A importância da escolha do ponto comercial

30/08/2019


No varejo existem as máximas para ter sucesso em seu negócio, como o modelo do negócio, o empreendedor e as pessoas, mas dentre muitas variáveis existe uma que não se pode errar, a escolha do ponto comercial.              

A definição do ponto comercial é para mim a principal alavanca para que seu negócio do varejo tenha sucesso. E o ponto tem que estar alinhado com a característica do seu negócio.

A escolha de estar em um shopping, rua, supermercado, galerias ou qualquer outro tipo de estabelecimento comercial precisa estar muito próximo do tipo de produto e do seu comportamento de consumo.

Desta forma é de extrema importância antes de fechar um ponto para o seu varejo, estudar com profundidade o seu consumidor e todos os seus formatos e momentos de consumo.

Em nosso caso, no Mania de Churrasco, somos focados em shopping centers. E em nossa matriz de decisão para definir o shopping mapeamos 4 momentos de consumo.

1 – Almoço executivo durante a semana, 2 – Lanche/Jantar durante a semana, 3 – Almoço em família no final de semama, 4- Lanche/Jantar em família no final de semana.

Em função do movimento do shopping em cada situação de consumo acima, definimos o potencial que nosso restaurante terá no shopping. Se o shopping é forte em somente 1 momento de consumo certamente não terá o mesmo potencial quando é forte em 3 momentos de consumo.

E obviamente que cada um deles tem um potencial diferente, o almoço-executivo durante a semana é o momento mais relevante por exemplo.

Esta é uma das variáveis para definição do shopping e do ponto, temos outras como fluxo, números de restaurantes, localização do shopping etc.

Quanto mais conhecer o seu consumidor e os formatos e os momentos de consumo melhor estará preparado para escolher o seu ponto.

Uma escolha errada do ponto além de não alavancar o seu negócio sem dúvida é um fator de difícil mudança pois envolve deixar para trás todo um investimento para construir o seu negócio.

Assim dedique tempo e estudo para escolher seu ponto, uma boa decisão certamente irá alavancar o seu negócio. Busque auxílio de especialista ou de outros empreendedores que possuem negócio igual ou semelhante ao seu. Um bom benchmark e uma pesquisa de mercado dos concorrentes vai gerar grandes insights.

Temos ótimos exemplos de escolhas boas e ruins e posso dizer que no mesmo negócio temos resultados bem diferentes em função do ponto escolhido.

 

Por Marcelo Amarante.

TAGs: artigo marcelo-amarante