Já estamos no meio do ano!

As tendências previstas para eventos em 2025 realmente estão acontecendo?

Análise, realizada com base na curadoria e relatórios do Promoview até o mês de agosto, elenca o que foi — ou não — tendência

Em dezembro de 2024, o Promoview divulgou os principais insights do e-book “Tendências 2025: O Futuro dos Eventos no Brasil”, desenvolvido pela Sympla, com os fatores que prometiam moldar a indústria no ano seguinte. O setor estava passando por transformações, recebendo novas tecnologias e se moldando ao comportamento dos consumidores.

Contudo, será que aos dados do mercado estavam certos e todas as previsões destacadas foram realmente uma tendência? Para sair da dúvida, veja a análise abaixo realizada com base na curadoria e relatórios do veículo até o mês de agosto:

Foi ou não tendência?

Esportes

Foi tendência. O interesse por esportes e vida saudável cresceu e, por isso, as marcas encontraram no território uma forma de se conectar com os consumidores em tarefas do dia-a-dia ou em momentos de lazer. A Seara se juntou à Track&Field Run Series, enquanto a Heineken 0.0 lançou o seu próprio evento de corrida. Os patrocínios também estão refletidos em outros eventos, como a fanzone do Rio Open ou ações da NFL.

Conexão com a geração Z

Foi tendência. A Geração Z segue sendo o principal alvo de muitas marcas, seja as que querem rejuvenescer o público, como no caso da OMO e Melitta, ou apenas conquistar essa parcela de consumidores que tem a fidelidade como uma das principais características. Durante o ano, vimos estratégias no digital com foco no TikTok, como Cimed, Natura e Budweiser, ou os patrocínios de festivais de musicas e eventos, que também estiveram super em alta.

Interatividade e tecnologia

Foi tendência. Sem dúvidas a inteligência artificial está em voga durante 2025, seja protagonizando painéis, conversas ou impactando no desenvolvimento dos ventos e ativações, como o restaurante da Samsung ou o app da Heineken. A realidade aumentada também foi uma das inovações observadas, agora em um projeto do BB Seguros. Ao mesmo tempo, a NFC também ocupou papeis de destaque em campanhas da TIM, com o bloqueio de celulares e das Barras anti-furto da Hershey’s.

Sustentabilidade e diversidade

Foi tendência. Não foi tendência. ESG foi tendência. As praticas parecem estar integradas nas iniciativas, principalmente nos grandes festivais, como as ações do The Town já anunciadas e o olhar que as marcas trazem na produção das ativações, tipo o Green Your City da Heineken. Outras iniciativas pontuais também aconteceram, como o quiosque da Kibon e ações da Natura.

Por outro lado, a diversidade não foi tendência. Segundo o Ipsos LGBT+ Pride Report 2025, o número de empresas que declararam apoio aos direitos LGBTQIAPN+ caiu 8%, reflexo direto na escassez de patrocínios à Parada da Diversidade de São Paulo.

Micro eventos e experiências personalizadas

Não foi tendência. Com base na curadoria do Promoview, os micro eventos dentro de grandes produções não parecem ser uma pratica que ganhou popularidade em 2025, pelo menos por enquanto. Em vez disso, as marcas estão optando por participar de eventos que já sejam segmentados e voltados para um público específico.

Valorização da experiência gastronômica

Foi tendência. Não só festivais de comida, como o Taste Festival, reuniram um grande público, como as pop-ups, cafeterias personalizadas chegando ao Brasil e eventos que unem comida, entretenimento e lifestyle, como a balada matinal da Mizuno, também foram uma aposta para as marcas.

Expansão dos eventos religiosos

Foi tendência. O segmento de eventos e turismo religioso vive um momento de alta no Brasil, criando oportunidades para patrocínios e ações estratégicas. De acordo com a Coherent Market Insights, o mercado global de turismo religioso foi estimado em US$ 1,38 trilhão em 2025 e deve atingir US$ 2,17 trilhões até 2032.

Beatriz Maxima

Repórter

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.