 

Já no âmbito do ESG, o assunto está se destacando a ponto de ser o protagonista em muitas estratégias de Brand Experience, com empresas priorizando considerações sociais e de governança, mas principalmente a ambiental com sustentabilidade – tópico que passou de escolha para obrigação

A pauta ganhou relevância não só pela exigência de uma Geração Z consumidora que tem moldado a comunicação das marcas – e se preocupa muito com o assunto -, mas pelo que o próprio setor presenciou ao longo de 2023 com o clima afetando tantos eventos (como vimos no Tomorrowland Brasil, Rep Festival, Oktoberfest Blumenau, entre outros).

2 – E quais tendências apareceram em 2023 devem cair em desuso em 2024?

“Experiências tecnológicas sem propósito, utilizadas apenas para vender uma falsa sensação de ‘marca tecnológica’, mas que no final não entrega tal skill.”

Disse um dos entrevistados que, junto a outros profissionais, apontaram o Metaverso e os Eventos 100% Online como duas das tendências que ganharam menos força este ano e, por sua vez, entrarão em 2024 com menos visibilidade.

Acredita-se que o Metaverso nunca chegou a “vingar” de fato. Existiram ações pontuais justamente nessa “corrida pelo ouro” onde as marcas mais desejadas não queriam ficar para trás. Mas esse assunto nós já discutimos em 2023 aqui no Promoview.

Na pesquisa ainda foi possível perceber que os eventos presenciais realmente não podem ser superados e cada vez menos as agências têm recebido por demandas de eventos focados apenas no mundo digital. 

2023 foi o ano de retorno definitivo dos eventos presenciais, afinal a paixão pelo calor humano e pelas experiências presenciais nunca estiveram tão em alta.

3 – Qual recurso ou tecnologia deve fazer a diferença nas experiências de marca em 2024?

Inteligência Artificial foi apontada novamente para essa questão.

Não se fala em outra coisa! Com o universo de possibilidades que a IA possibilita para os criadores de experiências fica muito difícil bater de frente. 

Pare para pensar, em algum momento deste ano você ouviu falar, usou ou teve pelo menos curiosidade de experimentar algum tipo de recurso criado pela inteligência artificial? Pois. 

Por aqui não foi diferente!

Porém, uma resposta entre as que recebemos chamou a atenção:

“Independente das experiências, o maior recurso sempre será a criatividade!”

Por mais tecnológicos que possamos ser, por mais demandas automatizadas por IA podemos gerar, no final, se não existir a emoção, empatia e sentimento humano por trás de uma experiência é muito provável que a marca não consiga se conectar genuinamente com o seu público.

4 –  Qual tecnologia ou recurso você acredita que deveria receber mais atenção das marcas por sua eficiência na conexão com o público?

“Tudo que ativa os sentidos: visão, tato, olfato etc…”

Muito se foi falando sobre experiências imersivas e híbridas, e não apenas pelo fator tecnológico – onde as pessoas possam acessar de onde estiverem – como foi a aposta dos eventos híbridos.

Quando falamos em experiências imersivas e híbridas nos referimos ao que irá envolver o usuário, com sensações que ativem sua memória afetiva por meio do cheiro, paladar, audição, entre outros aspectos que despertam nossos sentidos. 

Muitas vezes por orçamento ou até mesmo por não ver tanto valor sobre esse tipo de personalização de ativação, muitas marcas perdem esse contato ativo com seu público, apostando em outros recursos que sim, são importantes, mas que não impactam tanto quanto uma experiência híbrida, acreditam os entrevistados. 

5 –  Qual é a palavra-chave que deve guiar o mercado de experiências de marca em 2024?

A votação ficou quase empatada em dois termos: propósito e sustentabilidade.

O propósito vem de um movimento que há alguns anos vem sendo fortalecido pelo nosso mercado, justamente para mostrar às marcas que envolver o público vai muito além de um evento pontual, é necessário criar super fãs, comunidades de pessoas que são defensoras do seu projeto.

Mas isso não acontece em um encontro anual, por exemplo, isso ocorre no dia a dia, nos valores que seu público busca ao se conectar com uma marca, justamente pela empatia e propósito que movem o mundo em que vivemos. 

Já a sustentabilidade, para além do mercado, será um tema que pautará rodas de conversas em diversas áreas. Estar atento ao que há de mais atual nesse quesito, praticar muito mais do que apenas prometer durante as ações, tudo isso é levado em conta quando falamos de ações sustentáveis. 

Curtiu os insights da pesquisa? Então, para continuar se inspirando, veja a Retrospectiva Promoview 2023:

Foto: Unsplash