Experiência de Marca

As novidades do Brasil na Feira das Américas

Estados e municípios investem em ações diferenciadas para promover seus potenciais turísticos juntos aos agentes de viagens.

Estados e municípios do País estão reservando para o visitante da Feira das Américas – Abav 2011, uma infinidade de novidades. Os estandes dos Estados brasileiros e do Ministério do Turismo (MTur) farão parte do Pavilhão 2 – Brasil. Já as cidades brasileiras e os principais fornecedores de turismo estarão localizados no Pavilhão 3 – Américas.

Estado anfitrião, o Rio de Janeiro, vai mostrar que está além de uma única Cidade Maravilhosa, a capital, e apresentará a ideia de “Cidades Maravilhosas” dentro do Conceito “Rio – Maior do que você imagina“.

Será divulgado material que mostra o processo de evolução do Estado e dos equipamentos turísticos. Os agentes terão acesso a impressões sensoriais e uma “surpresa” de entretenimento que promete fluxo ao estande.

A cidade de Paraty, representante da Costa Verde do Rio de Janeiro, estará no estande do Paraty Convention & Visitors Bureau, onde o público poderá degustar as famosas cachaças locais e receberá minigarrafas de brinde. Também serão sorteadas cortesias de passeios e hospedagens nas melhores pousadas, hotéis e restaurantes.

A cidade de Santos reproduzirá o estádio do Santos Futebol Clube (SFC) e vai desafiar a habilidade dos visitantes com a bola. A Secretaria de Turismo programou a promoção ‘Chute a Gol’: quem encaçapar a bola ganhará brindes alusivos ao SFC.

Entre as novidades, os agentes poderão saber mais sobre o primeiro restaurante-escola da região, que será inaugurado em janeiro de 2012. Para a temporada de verão, Santos divulgará sua programação especial, que incluem atividades culturais na orla, com happy hours musicais, programação especial para crianças e adultos.

A Santur, órgão oficial de divulgação turística do Estado de Santa Catarina, marcará presença com um estande de 200 metros quadrados, que foi colocado à disposição dos municípios, do trade e empresários dos vários segmentos turísticos do Estado.

A comitiva catarinense contará com a participação aproximada de 110 integrantes. O estande privilegiará os “Roteiros de Turismo de Sol e Mar” e “Turismo de Aventuras” – apresentando o “Guia de Aventuras em Santa Catarina”.

Merecerá destaque, também, o turismo religioso, com enfoque para o novo teleférico, denominado “Parque da Colina – Bondinhos Elétricos”, equipamento instalado no Santuário da Santa Paulina em Nova Trento, que auxiliará os fiéis nas suas peregrinações e visitas aos locais que contam a vida e a trajetória religiosa da primeira santa do Brasil.

Os 300 metros quadrados do estande do Ceará trará o novo empreendimento do Estado: o “Acquário Ceará”. Uma projeção interativa em um túnel permitirá aos visitantes vivenciarem uma visita ao fundo do mar.

Os parceiros Ypark e Beach Park apresentarão entretenimentos interativos, com distribuição de brindes, e totem para fotos com temas do Ceará. O visitante também desfrutará de uma cachaçaria para degustação da famosa Ypióca, com direito a uma prosa com o rei do cangaço, Lampião.

São Paulo fará o lançamento do Portal de Turismo que traz uma série de informações e vantagens para o turista e, especialmente, para o trade; que poderá acompanhar todas as notícias em tempo real, por meio da interação do portal com as redes sociais.

A maior festa do povo paraense e maior procissão católica do Brasil e da América Latina, o Círio de Nazaré, será a atração do estande do Pará. Apresentando uma réplica da Basílica Santuário de Nazaré, com uma área de 110 metros quadrados, o espaço terá ainda imagens plotadas das seis regiões turísticas do Estado do Pará (Pólos: Amazônia Atlântica, Araguaia, Tocantins, Belém, Marajó, Tapajós e Xingu) e um altar com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, além da distribuição de brindes regionais como sachês (cheiro do Pará), fitinhas do Círio, bombons de cupuaçu e colares indígenas.

Durante a Abav 2011, os profissionais poderão conhecer o Plano de Desenvolvimento do Turismo no Maranhão para os próximos dez anos, que será lançado pela secretaria estadual de turismo no evento.

O investimento maior será em capacitação – uma área comercial que inclui uma sala de treinamento com capacidade para 30 pessoas abrigará cinco minicursos, de 30 minutos cada, diariamente, ministrados por um consultor do Sebrae, e cujos temas abordarão os polos turísticos do Maranhão. Um “balcão de negócios” destinado aos empresários do trade e seus produtos, com capacidade para 20 empresários, também estará funcionando dentro do estande.

Em 140 metros quadrados, o Amazonas mesclará elementos da floresta, da cultura, com a realização de “Jogos da Copa 2014” e a tecnologia do Polo Industrial de Manaus – PIM.

Entre as delícias, a novidade é o “x-caboclinho”; um sanduíche típico, elaborado com pão, queijo coalho e tucumã. Além disso, 15 parceiros comerciais estarão participando em cooperado na área reservada à comercialização de serviços e produtos. Uma exposição de artesanato sustentável exibirá peças de alta qualidade e design moderno, feitas a partir de sementes e fibras naturais.

O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011 será realizado no período de 19 a 21/10, no Riocentro, Rio de Janeiro.