Experiência de Marca

Suspense cerca logotipo das Olimpíadas de 16

Depois de idas e vindas e uma segunda chamada para escolha do logotipo que vai representar os Jogos Olímpicos de 16, no Rio de Janeiro, a comissão julgadora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegou na última semana (02/09), a um consenso e escolheu uma das oito agências que estiveram na disputa.

Depois de idas e vindas e uma segunda chamada para escolha do logotipo que vai representar os Jogos Olímpicos de 16, no Rio de Janeiro, a comissão julgadora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegou na última semana (02/09), a um consenso e escolheu uma das oito agências que estiveram na disputa.

O nome da vencedora e o logotipo só serão revelados no dia 31/12, na festa de réveillon em Copacabana. Agora, ele será enviado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para a etapa de validação, que irá garantir que a marca e todos os seus elementos possam ser registrados e protegidos em todo o mundo.

De acordo com o que está previsto no edital para escolha do logotipo, a imagem deve permanecer em sigilo até essa data. Caso a imagem “vaze” para a imprensa ou seja exposta de qualquer forma, a agência vencedora pagará uma multa de R$ 780 mil, valor que corresponde ao contrato, aos R$ 10 mil já recebidos por estar entre as finalistas, aos R$ 40 mil adicionais (pagos como prêmio à vencedora) e os demais pagamentos pelo contrato de seis meses com o COB.

Nem mesmo as agências finalistas que perderam a disputa poderão apresentar seus trabalhos, sob pena de pagar o mesmo valor de R$ 780 mil de multa. O edital prevê ainda que se a informação sair do COB por algum funcionário, este pagará multa de R$ 380 mil. No caso de jurados que deixarem a informação ser veiculada, a multa é de R$ 78 mil para cada um.

As oito agências que participaram da fase final do processo de seleção foram a Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR), Tátil Design (RJ) e Vinte Zero Um (RJ). Todas elas receberam um pro labore no valor de R$ 10 mil, além de diploma de participação como forma de homenagem pela contribuição no processo seletivo.

Segundo Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, a escolha conclui um processo histórico dos jogos. Ele elogiou o trabalho dos julgadores e disse ter certeza de que a marca vai agradar a todos e terá “uma aura de sucesso”.

A Comissão Julgadora foi composta de 12 membros. O processo de seleção da marca Rio 2016 começou em abril, com 139 empresa inscritas. Deste total, 86 foram habilitadas e 24 selecionadas para entrevistas individuais, das quais saíram as oito finalistas. No dia 10/08, prazo inicial para a escolha da logomarca entre as oito agências que concorriam, nenhuma conseguiu os 96 pontos mínimos, previstos em edital para ganhar a concorrência. Uma nova rodada foi iniciada e as propostas foram reapresentadas com os ajustes pedidos pelos membros da comissão no dia 27/08.