Experiência de Marca

Facebook aposta no setor corporativo

Ainda em versão beta, a proposta é que esse seja um Facebook que funciona apenas entre os funcionários da mesma empresa, facilitando a comunicação entre os colaboradores.

Percebendo a tendência de alguns profissionais de se organizarem em grupos ou discutirem situações do trabalho dentro da rede social, o Facebook decidiu apostar no setor corporativo como uma possibilidade de expansão.

Depois de muitos rumores, finalmente foi apresentado de forma oficial o Facebook at Work, versão da rede social para ambientes corporativos. Ainda em versão beta, a proposta é que esse seja um Facebook que funciona apenas entre os funcionários da mesma empresa, facilitando a comunicação entre os colaboradores.

facebook-workA usabilidade e visual continuam praticamente os mesmos, com destaque para a paleta de cores que é diferente, ajudando seu chefe a distinguir visualmente se você está “trabalhando” no Facebook at Work ou procrastinando no Facebook não-corporativo.

O Facebook garante que não haverá publicidade, que os dados trocados dentro do Facebook at Work serão totalmente confidenciais e que as contas corporativas e pessoais serão mantidas separadas.

Segundo informações da assessoria do Facebook no Brasil, empresas de médio e grande porte que estiverem interessadas em testar o beta do Facebook at Work podem entrar em contato para solicitar a liberação do acesso ao app, que já está disponível na App Store e na Google Play.

Ambiente de Testes

Nos últimos quatro anos, funcionários do Facebook vinham fazendo uso de uma rede privada. Era uma espécie de embrião do Facebook at Work. Foi somente no último ano, no entanto, que foi colocada em prática a ideia de que aquilo poderia ser um produto.

Desde então, algumas empresas serviram como cobaias para o Facebook. O foco foi em companhia de tamanho médio a grande. Setores diferentes foram escolhidos para ver como a tecnologia se sairia de maneira geral.

“Como a ideia é de uma rede social particular, nosso interesse era em testar o Facebook at Work em médias e grandes empresas. Não fazia sentido testar em ambientes muito pequenos.”, afirmou Rasmussen.

Dentro do Facebook at Work estarão todas as ferramentas já conhecidas pelos usuários. Será possível usar o chat ou criar grupos (mas somente com pessoas que façam parte da mesma rede privada que o usuário).

Uma das barreiras no momento é que não será possível usar uma conta do Facebook at Work nos apps independentes (como o Messenger). Tudo deverá ser feito dentro do próprio app do Facebook at Work que será disponibilizado para smartphones.