Podcast Na Escuta

"Em um mercado que comunica produtos e marcas, é nossa obrigação promover a equidade", diz sócia e VP da Atenas sobre liderança feminina

Em novo episódio, Cindy Feijó conversa com Quércia Andrade, Bibi Amarante, COO da Hustlers e Brenda Maia, CEO da Eagle, sobre os desafios de gênero no mercado de brand experience

A liderança feminina no mercado de brand experience é o assunto do novo episódio do podcast Na Escuta, que será lançado nesta quinta-feira (11), às 19h, no canal do YouTube. Três líderes do setor contam sobre os desafios de gênero no trabalho e apontam soluções em bate-papo conduzido por Cindy Feijó, COO do Promovie

Na foto estão Cindy Feijó, Quércia Andrade, Bibi Amarante e Brenda Maia no estúdio da MAXI para o podcast Na Escuta.
Referências no setor de brand experience, as convidadas reforçam que as mulheres deixaram a rivalidade de lado e passaram a se apoiar. Foto: Thiago Freitas Films

Bibi Amarante, sócia e COO da agência Hustlers, e colunista do Promoview, fala que as mulheres que atualmente estão em posição de liderança, em algum momento precisaram se “masculinizar”. “As pessoas falam ‘nossa, ela é braba’ e eu detesto esse adjetivo. Eu tive que ser sim uma pessoa mais firme e mais impositiva, senão ninguém ia me ouvir. Mas não é que eu queira agir assim, na verdade eu sou fofinha (risos)”.

Para Quércia Andrade, sócia e VP da Agência Atenas, as pessoas “escolhem” em que momentos vão respeitar a liderança feminina. “As pessoas te respeitam à medida que concordam com você, mas quando discordam a relação muda. Acho que a gente deve valorizar o debate, a escuta ativa é muito rica”.

Quércia Andrade, sócia e VP da agência Atenas, e Bibi Amarante, COO da Agência Hustlers.
Quércia Andrade fala sobre como a experiência a ensinou a ser uma boa líder. Foto: Thiago Freitas Films

Como resultado, Brenda Maia, CEO da Agência Eagle e empresária do ano pelo Prêmio Live 2023, afirma que aprender a se impor faz parte da jornada de liderança. “A gente tem que acreditar na gente e não ter medo. Nós somos donas da nossa própria carreira e ninguém mais é responsável por ela”.

Com novos episódios todas as quintas-feiras, o podcast do Promoview, patrocinado pela MAXI, é o único do país focado em live marketing e brand experience.

Diversidade e pluralidade

A discussão sobre equidade de gênero perpassa a discussão sobre uma sociedade justa para todos. Por isso, Bibi Amarante fala sobre a interseccionalidade dos desafios de raça e de gênero, enquanto mulher negra, e conta suas percepções sobre o mercado.

Haynabian (Bibi) Amarante no podcast Na Escuta
Haynabian (Bibi) Amarante assina a coluna Protagonismo e Brand Experience do Promoview, na qual fala sobre equidade no mercado. Foto: Thiago Freitas Films

“Estamos há quilômetros do ideal. A mulher negra ainda é a base da pirâmide social. Se eu sou uma pessoa que está em um evento com um cabelo black gigantesco, eu tenho que ser respeitada do mesmo jeito. Nós precisamos quebrar esses padrões e estereótipos. E as pessoas ainda não entendem isso”, pontua.

Sobre as suas experiências profissionais, Bibi diz que não é incomum se sentir sozinha. “É muito doloroso você ser a única ocupando os espaços. Você chega nas agências e não há ninguém como você. Às vezes os seus pares estão em situação de subserviência, e isso é muito triste. E quanto mais você ascende na carreira, mais distante fica. Chega num board e você é a única pessoa negra, às vezes a única mulher também”.

Assim como COO da Hustlers, que assumiu um compromisso com a mudança desse cenário, a equidade também é uma prioridade para Quércia Andrade. “Minha sócia e eu constantemente nos questionamos como nós podemos mudar a questão racial dentro do nosso microambiente e deixar um legado diferente. A partir do momento em que a gente inclui mais pessoas negras no nosso ambiente de trabalho, institui um manual de conduta dentro da empresa que não permite ações discriminatórias e traz o assunto para discussão, todos têm a ganhar”, afirma a sócia da Agência Atenas.

Liderança feminina no Live Marketing

Para finalizar o papo, no qual cada uma traz as suas experiências pessoas e profissionais, as convidadas também refletiram sobre o papel das mulheres no Live Marketing. O destaque foi a sensibilidade feminina, atenção aos detalhes e capacidade de contar histórias cativantes.

Questionadas sobre o futuro, elas compartilham o desejo de um mundo onde conversas como essa se tornem obsoletas. Todavia, outro ponto levantado é que a mudança não acontece de forma passiva e depende da vontade das pessoas em aprender e fazer diferente.

“Não podemos achar que as coisas vão melhorar por si só sem um plano de ação. Enquanto donas de agências, em um mercado em que a gente comunica produtos e marcas, é a nossa obrigação promover a equidade, conclui Quércia.

Sobre as convidadas

Brenda Maia, CEO da Eagle, no podcast Na Escuta
Brenda Maia, CEO da Eagle, no podcast Na Escuta. Foto: Thiago Freitas Films

Brenda Maia, CEO da Eagle, com mais de 25 anos de experiência, iniciou em sistemas, mas sua paixão pelo público a levou ao Trade e Eventos na Cielo por 8 anos. Fundou a Eagle em 2020, especializada em Live Marketing, Digital e Projetos Customizados, liderando uma equipe de mais de 40 funcionários. Com mais de 500 projetos para marcas como Livelo, ELO, encerrou 2023 com crescimento de 43% nos clientes. Certificada pela WEConnect International, foca na expansão do mercado e na experiência do cliente em 2024. Também é licenciada da marca Paula Torres, no mercado de luxo.

Bibi Amarante, COO da Hustlers, no podcast Na Escuta
Bibi Amarante, COO da Hustlers, participa do podcast Na Escuta. Foto: Thiago Freitas Films

Haynabian “Bibi” Amarante é COO da Hustlers.br, focada em Live Marketing e Estratégia Digital, com mais de 15 anos de experiência em eventos como Rock in Rio e Lollapalooza. Vencedora de prêmios como EFFIE, CAIO e FIP, Bibi é uma voz forte pela inclusão de mulheres e negros no mercado corporativo, assinando uma coluna para o Promoview. Além disso, atua como palestrante, mentora e jurada do Prêmio Ampro Globes Awards 2020-2023.

Quércia Andrade, sócia e VP da Atenas, no podcast Na Escuta.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Quércia Andrade participa do podcast na Escuta. Foto: Thiago Freitas Films

Quércia Andrade, sócia e VP da Atenas, com 20 anos de experiência na publicidade, lidera Marketing e Administração. Idealizadora da plataforma Janela Plural, promove equidade étnico-racial, de gênero e sexualidades, e sustentabilidade. Por isso, é reconhecida como a Melhor Profissional de Produção de Live Marketing do Brasil pelo Ampro Globes Awards 2019. Membra do AMPRO e do júri do coletivo criativo Portland, possui pós-graduações em Marketing, Branding e MBA em ESG.