Experiência de Marca

O marketing promocional foi ao banheiro

O marketing promocional tem “se puxado” na hora de quebrar paradigmas e invadir o banheiro e virou notícia com muita visibilidade aqui no Promoview nos últimos tempos.

O banheiro é local mais íntimo na vida das pessoas. Em Portugal, ele se chama “casa de banho” e na Inglaterra a forma “politicamente correta” de chamá-lo é loo. Ir ao banheiro é algo tão íntimo em terras britânicas que a mãe de Kate Middleton virou notícia após a “gafe” de ter usado o termo “toilet” ao invés de “loo” diante da Rainha Elizabeth II…

Mas não foi apenas a mãe da princesa que chamou a atenção em todo o mundo pela informalidade sobre o assunto. O marketing promocional tem “se puxado” na hora de quebrar paradigmas e invadir o banheiro e virou notícia com muita visibilidade aqui no Promoview nos últimos tempos.

Xixi na rua – A primeira imagem que vem à cabeça quando o tema é usar o banheiro nas ruas é a ideia de fazer xixi de pé ou usar banheiros químicos. ´

A primeira hipótese era reservada unicamente aos homens que têm, digamos, uma facilidade maior quanto a esta prática. Porém, o odor muitas vezes torna espaços de convivência intransitáveis e foi pensando nisso que a empresa dinamarquesa Aandeboom criou o P-Tree, ou xixi na árvore.

No Brasil evitar o contato com os muitas vezes intragáveis banheiros químicos, também deu às mulheres a alternativa de usar o banheiro confortavelmente e em pé. O Peesy é um dispositivo condutor urinário, perfeito para eventos ao ar livre que, antes de sua utilização final, funciona também como leque – aprovadíssimo pelas mulheres!

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Mais tradicionais, mas ainda assim cada vez mais inovadores e com muitas possibilidades de realização de ações promocionais envolvidas, estão também os banheiros químicos. Muitos fornecedores estão fazendo um “lifting” nos produtos e, hoje, estes espaços podem incluir diversos tipos de conforto: cores, música e até ar condicionado – ou seja, os bons e velhos (e quentes!) caixotes azuis estão à beira de se tornar coisa do passado!

Mictórios – Passando para o lado de dentro, as marcas vêm fazendo o que podem para se beneficiarem deste espaço íntimo e que detêm toda a atenção durante breves e vários instantes ao longo do dia.

As ações em mictórios estão fazendo história:

Site de apostas Bet 365 estimula apostadores do sexo masculino a jogarem nos possíveis resultados de partidas de basquete, na França.

Um mictório desenvolvido especialmente para o Homem-Aranha foi criado para promover o filme em universidades nos EUA.

A ESPN promoveu a compra de canais premium simulando campos de futebol dentro de mictórios pelo Brasil.

Guerrilha no Banheiro – Para conscientização ou para promoção de produtos, são muitos os bons exemplos com impacto e resultado das ações de guerrilha entre quatro paredes. Também, pudera: uma pesquisa do site The Inquirer, apontou que 22% dos britânicos adultos, donos de smartphones, usam o aparelho até mesmo quando estão no banheiro. Entre os adolescentes o número sobe para 47%. Bora guerrilhar no banheiro:

Ação de uma agência de viagem para a neve, permitindo sonhar com os “slopes”…

Nem a novela ficou de fora. A Globo usou a tática para o lançamento da novela Páginas da Vida. “Uma página da vida ficou aqui… Encontre outras na nova novela das oito”.

O Leite de Rosas também apostou nas ações em banheiro, porém neste caso promovendo produtos feitos com suas próprias embalagens recicladas.

Lendo no banheiro – Pensando no tempo dispendido no banheiro, uma livraria russa apostou nos desodorizadores de ambiente como espaço para sampler de seus livros. Além do entretenimento e de instigar os usuários a continuarem lendo, o produto tinha dupla utilidade: deixava o ambiente cheiroso após o uso!

O Discovery Chanel também encontrou uma maneira diferente de entreter as pessoas enquanto no banheiro, porém usou mensagens mais curtas, contando a história das profissões mais sujas que se conhece.