O Brasil inaugurou no dia 15/10, o espaço Be Brasil em pleno bairro nova-iorquino do Soho, uma “exibição de experiências” que procura apresentar, durante uma semana, o País aos Estados Unidos muito além do futebol e do samba.
A tecnologia, o desenvolvimento sustentável, o design e a cultura são os quatro destaques com os quais o governo e as empresas brasileiras, por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), querem fortalecer a marca “Brasil” nos EUA.
A mostra, de acesso gratuito, ocupa um edifício de três andares no número 376 da avenida Broadway, cuidadosamente decorado para a ocasião por dois jovens arquitetos brasileiros, e que conta com uma loja na qual podem ser comprados todo tipo de produtos de design fabricados no Brasil.
Calças, botas e sapatos, mochilas, fantasias, bolsas e bijuterias são exibidas em um ambiente que busca estimular os sentidos do visitante, ao que também se lhe oferecem vinhos, licores e combinados, assim como sanduíches e comida brasileira.
“Queremos que Nova York e o mundo vejam o que torna o Brasil único, inovador, competitivo e sustentável. Por intermédio da marca ‘Be Brasil’ destacamos o talento de nossa gente, e mostramos ao mundo como inovamos”, indicou Borges.
Alguns dos grafiteiros brasileiros mais reconhecidos do País decoraram as paredes da mostra com motivos da natureza e da tradição brasileira, tais como frutas, plantas, máscaras tribais, serpentes, insetos e outros animais, todos eles desenhados em cores vivas e linhas sinuosas.
Entre os elementos decorativos que mais chamam a atenção, destaca-se uma parede completamente coberta de plantas e flores típicas da Amazônia, em frente ao bar que serve cafés e caipirinhas.