Com uma taxa de crescimento entre 3 e 9% ao ano, o marketing promocional vem crescendo e, consequentemente, tendo um aumento do número de agências especializadas nesse segmento.
Um dos motivos para esse crescimento, é que este segmento da comunicação é uma das melhores ferramentas para o aumento das vendas e crescimento de uma empresa, já que suas ações possibilitam direcionamento a um público específico, tornando-se, assim, uma das estratégias mais lucrativas e eficientes do marketing.
“O marketing promocional não é somente uma extensão do marketing, é o combustível que dá energia a ele. É a ativação, é a realidade ao vivo. Por esse motivo, o mercado tem cada vem mais investido em pesquisa e planejamento para potencializar as ações e o investimento”, diz Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da Netza.
E, esse ano, que está quase terminando, trouxe mudanças significativas e com certeza um grande crescimento para nós que fazemos parte desse mercado. Entre muitas coisas, houve uma mudança no termo “marketing promocional” para “live marketing”: uma nova maneira para denominar esse segmento.
“Olhamos nossa especialidade como a união de atividades de marketing que consigam provocar interlocução entre marcas, produtos e pessoas, por meio de sensações como o olhar e o olfato”, afirma Marcelo Lenhard, da agência Hands.
Diante dessa mudança, tivemos o primeiro Congresso de Live Marketing, que reuniu agências, fornecedores e anunciantes no World Trade Center, em São Paulo. Organizado pela Ampro, o evento contou com representantes de todo o Brasil.
O movimento fez com que dezenas de agências mudassem suas logomarcas
Além disso, os profissionais brasileiros foram para terras portuguesas espalhar a força do live marketing. Afinal, notícia boa tem que correr o mundo! Tony Coelho, juntamente com Ariane Feijó, palestrou no IADE – Creative University, em Lisboa, Portugal.
Lá, eles falaram sobre a LifeTime, empresa portuguesa de live marketing que começou a atuar no Brasil em parceria com a Innova, sobre a mudança de “marketing promocional’ para “live marketing” e sobre o mercado brasileiro de promocitários.
Se em 2013 foi agitado, no ano que vem será bem mais. O Brasil será o centro das atenções e das ações de live marketing, já que vai sediar a Copa do Mundo .
“Por questões óbvias tende a ser um primeiro semestre bastante movimentado, afinal o tema “Copa” estará presente muito forte junto às marcas patrocinadoras em ativações, eventos, promoções e experiências de marca, o que consequentemente também exige que as concorrentes se movimentem independente do tema, com isso entendo que até julho teremos um mercado muito aquecido. Agora fica a grande dúvida: e pós-julho?”, questiona Rodrigo Rivellino, da Aktuell Mix.
“Sinceramente é algo que vai depender muito mais dos resultados da Copa, do momento da economia do Brasil e do mundo do que qualquer outra previsão.De qualquer forma, estamos projetando crescer pelo menos 20% em 2014”, finaliza.
O mesmo questionamento foi feito por Claudio Xavier.
” Os clientes multinacionais têm sofrido, até porque, a situação macroeconômica tanto aqui, quanto lá fora, não é nada boa, a gente não tem perspectivas próximas de que as coisas vão mudar, e, apesar do advento da Copa das Confederações, e já vivendo o clima de Copa do Mundo, 2013 não foi um ano que a gente esperava.
Para o multi premiado diretor de marketing promocional estes eventos minimizam o efeito disso mas permanece a incerteza pós copa. ” A Olimpíada tem o mesmo potencial de uma Copa ou será um evento mais regionalizado, centralizado na cidade do Rio de Janeiro? Então eu acho que, por conta da Copa, compensamos o ano que, certamente seria mais difícil, e, em 2014, com a realização da Copa do Mundo, daremos sequência nisso, mas, a preocupação é com o que acontecerá um pouquinho mais pra frente”, completa Claudio.
Fabiana Schaeffer, da Netza, compartilha do mesmo pensamento: “A Copa do Mundo, assim como todo grande evento, como o Rock in Rio e as Olimpíadas, movimentam a economia de tudo ao seu redor, abrindo oportunidades importantes para comunicação com o público, aumentando a demanda de serviços da agência”, diz.
Questionada sobre as expectativas para o ano que vem, ela disse que a agência espera o melhor: “As marcas contarão ainda mais com as ações de live marketing como um componente importante de seus planos de marketing em 2014. Temos uma expectativa de crescimento de 25% para 2014 e, para o próximo ano, nosso foco será em aumento de pesquisas para que nossos projetos sejam cada vez mais inteligentes, criativos e com resultados para o cliente”, reforça.
“Alguns estudos mostraram que em 2013 houve destinação de verba das empresas para a promoção em torno de 33%, e a tendência é de aumentar esse número para o próximo ano”, conclui Fabiana.
Wagner Zaratin, da Figer 360, diz que agências criativas sempre entenderão uma Copa do Mundo como grande oportunidade de bons negócios.
“Eu acredito que 2014 será um ano muito melhor que 2013, não só pelos eventos que teremos como Copa do Mundo, mas por que 2013 já foi uma ano de retração e as marcas precisam estar próximas do consumidor”, conclui.
A Figer 360, que é conhecida pela “comunicação sem limites”, em 2014 passa a defender a proposta de ser uma empresa que entende o relacionamento entre marcas e vai mudar o slogan para: “Por uma vida mais ao vivo”.
E live marketing é isso. É proximidade, novidade, experiência ao vivo. É entender o público e suas necessidades e achar uma forma de impactá-lo e envolvê-lo de uma forma inesquecível. Nada de mesmices, pois encantar o cliente é essencial.
Esperamos que 2014 seja repleto de ações legais, experiências de marca, agências ousando e tendo ideias maravilhosas. E não esqueçam: as melhores ações saem aqui no Promoview!