Experiência de Marca

Delboni em ação conscientizadora de combate à AIDS

1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde com objetivo de alertar sobre a doença, os cuidados e os tratamentos.<br />  

1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde com objetivo de alertar sobre a doença, os cuidados e os tratamentos.

No Brasil, o dia é fixado desde 1988 e, desde então, ações de conscientização são realizadas em todo país. Hoje, dos 207 milhões de brasileiros, 0,4% têm o vírus HIV causador da Aids. Este percentual, isoladamente, pode parecer pequeno, mas ele representa um total de 830 mil pessoas.

Para dar visibilidade a este montante alarmante, o Laboratório Delboni lançou a ação conscientizadora #04porcento, criada pela Artplan, com foco no Dia Mundial de Combate à Aids. A comunicação digital trará um vídeo de conscientização, site e influenciadores digitais que postarão em suas páginas pessoais, das redes sociais, vídeos e fotos sobre a ação, alertando sobre os perigos da doença e a importância da prevenção.

Mais de 1.000 influencers toparam participar da ação. Juntos, eles somam uma audiência bruta que ultrapassa 51 milhões de pessoas. A campanha contemplou ainda a doação de 1 mil testes de carga viral e CD4 para algumas ONGs, dentre elas, o Projeto Bem-Me-Quer, de São Paulo.


A ação contou com um teaser no dia 30 de novembro, com post na página do Delboni e no dia 1º, foi lançamento oficial da campanha #04porcento com postagem nas redes dos influenciadores e do Laboratório, direcionamento para o site (04porcento.com.br).

“Segundo dados da ONU, tivemos um aumento nos casos de Aids em todo mundo e –principalmente – entre jovens no Brasil, o que é muito preocupante. Com essa campanha, esperamos contribuir para a conscientização e assim controlar o índice de contaminação”, afirma o Dr. Jessé Reis Alves do Laboratório Delboni.

“Com a ação #04porcento, pensamos em uma forma objetiva de alertar as pessoas sobre a causa e focamos em um ambiente em que as pessoas estão a todo momento conectadas: as redes sociais. Escolhemos influenciadores os quais conversam com os mais variados públicos e em uma linguagem popular, facilitando assim o entendimento. ” afirma Eduardo Megale, Diretor Geral de Atendimento da Artplan São Paulo.

A campanha terá abrangência nacional e será replicada regionalmente por outras marcas que contribuíram para a ação.