"Avise quando chegar?"

Uber divulga contas para adolescentes em campanha de tranquilização dos pais

Nova peça foca no alerta automático do app, notificando responsáveis quando a criança chega ao destino

A Uber anunciou hoje (4) o lançamento de uma nova campanha, agora divulgando a conta para adolescentes. O recurso permite que menores de idade utilizem os serviços do app de transporte privado, mas com algumas ressalvas.

A nova campanha foca justamente no aspecto da segurança: como os jovens passageiros estarão viajando sozinhos, reforçando o uso de recursos como o código de início de uma corrida (U-Código) e o monitoramento ativo de trajeto (U-Acompanha), entre outras benesses.

Como funciona a conta do Uber para Adolescentes

uber adolescentes
Imagem: Uber/Divulgação

Abrir uma conta para adolescentes no app da Uber é simples, mas não necessariamente “direto”. Existem diversos parâmetros a serem obedecidos antes que isso aconteça.

Segundo a marca, a função está disponível para usuários do Perfil Familiar, no menu principal do aplicativo. Uma vez dentro dele, a conta pode ser configurada tanto pelos responsáveis, como pelo próprio adolescente:

  • Para um responsável configurar: toque em Conta > Família e adolescentes > selecionar a idade > Convidar família > Adolescente > Escolher contato. Depois, selecione o nome do adolescente nos contatos. É necessário ter um método de pagamento cadastrado na conta para conseguir enviar um convite.
  • Para um adolescente configurar: toque em Conta > Família e adolescentes > selecionar a idade > Escolher um responsável > Escolher contato. Depois, precisará confirmar a data de nascimento. É importante conferir se as informações de pagamento estão atualizadas antes de solicitar a primeira viagem. 

Uma vez ajustada, a conta para adolescentes do Uber tem acesso a todos os recursos de proteção: além do U-Código e U-Acompanha já mencionados, funções como a U-Ajuda (uso de dados de GPS e rota para determinar mudanças imprevistas de percurso) e o U-Áudio (que abre o microfone do aparelho do usuário para gravar o áudio da viagem).

Como será a divulgação do Uber para Adolescentes

Com a nova função já disponível, o Uber para Adolescentes contará com uma campanha promocional robusta. A vinda do recurso se deu por meio de uma pesquisa, conduzida pela própria Uber em maio, com mais de 3 mil responsáveis por adolescentes, que revelou os impactos positivos do recurso na rotina das famílias.

De acordo com os dados obtidos, mais de 75% dos responsáveis disseram ter mais tempo livre para outras atividades, e 80,2% das pessoas entrevistadas relatam se sentirem mais seguras com os deslocamentos dos adolescentes — dentre estes, 66% apontaram a função U-Acompanha como a funcionalidade de segurança mais valiosa.

Há também o aspecto da mobilidade otimizada. Segundo os respondentes da pesquisa, o principal deslocamento feito pelos adolescentes com a Uber é entre escola e casa, seguido por idas e voltas de atividades de lazer, como parque e shopping. Além disso, mais de 83% dos responsáveis afirmam que os adolescentes passaram a participar de atividades que antes não eram possíveis, graças à autonomia e aos recursos de segurança proporcionados pela solução.

“Sabemos que o deslocamento dos filhos é uma preocupação constante para pais e responsáveis. Com a Uber conta teens, queremos oferecer uma solução prática e mais segura para essas rotinas familiares. A nova campanha traduz exatamente isso: momentos do dia a dia em que estar conectado com quem importa faz toda a diferença”, explica Pedro Thompson, head de Marketing da Uber no Brasil.

Por essa razão, a nova funcionalidade ganhou uma campanha de divulgação que se apresenta por meio de inserções das redes sociais, além da exposição em mobiliários urbanos (mídia out of home, ou simplesmente “OOH”) e vídeos para a TV.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.