Experiência de Marca

Abel Gomes desbanca gringos e produz Réveillon de Ouro

O Rio de Janeiro vive a expectativa de mais um Réveillon em Copacabana. Mas o evento desta noite é especial e promocional pois revelará a logomarca das Olimpíadas de 16 no Brasil, iniciando o movimento que está sendo denominado como Década de Ouro

O cenógrafo Abel Gomes (53), foi o grande vencedor da concorrência para realização do Réveillon 2010/2011 em Copacabana, no evento promocional que revelará esta noite a logomarca das Olimpíadas de 16 no Brasil, batizado de Réveillon da década de ouro.

Réveillon 2009 na Orla de Copacabana e que em 2010 estará sob o comando de Abel Gomes.

Ao todo, três empresas apresentaram propostas. A SR Promoções Culturais derrotou a T’aí Produções Artísticas e Eventos Ltda e a Fivecurrents Produções Criativas Ltda. A Fivecurrents pertence ao americano Scott Givens, ex-produtor da Disney e responsável pela cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Givens coordenou o Réveillon 2009/2010 no Rio de Janeiro.

A festa deste ano terá os patrocínios da Coca-Cola, Oi, EBX, Bradesco, Petrobras e apoio da Globo Rio, da rádio Beat98 e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (Abih-RJ). Cada patrocinador entrou com uma cota de R$ 3,5 milhões para a realização do evento. O presidente Lula deverá estar presente e a sua participação será o último ato como presidente da República, antes de empossar o novo presidente do Brasil em 01/01/2011.

Abel, 35 anos de carreira, é o maior cenógrafo de marketing promocional do País, entre os maiores do mundo. Começou na Globo, onde esteve de 1969 a 1985 e neste período desenvolveu sua técnica com a criação de cenários de programas famosos como “Chico City” e “Chacrinha”, entre outros.

Abel Gomes, mago dos cenários promocionais, comandará o Réveillon da Década de Ouro em dezembro, no Rio de Janeiro.

O cenógrafo traz no currículo as duas visitas do Papa João Paulo II, ao Rio de Janeiro, em 1980 e 1997, assistida por um milhão de fiéis; e a apresentação de Frank Sinatra, com público de 150 mil pessoas no Maracanã; Coca-Cola Vibezone; apresentação cenográfica do Rio em Copenhague e a montagem do QG da campanha; relógio da contagem regressiva para a eleição da cidade-sede na Praia de Copacabana; Rolling Stones; chegada do Papai Noel no Maracanã; Projeto Aquarius; Hollywood Rock; TIM Festival; Estátua do Zico, no Maracanã; árvores de Natal da Lagoa, em Lisboa e em Varsóvia.

Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, incluída no Guinness como a maior árvore de Natal do mundo.

Casado e pai de dois filhos, o português Abel Gomes, nascido no Vizeu, considera-se um “carioca da gema“. Prova disso foi a “malandragem” operada no México em 2005. No auge da disputa pelo Pan 2007 ele conseguiu autorização da Odepa para esconder no palco do encerramento do Pan 2005 o material usado na apresentação. “No primeiro dia ficamos das 20h30 às 6h30 montando tudo e camuflando. No segundo, ensaiamos das 22hs às 04h30”, conta. No terceiro dia, fez surgir uma lona do tamanho do campo de futebol onde se realizou o evento, com a imagem do  Rio de Janeiro diante das 400 pessoas da comissão julgadora que decidiria a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007 entre a capital carioca e San Antonio, no Texas (EUA).

Sem esconder o deslumbramento com o painel de 30 metros de comprimento com a Baía de Guanabara ladeada pelo Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, os delegados da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) escolheram o Rio, impondo a primeira derrota de uma cidade americana em disputas desse tipo.
“Foi a maior emoção da minha carreira”, resume o autor da façanha, que agora planeja o evento do final do ano.

Depois de construir o palco da vitória da Rio 2016, Abel volta a Copacabana, para dirigir novo evento pré-olimpíada.

“Desta vez vou fazer tudo o que sempre sonhei com um show de luzes e também raio laser, que nunca foi usado na orla de Copacabana. As cores branco, grafite, prata e ouro vão predominar na festa, marcada para começar às 18hs do próximo 31 de Dezembro, com DJs e shows que terão início às 20hs.”

O horário marcado para a projeção da marca Olimpíadas 16 é 23h45. A identidade visual permanece em sigilo. A cenografia e palcos de Copacabana, o clima de contagem regressiva e o show de fogos terão direção do Abel, com suporte de vários fornecedores nacionais e internacionais. Se depender dos feitos e do talento dele, Promoview recomenda a seus leitores para reservarem um lugar nas sacadas de Copa, porque este deverá ser um daqueles espetáculos promocionais imperdíveis e históricos, que marcará o início da década de ouro no Brasil.