Será que a moda pega?

Fãs de Love Island estão redefinindo o conceito de Watch Party nos EUA

Os bares, que antes eram voltados para os esportes, foram dominados pelo público feminino durante às terças-feiras

O público feminino está redefinindo o conceito de Watch Party nos Estados Unidos. A expressão é famosa no meio dos esportes, onde os torcedores, majoritariamente homens, se reúnem em bares para assistirem a transmissão de jogos ao vivo. Contudo, essa prática ganhou um novo elemento: as fãs do reality Love Island USA.

Graças ao sucesso do programa, os eventos voltados para a exibição dos episódios da 7º temporada estão dominando os bares esportivos por todo o pais. Aparentemente, em São Francisco, as festas foram inspiradas em comentários no Reddit, em que as usuárias relataram estar cansadas de assistir ao programa sozinhas, sem ter ninguém para fazer um comentário ácido sobre as decisões dos participantes.

Watch Party de Love Island em São Francisco
Foto: The San Francisco Standard

A ação foi tão certeira que as Watch Parties também dominaram outras cidades, como Nova York e Los Angeles. Para a CNBC, os donos dos bares relatam que as vendas durante as terças-feiras, quando são transmitidos os novos episódios, ficaram cinco vezes maiores e até apelidaram o evento de “Terça-feira do Super Bowl”.

“Em uma cidade como Nova York, onde há tantos bares e restaurantes que as pessoas podem frequentar, e estamos constantemente competindo com todos ao nosso redor, você precisa fazer algo que o ajude a se destacar. E isso [Love Island] definitivamente fez isso por nós”, compartilhou outro proprietário. Há até quem diga que as Watch Parties de Love Island são bem mais animadas e barulhentas do que as transmissões esportivas.

Lugar de criar comunidades

Além de assistir aos lançamentos em um ambiente que não seja a sua própria sala de estar, o público também aproveita para socializar. Os bares deixam de ser um lugar para beber, visto também que a geração Z está ingerindo menos álcool, e se torna um espaço de comunidade, quase uma Fan Experience.

Foto: CNBC

De acordo com relatos, nas Watch Parties, mesmo com comentários divergentes entre os fãs, as conversas não fluem como as guerras nas redes sociais, mas sim como um território neutro em que todos possuem as suas opiniões validadas, assim como torcidas de times de futebol rivais juntas em um bar.

Love Island EUA

Love Island EUA, atualmente o reality show de streaming mais assistido do pais, é um programa em que um grupo de participantes vivem juntos em uma ilha com a missão de encontrar o amor. O objetivo é a formação de casais, onde o vencedor é escolhido pelo público para receber um prêmio em dinheiro. Toda semana entram novos participantes, enquanto outros podem ser eliminados pelo público ou por votação da casa.

Diferente dos formatos de 8 ou 10 episódios das plataformas, o programa da Peacock lança seis novos episódios por semana, incluindo um de recapitulação aos sábados, totalizando quase 40 episódios por temporada. Os próprios fãs elencam a série como algo “não tão profundo” para “distrair e dissociar”.

*Com informações de Cosmopolitan, CNBC, Glamour e The San Francisco Standard

Beatriz Maxima

Repórter

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.