Mídia

WhatsApp é integrado a posts patrocinados no Facebook

O WhatsApp acaba de dar mais um passo importante na direção de se transformar em um canal de comunicação entre empresas e consumidores: a partir de agora, posts patrocinados no Facebook podem conter o botão "Enviar mensagem pelo WhatsApp".

O WhatsApp acaba de dar mais um passo importante na direção de se transformar em um canal de comunicação entre empresas e consumidores: a partir de agora, posts patrocinados no Facebook podem conter o botão "Enviar mensagem pelo WhatsApp".

Ou seja, no ato de construção do post patrocinado, o anunciante pode cadastrar um número de telefone para receber mensagens dos consumidores via WhatsApp. É também mais uma iniciativa de integração entre os dois serviços. Até então era possível apenas incluir um botão de conversação no Messenger. A novidade só não vale para a Índia e para a União Eurpeia.

A abertura do WhatsApp para empresas começou há cerca de de um ano, quando seus termos de serviço foram alterados para permitir a abertura de contas corporativas. Já em 2017, o WhatsApp anunciou os primeiros testes com contas "verificadas", com a participação de marcas como Itaú e KLM.

Junto com isso, foram criadas as soluções WhatsApp Business e WhatsApp Enterprise, a primeira voltada para pequenas e médias empresas e a segunda, para grandes corporações. As duas seguem disponíveis para um seleto grupo de companhias, em caráter de teste.

O modelo de negócios do WhatsApp Business e WhatsApp Enterprise ainda não foi esclarecido. Tampouco está definido se o WhatsApp permitirá a utilização de chatbots. Uma saída é adotar soluções híbridas, como está fazendo a KLM: uma plataforma de bot com inteligência artificial lê todas as mensagens recebidas e sugere as respostas, mas um ser humano valida cada uma antes de enviadas para o consumidor.

Outra iniciativa revelada esta semana é a existência de três diferentes classificações de contas corporativas: comerciais, confirmadas e verificadas. As comerciais são aquelas de empresas usando o WhatsApp Business mas cujo número telefônico ainda não foi confirmado. As confirmadas, como sugere o nome, são as que tiveram o número confirmado. E as verificadas tiveram o número confirmado e pertencem a marcas "autênticas", ou seja, verificadas pela equipe do WhatsApp. Cada uma possui um símbolo diferente, para fácil identificação: ponto de interrogação cinza, tique cinza e tique verde, respectivamente.