Experiência de Marca

Unidos pelo turismo paulista - por Clauri A. da Silva

Dentre todos os aspectos que fazem de São Paulo a loco­motiva do desenvolvimento brasileiro, um setor em especial mere­ce destaque: o turismo de negócios e eventos, que compreende as atividades turísticas decorrentes de encontros de interesse profissional, institucional, co­mercial, promocional, dentre outros.

Clauri A. da Silva*

Dentre todos os aspectos que fazem de São Paulo a loco­motiva do desenvolvimento brasileiro, um setor em especial mere­ce destaque: o turismo de negócios e eventos, que compreende as atividades turísticas decorrentes de encontros de interesse profissional, institucional, co­mercial, promocional, dentre outros.

Os números de São Paulo neste seg­mento impressionam: 90 mil eventos por ano, ou um a cada seis minutos, gerando cerca de 500 mil empregos diretos e indi­retos. Esses números se referem somente à cidade de São Paulo, não abrangendo o Estado, que também tem vocação para sediar eventos de diversas naturezas.

Como secretário de Esporte, Lazer e Turismo, na gestão do governador José Serra, criamos mecanismos para que o desenvolvimento do turismo chegasse também ao Interior, nos destinos con­solidados e em novos roteiros, que se desenvolvem de forma regionalizada, abrangendo os 645 municípios paulistas.

Conseguimos, com apoio da Assem­bleia Legislativa, a alteração do texto constitucional que proibia o governo paulista de fazer divulgação – principal­mente turística – de São Paulo em outros Estados. Era injusto porque todos vêm divulgar seus atrativos aqui, e nós não podíamos. Agora, levamos São Paulo para o Brasil e para o mundo.

Criamos a Empresa Paulista de Tu­rismo e Eventos, chamada TUR-SP, para desenvolver e coordenar estratégias nas áreas de promoção turística, eventos e lazer do interesse do Estado e seus mu­nicípios. A atuação da empresa colabo­ra para melhorar e ampliar nossa infra­estrutura turística.

E, para responder à altura a grande e contínua demanda por imagens paulistas, lançamos, numa ação pioneira em 2009, o Banco de Imagens do Estado de São Paulo, que disponibiliza cerca de duas mil fotos dos principais destinos turísticos do Estado de São Paulo. Por intermédio de um link que está disponível nos sites da SELT e da Federação de Convention & Visitors Bu­reaux do Estado de São Paulo, internautas do mundo inteiro podem baixar fotos em alta resolução, com o direito de uso de imagem gratuito, dos principais destinos e atrativos turísticos paulistas. Por meio de um serviço interativo, os navegantes tam­bém podem usufruir o serviço nas versões inglês, francês e espanhol, o que possibili­ta a divulgação internacional nos eventos, feiras, embaixadas e consulados.

Desenvolvemos um ambiente de par­cerias entre as secretarias de governo em prol do turismo. Com o Meio Ambien­te, foram criadas as trilhas ecológicas e os 19 parques do Estado foram abertos aos ecoturistas. Também foram criadas as trilhas subaquáticas. Com a secretaria dos Transportes Metropolitanos, implan­tamos os expressos turísticos, preservan­do a memória ferroviária e estimulando os passeios, principalmente ao Circuito das Frutas e, em breve, a Paranapiaca­ba.

O Instituto Geológico é também importante parceiro, contribuindo na identificação e correta utilização dos atrativos geológicos, que são muitos no solo paulista. A Secretaria da Agricultura nos ajudou a impulsionar o turismo rural, inclusive com linha de crédito subsidia­da. A Nossa Caixa Investimento instituiu linhas convidativas para o empresário investir em novos empreendimentos ou modernizar os existentes. E a secretaria dos Transportes, mantendo nossa malha viária a melhor do país, proporcionou o desenvolvimento de outros destinos com o turismo rodoviário.

Trabalhamos e planejamos o turismo do Estado de São Paulo para os próximos 20 anos. Estamos preparados para contri­buir efetivamente com os grandes eventos mundiais que se aproximam – Copa 14 e Olimpíada 16 – e que certamente ne­cessitarão da estrutura do nosso Estado.

Esse trabalho foi possível graças ao ­desenvolvimento de outros destinos com o turismo rodoviário.

Trabalhamos e planejamos o turismo do Estado de São Paulo para os próximos 20 anos. Estamos preparados para contri­buir efetivamente com os grandes eventos mundiais que se aproximam – Copa 14 e Olimpíada 16 – e que certamente ne­cessitarão da estrutura do nosso Estado.

Esse trabalho foi possível graças à co­laboração das entidades representativas e do trade turístico. Tivemos muitas conver­sas para conhecer as demandas e necessi­dades de todos os segmentos, de todas as atividades, para tomarmos, em conjunto, as melhores decisões, muitas delas com a participação efetiva do Conselho Esta­dual, que foi muito competente.

Com o conhecimento e a experiên­cia sobre este importante setor econô­mico, vou continuar defendendo o tu­rismo do Estado de São Paulo, a partir de 2011, na Câmara dos Deputados, especialmente acompanhando a regula­mentação da Lei Geral do Turismo. Por isso, precisamos continuar unidos, para que possamos buscar mais vitórias neste setor no plano federal.

*Claury Alves da Silva é ex-secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.

Fonte: Revista Feira&Cia/Edição 94.